TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Interacionista

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.932 Palavras (28 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

PEDAGOGIA

Ingrid Fernanda de Lima – R.A: D47DGD-2
Julia Luiza Roldão – R.A: N1693G-0

Mariana Cristina Fermino – R.A: N2083C-2
Natalia Crivelli Segantini – R.A: N1725B-4
Thais Stefanie Melo dos Santos – R.A D32448-9

JOGO DAS CORES PROIBIDAS - VYGOTSKY

 

LIMEIRA – SP

2018


JOGO DAS CORES PROIBIDAS - VYGOTSKY

Ingrid Fernanda de Lima – R.A: D47DGD-2
Julia Luiza Roldão – R.A: N1693G-0

Mariana Cristina Fermino – R.A: N2083C-2
Natalia Crivelli Segantini – R.A: N1725B-4
Thais Stefanie Melo dos Santos – R.A D32448-9

        Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Socio - Interacionista, no curso de Pedagogia, sob orientação da Profa. Liliane Inglez.

LIMEIRA - SP

2018


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        METODOLOGIA        5

3        ANÁLISE DE RESULTADOS        6

3.1        TABELAS        7

3.2        GRÁFICOS        17

            3.2.1 PRIMEIRA TAREFA............................................................................................................. 17

            3.2.2 SEGUNDA TAREFA..............................................................................................................17

            3.2.3 TERCEIRA TAREFA..............................................................................................................18

            3.2.4 RESULTADO FINAL..............................................................................................................18

4        CONCLUSÃO DO GRUPO        19

5        REFERÊNCIAS        20

6        ANEXOS A        20

7        ANEXO B        22


  1. INTRODUÇÃO

 

O trabalho tem a finalidade de apresentar os resultados obtidos no Jogo das Cores Proibidas, realizado com quatro crianças, nas seguintes idades: cinco, seis, sete e oito anos. As crianças escolhidas seguem os critérios estabelecidos para a realização do jogo, parte pelo modo individual. A execução do jogo tem como objetivo analisar a forma como as crianças utilizam seus conhecimentos prévios para auxiliar nas instruções, se há a presença de fala egocêntrica para conduzir suas ações e reações durante o período da aplicação do jogo e na capacidade de conseguir se orientar por instruções, fazendo com que utilize de recursos próprios para assimilar o jogo.

        Para ter eficácia na aplicação do jogo, se faz necessário o conhecimento das teorias de Vygotsky e compreender como proceder com a análise. Conclui-se que quanto mais complexa a atividade proposta a criança, necessariamente encontrará mais fala egocêntrica – que se trata em antecipar verbalizando a ação do presente.

        Para Vygotsky existem dois elementos para auxiliar no processo – instrumentos e signos:

“O instrumento é um elemento interposto entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, ampliando as possibilidades de transformação da natureza. [...] são elementos externos ao indivíduo”. (OLIVEIRA, 2001, p.29).

Signo é um meio auxiliar para a resolução de um problema psicológico, (lembranças, comparações, escolhas) o signo é como se fosse um instrumento, mas no âmbito psicológico, não sendo palpável; tendo sido inclusive designado por Vygotsky também de “Instrumentos psicológicos”. (OLIVEIRA, 2001, p.30).

Ambos são significativos para auxiliar nas marcas externas fazendo com que ajude nas tarefas que envolvem memória e atenção.

O objetivo do trabalho proposto foi de verificar, analisar a utilização dos instrumentos e signos nas falas egocêntricas – observando a capacidade de memorização, atenção, compreensão das crianças.

  1. METODOLOGIA

O jogo das cores proibidas tem a finalidade de obter informações referente a memória e a utilização dos signos e instrumentos se baseando pelas respostas obtidas. O mesmo é feito com oito cartões nas cores: alaranjado, amarelo, azul, branco, marrom, preto, verde e vermelho.

Para a aplicação foi utilizado um roteiro de perguntas, distribuído em três etapas, cada uma contendo 18 perguntas, sendo estas associadas às cores dos cartões.

Cada etapa possui duas regras essenciais: duas das cores serão proibidas de serem mencionadas durante a aplicação do jogo e não podem repetir cores já respondidas. O procedimento da aplicação foi introduzido com uma breve explicação do jogo para o conhecimento prévio da criança e em cada etapa era relembrado às orientações.

Os materiais utilizados:

  • 8 cartões nas cores:  azul, amarelo, laranja, marrom, preto, branco, verde e vermelho.
  • Urso, carteira, lápis, pano e pasta nas cores especificadas no roteiro de perguntas.
  • Roteiro de perguntas.

Regras para a aplicação do jogo:

  • É necessário que a criança responda a 18 perguntas relativas as cores, seguindo duas regras: a primeira é não pronunciar as duas cores proibidas que serão estabelecidas no inicio do jogo, a segunda é não pronunciar as cores que já foram pronunciadas naquela etapa.
  • Vence o jogo quem obedecer às regras estabelecidas a rigor.
  • A criança deve ser orientada a responder “eu não posso falar esta cor” quando a mesma foi repetida ou proibida.
  • As três etapas devem ser aplicadas individualmente e em uma única vez:

Primeira: jogo sem cartões auxiliares e sem ajuda dos aplicadores                      Responderem as dezoito questões sem pronunciar as cores proibidas e repetir cores.  

Segunda: jogo com cartões auxiliares e sem ajuda dos aplicadores                   As mesmas regras da primeira etapa agora devem – se fornecer 08 cartões á criança para que a mesma os use da forma que desejar. Explicar que os cartões podem ajuda-la a ganhar o jogo.

Terceira: jogo com cartões auxiliares e com ajuda dos aplicadores              As regras são iguais, porem agora os aplicadores deve orientar a criança em como utilizar os cartões a seu favor, como por exemplo, separar as cores proibidas e na medida em que pronunciar uma cor ir virando os cartões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (288 Kb)   docx (120.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com