TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicológica e seu Fundamento

Por:   •  24/8/2018  •  Bibliografia  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

A avaliação psicológica e seu fundamento. Uma breve prosa sobre a projeção.

Para a psicanálise, a projeção é um mecanismo de defesa. No entanto, há uma necessidade de ampliação deste conceito de projeção tanto para que a narrativa ou descrição do conceito se torne pedagógicamente facilitada quanto para que se torne mais ffidedígna.

Como foi escrito antes, a projeção é um mecanismo de defesa. No entanto, ela também ocorre onde não há conflito. Então é necessário entender que este conceito não foi criado exclusivamente com este propósito de mecanismo de defesa.

As nossas percepções sensoriais desempenham um papel importante na determinação da forma que toma o nosso mundo exterior e esse seria um exemplo da projeção de percepções internas para fora. (FREUD, 1996, p.77).

Para Laplanche e Pontalis (1986), a projeção pode ter uma outra interpretação:

Os procesos básicos seriam quando o sujeito, de acordo com seus interesses e desejos, cria sentidos para o mundo.

A transferência seria quando uma pessoa vem a ser assimilada com outra em virtude de experiências do sujeito. Ou seja, o sujeito pode projetar memórias e afetos em outra pessoa.

A identificação seria quando o sujeito se identifica com personagens de histórias, filmes e novelas.

Quando o sujeito "lança" no outro as atitudes e desejos que ele mesmo tem dificuldade de reconhecer em si, estamos lidando com o conceito do mecanismo de defesa.

A hipótese projetiva é de que quando um estímulo é ambíguo, a resposta não será determinada pelo conteúdo do estímulo. A resposta seria determinada pela própria dinâmica da personalidade do avaliado (HOGAN, 2006).

Com esta hipótese, foi possível a elaboração e desenvolvimento de diversos testes projetivos e, em sua maioria, os testes possuem as características terem respostas livres que partem de um material definido e padronizado mas que apresentam conteúdos vagos, ambíguos, pouco estruturados e abrem espaço para que a identificação e projeção ocorram.

Obviamente, a hipótese e os testes projetivos passaram por críticas e defesas.

Os defensores apontam que algumas das vantagens são que: O avaliado não precisa ser capaz de ler, que as respostas são mais difíceis de se falsear do que em um teste objetivo, que há uma amplitude de hipóteses que se pode traçar a partir da aplicação do teste e que vão sendo confirmadas ou não a partir de outras ferramentas e que pode captar elementos que não são avaliáveis por instrumentos psicométricos.

Das críticas, podemos encontrar que o test não depende somente do avaliado mas também do avaliados que pode cometer algum erro de benevolência, severidade ou qualquer outro erro de avaliação por lateralidade ou de conduta e também do modo como o desempenho do avaliado é interpretado e que seria uma método de avaliação impreciso e pouco científico.

Abaixo, listo alguns que, em 2018, são os cinco principais testes projetivos:

HTP (House-Tree-Person), Rorshach, Z-Teste (Técnica de Zulliger, Teste de Aparcepção Temática e Teste de Apercepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com