TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova e Atividade

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PLANO DE AÇÃO 1 – Educação Infantil

Tema: Pais em ação na vida escolar de seus filhos

Local:

Data de execução: 

Tempo Previsto: 2 horas

Público: Para os pais ou responsável

Responsáveis pela aplicação: Nilda Ferreira Ribeiro Silva

JUSTIFICATIVA

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS

AVALIAÇÃO

REFERÊNCIAS

A família e escola e a junção perfeita para formar individuo críticos e pensante, cidadão do bem. Hoje estamos vivendo numa sociedade em que muitos valores vão se modificando, basta observar o nosso redor. O papel de ensinar e educar hoje esta sendo muito difícil, por isso é muito importante essa parceria entre família e escola, com esse apoio seria de grande importância para a formação das crianças.

Incentivar aos pais para serem participativos na vida escolar de seus filhos, isso fara com que as crianças se sintam valorizadas.

Promover palestra com os pais mostrando a importância da vida do seus filhos em uma sala de aula.

Realizar palestra na escola com os pais é de grande importância. A palestra com os pais é realizada na escola em um espaço reservado.

Para iniciar sera colocado um vídeo de boas vindas, com uma canção onde fala, da importância dos seus pais na vida de seus filhos. O quanto eles  é responsável em toda a trajetória na vida  deles.

A avaliação se dará gradativamente de acordo com o interesse e participação de cada pais ou responsável, após o primeiro encontro, será observado pela equipe pedagógica e professores de como esta sendo a participação deles.  

Cury, Augusto George. Pais brilhantes e professores fascinantes. 9. Ed. Rio de Janeiro 3003.

https://www.docsity.com/pt/plano-de-acao-pra-relatorio-de-gestao/5094304/

Dias. Maria Luiza. Vivendo em família . São Paulo: Modena 2005.

DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS

O encontro com pais e a equipe responsável pela reunião acontecera num lugar reservado dentro de uma sala ampla na escola, local onde os pais se sentem a vontade para falar e participar. A gestão apresentara a equipe, e logo após dará o inicio ao encontro, colocando um vídeo com uma canção , que fala da importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos.   Após o vídeo terão oportunidade de falar de que forma e melhor para eles participar serem mais participativos na vida escolar de seus filhos. Vão sugerir aos pais dos alunos do ensino infantil, quais os projetos da acolhidas dos alunos pois os pais sempre ficam aguardando o professor para interagirem com eles, dando as boas vindas, fazendo a oração do pai nosso e enfatizando a importância deles na escola. Os pais sendo atuantes na escola, os filhos tem um bom resultado de aprendizagem.    

PLANO DE AÇÃO 2 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Tema: PROGRAMA DE DISCIPLINA

Local: 

Data de execução: 

Tempo Previsto: 2 horas

Público: Alunos do 4º e 5º ano do Ensino fundamental

Responsáveis pela aplicação: Nilda Ferreira Ribeiro Silva

JUSTIFICATIVA

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS

AVALIAÇÃO

REFERÊNCIAS

O presente plano de ação foi observado na escola sobre os principais problemas que dificultam o processo ensino aprendizagem e a pratica pedagógica. Elaboração de uma proposta alternativa alusiva às dificuldades detectadas.

Desenvolver ações que possibilitem ao acadêmico (a) pesquisar os principais problemas que dificultam o processo ensino aprendizagem e o fazer pedagógico, bem como a associação entre a teoria e a prática educacional, à qual se destina o estágio, bem como o registro de dados que permitam análise reflexiva sobre a pratica educativa da escola a fim de proporcionar a elaboração de uma proposta para as dificuldades detectadas.

. Os conteúdos serão trabalhados, favorecendo, levantamento do conhecimento antecipado dos estudantes, motivação com leituras, charges, situações problemas ou pequenos vídeos; - Exposição oral / dialogada; - Discussões, debates e questionamentos; - Leituras e estudos dirigidos; - Atividades  e apresentações por parte dos alunos de: plenárias, painéis, simulações de situações problemas, entre outras.

Avaliação que cumula e contínua, individual e em grupo, das atividades desenvolvidas na escola, auto avaliação e relatórios e apresentação oral dos estudos realizados.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 VIEIRA, L. Cidadania e Globalização. Rio de Janeiro: Record, 1997BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei n°. 9.394,de 20 de dezembro de 1996. GARRIDO, S. P. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2014.

DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS

 Diagnosticar os principais problemas que dificultam o processo ensino aprendizagem e a pratica pedagógica nas escolas, a fim de promover momentos de reflexões que possibilitem sugestões metodológicas que solucionem tais problemas.  Articular os saberes científicos/ pedagógicos e os saberes da profissão de forma a reconhecer o estágio como atividade integradora entre teoria e prática a fim de possibilitar a elaboração de uma proposta para as dificuldades detectadas nesta fase do ensino fundamental.

                                                                                    PLANO DE AÇÃO 3 – Anos Finais do Ensino Fundamental

Tema: A Leitura e a Formação do Cidadão Pensante

Local: 

Data de execução: 

Tempo Previsto: 2 horas

Público: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Responsáveis pela aplicação: Nilda Ferreira Ribeiro Silva

JUSTIFICATIVA

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS

AVALIAÇÃO

REFERÊNCIAS

O presente plano de ação foi pensado a partir das observações e entrevista que foi feita durante o estagio. Vimos a necessidade de trabalhar esse projeto de leitura, considerando a realidade dos alunos. Diante ao projeto ensino- aprendizagem, notamos que é de muita importância na educação do futuro com formação do conhecimento e não com a informação compartimentada.

Incentivar e estimular o prazer e o interesse pela leitura, levando-os a compreender as grandes possibilidades de um texto, e tudo que nele esta contido de conhecimento, sabedoria e informação.

Promover e incentivar o gosto pela leitura e pelos os estudos. Facilitar o acesso ao acervo literário da escola, os livros didáticos e literários, as revistas e aos jornais locais.

Propiciar pratica da leitura numa perspectiva lúdicas interdisciplinar. Sera iniciado com a apresentação da equipe que estará trabalhando  com esse projeto com a turma do 6º ano do ensino fundamental. Mostrando que através da leitura podemos conhecer, viajar por lugares lindos e distantes.

A avaliação sera realizada a partir da observação, do interesse, participação e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.

BLOOM, Haroldo. O Cânone Ocidental: Os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro Objetiva, 2001

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com