TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática do Projeto Político Pedagógico

Por:   •  9/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.746 Palavras (23 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Belém - PA

2017

Hildeberto Costa Leite

RA 1105375

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO I do curso Licenciatura em Matemática da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professor-tutor on-line: Luiz Humberto Miquelino.

Período: 29/07 a 17/11

Belém - PA

2017

Sumário

Introdução--------------------------------------------------------------------------------------------01

A Escola e sua História---------------------------------------------------------------------------02

A Escola e sua Cultura----------------------------------------------------------------------------03

A Prática do Projeto Político Pedagógico----------------------------------------------------04

Espaço Pedagógico das salas de aula-------------------------------------------------------05

Materiais e recursos pedagógicos utilizados------------------------------------------------09

Estudo e análise do material didático---------------------------------------------------------11

Planejando o exercício da docência-----------------------------------------------------------12

Pensando a avaliação e avaliando o exercício da docência----------------------------15

O ensino da matemática na sala de aula----------------------------------------------------24

Considerações finais------------------------------------------------------------------------------25

Referências -----------------------------------------------------------------------------------------27

Anexos


Introdução

O objetivo deste relatório é expor as atividades realizadas pelo estagiário Hildeberto Costa Leite com a orientação do Professor-tutor Luis Humberto Miquelino e supervisão do Professor-orientador Ronaldo Pinheiro Marinho referente ao Estágio Supervisionado I praticado na Escola Estadual CES Prof. Luiz Otavio Pereira, localizada na Travessa Deodoro de Mendonça S/N, Bairro de São Brás, que possui como entidade mantenedora a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA).

O estágio supervisionado teve carga horária de 240 horas inseridas no período de 29/07 a 17/11 de segunda a sexta-feira e alternado nos turnos matutino e vespertino, período subdividido em 09 (nove) atividades, conforme o Registro de Estágio Obrigatório (RE). Obtivemos como escopo atender as exigências da grade curricular do curso de Licenciatura em Matemática e direcionada aos anos finais do ensino fundamental.

O propósito do estágio, em sua amplitude, foi fomentar o contato entre o estagiário e a realidade educacional, visto que o estágio objetiva associação entre teoria e prática. Desta forma, fazer da Educação um ato contínuo de ensino-aprendizagem, e mediante esta práxis, buscar subsídios nos conhecimentos, reflexões e informações oriundas da universidade.

Destarte, o estágio se transformou em um trabalho de caráter colaborativo e importante à comunidade com a ampliação da aprendizagem e a boa formação mediante diversos olhares profissionais e diferentes necessidades do corpo discente. Logo, em benefício do bem-estar coletivo, reconhecemos as manifestações dos atores da escola, suas experiências, expectativas e contextos, como identificação de suas individualidades e sugestões em conformidade com a legislação vigente e mediante as orientações do núcleo pedagógico local.

O estágio tratou do ensino fundamental em condições especiais e metodologia diferenciada na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, articulada com centralidade e atendimento personalizado ao educando em formas diversas e individuais, objetivando principalmente a inserção social. A proposta pedagógica foi dirigida a aprendizes jovens, idosos, donas de casa, trabalhadores do mercado formal e informal, e desempregados que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental.

A Escola e sua História

        Construída no Bairro de São Brás, fundada em março de 1981, a Escola Estadual de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira é cercada por bairros carentes como Guamá, Canudos e Terra Firme. Há verticalização lenta, apesar de vários restaurantes, bares, bancos, igrejas e estabelecimentos comerciais nos arredores. Várias linhas de ônibus ligam a escola a outros bairros de Belém, e nas imediações está o Terminal Rodoviário de Belém que facilita o atendimento aos municípios vizinhos: Ananindeua, Castanhal, Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Santa Isabel. 

As normativas para os Centros de Educação de Jovens e Adultos- CEEJA’s e Núcleos de Educação pra Jovens e Adultos – NEJA’s são regidos pela Secretaria de Estado de Educação, considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96 e Resoluções nº 001 de 05/01/2010 e nº 169 de 13/02/2014 do Conselho Estadual de Educação – CEE/PA.

A autorização de funcionamento da escola Centro de Estudos de Educação de Jovens e Adultos “Prof. Luiz Otavio Pereira”- CES é realizada em nível fundamental – 1ª a 4ª Etapas e médio – 1ª e 2ª Etapas na modalidade EJA, assim como a Metodologia de Ensino Personalizado Semipresencial estão de acordo com a Resolução nº 089 de 07/03/2012 do Conselho Estadual de Educação.

O nome da escola foi escolhido em homenagem ao Prof. Dr. Luis Otavio Pereira, formado em Direito pela UFPA, doutorado em Pedagogia. Aposentado que dedicou sua vida a projetos de alfabetização de adultos. Atuou intensivamente no antigo Movimento de Alfabetização de Adultos – Mobral. Programa criado em 1970 pelo governo federal com objetivo de erradicar o analfabetismo do Brasil em dez anos, programa extinto em 1985.

A estrutura física da escola está dividida em três: Bloco Administrativo, Bloco A e Bloco B. O Bloco Administrativo subdividido em: 01 sala de Direção/Vice-direção; 01 sala do Núcleo Pedagógico; Setor de documentação; 02 Banheiros para funcionários (masculino e feminino); 01 Recepção; 01 Depósito; 01 Sala de aula para atendimento do Ensino Personalizado do Ensino Fundamental. Bloco A subdividido em: 04 Salas de Aula: 02 para EJA/Etapa - Ensino Médio; 01 para Avaliação do Ensino Personalizado e 01 para o Ensino Médio; 02 Banheiros para alunos (masculino e feminino) com 02 boxes; 01 Copa. O Bloco B é subdividido em: 01 Sala de Aula para avaliação dos Exames Permanentes e para reunião de Recepção; 01 Sala de Atendimento dos Exames Permanentes; 01 Sala de Secção de Registro, Documentação e Secretaria; 01 Arquivo Passivo e Ativo. A escola possui ainda uma área livre para realização de atividades culturais e recreativas e uma área para estacionamento em frente à escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (541.7 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com