TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Projeto Gentileza

Por:   •  21/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO ENSINAR BRASIL

FACULDADE DOCTUM DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO DE VITÓRIA - DOCTUM

CURSO DE PEDAGOGIA

DANIELA BORGES DOS SANTOS

MARIA ALBIA F. PEDROSO

PROJETO: O PODER DA GENTILEZA

VITORIA/ES

2015

DANIELA BORGES DOS SANTOS

MARIA ALBIA F. PEDROSO

PROJETO: O PODER DA GENTILEZA

Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade Doctum de Administração e Educação de Vitória - DOCTUM, curso de Pedagogia, 4º período, como requisito para avaliação da disciplina de Processos Educativos Não Escolares. Professora: Neuma Medrado.

VITÓRIA / ES

2015

NOME DA EMPRESA: Alsco Toalheiro Brasil

NOME DO PROJETO: O poder da Gentileza

CATEGORIA: Bem estar profissional e resultados

OBJETIVO:

Compreender o significado da temática “Gentileza” e sua importância dentro das organizações. Entender o poder que possui essa ação para uma boa convivência. Na medida em que essas atitudes são contagiosas. Gentileza gera gentileza, o foco desse projeto é estimular um comportamento pautado na cordialidade, respeito ao próximo, solidariedade e no bem estar no ambiente de trabalho.

ESTRATÉGIA DE MOBILIZAÇÃO:

A maneira mais prática e imediata de melhorarmos o nosso ambiente de trabalho é desenvolver nas pessoas a gentileza. O primeiro passo que será dado é incentivar os funcionários como ação de crescimento através de uma campanha que unam e valorizem os colaboradores.

 Começaremos com a área de RH. As lideranças da empresa precisam ser influenciadas com boas ações de gentileza, para que isso tenha um desdobramento em todos os níveis e para que todos entendam os benefícios que, juntos, podem obter. A campanha terá o tema: O poder da Gentileza.

A equipe de liderança receberá treinamentos sobre a maneira correta para criar um bom ambiente de trabalho. Questões como: entender os anseios e as aspirações de cada um indivíduo, respeitar os funcionários, cumprir o que falam, possuir regras e políticas claras e, principalmente, conseguir se comunicar de forma afetiva. Criar um bom ambiente de trabalho depende, integralmente, da comunicação entre a empresa e seus colaboradores.

O segundo passo é conscientizar aos demais colaboradores, através de palestras e reuniões semanais. Na primeira reunião os funcionários serão convidados a participar da campanha “O poder da Gentileza”, e desafiados a promover diariamente uma ação gentil no ambiente de trabalho, todos os dias um colaborador fará uma gentileza ao colega, e na próxima reunião, um colega contará a gentileza promovida pelo outro. A melhor história renderá um prêmio ao colaborador que a promoveu. Esse gesto poderá instigar a prática de boas ações e a valorização através do reconhecimento delas.

Analisando o contexto social, podemos observar que grande parte dos funcionários moram longe do local de trabalho, devido ao transito e más condições dos transportes públicos, precisam acordar muito cedo, para não se atrasarem, e na maioria das vezes já chegam no trabalho, cansados, com sono e estressados. Pensando no bem estar dos nossos colaboradores, e a necessidade de ter um equipe disposta e motivada, a empresa disponibilizará um transporte confortável e seguro para buscar e levar os funcionários em suas residências, uma maneira de demostrar respeito e preocupação com o bem estar dos profissionais.

BENEFÍCIOS AOS FUNCIONÁRIOS:

Essas ações, além de garantir uma boa qualidade de vida, diminui os casos de doenças psicossomáticas desenvolvidas pelos colaboradores em consequência do aumento do estresse.

Trabalhar num ambiente agradável e gentil é mais fácil do que conviver com o mau humor contínuo, já que estudos comprovam que o comportamento positivo libera dopamina, o neurotransmissor que provoca bem-estar.

Todos os sintomas de mal-estar relacionados ao trabalho poderiam ser minimizados ou evitados se as pessoas encontrassem no ambiente profissional apoio humano e suporte emocional por parte de seus colegas e líderes. Ser gentil no trabalho é apoiar, saber ouvir, ser solidário e servir de exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com