TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proposta de Projeto

Por:   •  24/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

GECILENE CAMARA BOLZAN

RESENHA

“O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS”

Vitória

2018

O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS

O ensino de História nas Séries Iniciais passou por grandes mudanças, desde quando esta disciplina foi desvinculada do ensino da Geografia. O ensino da História vem mostrando as suas especificidades nas últimas décadas. Nas Séries Iniciais, o ensino desta disciplina possui a finalidade de incentivar que os alunos valorizem a sua própria história, construindo o conhecimento histórico local e de mundo.

É muito importante que os estudos da disciplina de História sejam embasados na construção da identidade, permitindo que os alunos compreendam por suas próprias representações, ao mesmo tempo, buscando um resgate da diversidade e colocando em prática uma análise crítica da memória história que é ensinada.

Por isso, o professor deve ligar ao conhecimento ao aluno, derrubando o paradigma de que o ensino de História é apenas uma ciênciade decoração. Logo, surge uma necessidade de criar novas formas de se pensar, sentir e saber, dando foco à formação do cidadão, para que este possa assumir uma nova postura com criticidade e formas de participar da história social e política, considerando a realidade que o rodeia, podendo discernir limites e procurando possibilidades de transformação da realidade histórica que está inserido.

Através da educação é possível proporcionar a emancipação e desenvolver a consciência crítica e reflexiva dos alunos. Mas para isso, se faz necessário que a educação se estenda a todos os seres humanos sem distinção de raça, cor e classe social. Nesse sentido, o ensino de História deve perpassar todas as questões do tempo e ação humana no meio que se encontra.

A escola e o professor de História nas Séries Iniciais, devemcompreender que é preciso instigar o aluno para que desenvolva uma consciência cidadã e consciente, percebendo que esta deve ser encarada como um caminho para a formação histórica e cultural de cada sujeito.

Pode-se entender a partir daí, que o professor de História ocupa uma importante posição na conjuntura histórica, construindo situações concretas de superação por meio de sua prática pedagógica. É necessário compreender também que a aula de História torna possível a construção do saber histórico através de uma relação de interatividade do educador com o educando, salientando ser inegável a importância do professor como pesquisador e produtor de conhecimento e não como mediador de conhecimentos já prontos.

O conhecimento histórico da humanidade é importante e necessário pois nos fornecem as bases que nos levam a compreender o futuro. Desse modo, o ensino de História tem o papel promover uma reflexão crítica, a fim de que os sujeitos se reconheçam como responsáveis pela construção de sua própria história. Essa disciplina deve investir na autonomia do aluno, criando os caminhos necessários para que este interfira na sociedade com criticidade e responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com