TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Principais informações obtidas pela pesquisa.......................................................4

2.2 Impactos esta realidade observada tem no cotidiano do professor.......................5

2.3 Reais possibilidades de Inclusão Social nas Escolas diante das informações coletadas......................................................................................................................6

2.4 Motivos culturais, sociais e históricos que expliquem as diferenças regionais coletadas......................................................................................................................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS...........................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo a análise sobre o artigo contendo os seguintes tópicos: principais informações obtidas pela pesquisa, impactos da realidade observada no cotidiano do professor, reais possibilidades de inclusão social nas escolas diante das informações coletadas e motivos culturais, sociais e históricos que expliquem as diferenças regionais encontradas na pesquisa.

Antes e atualmente a infraestrutura nas escolas brasileiras é um aspecto extramente importante para o desenvolvimento do país. No Brasil existem várias escolas, principalmente na região Nordeste e as rurais, que sofrem com condições extremamente precárias e, também, com baixos resultados educacionais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRINCIPAIS INFORMAÇÕES OBTIDAS PELA PESQUISA

Com base no artigo que os pesquisadores Joaquim José Soares Neto, Girlene Ribeiro de Jesus e Camila Akemi Karino e Dalton Francisco de Andrade, publicaram uma escala para analisar sobre a situação de 194.932 escolas no Brasil, públicas e privadas, com base no levantamento da pesquisa do Censo Escolar, da Educação Básica, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2011. As escolas foram classificadas em quatro categorias: elementar, básica, adequada e avançada, o que chamou a atenção é que apenas 0,6% das unidades de ensino teve uma infraestrutura considerada avançada, com tais recursos como sala de professores, laboratório de informática, biblioteca, parque infantil, quadra esportiva, e com algumas dependências para atender a estudantes com necessidades especiais. Na outra consta que 44% das escolas brasileiras encontramos em infraestrutura elementar, possuindo alguns itens para o seu funcionamento tais como água, sanitário, energia, esgoto e cozinha, não tendo acesso outras estruturas como computadores, biblioteca, laboratórios de informática, entre outros. Os pesquisadores foram surpreendidos com os resultados da infraestrutura elementares (44%) e avançados (0,6%). Diante destes resultados mostram que a infraestrutura das escolas em geral necessita de políticas públicas para proporcionar aos estudantes um ambiente aconchegante para que tenha uma educação de qualidade, assim o processo de aprendizagem vai ocorrer com bons valores.

2.2 IMPACTOS ESTA REALIDADE OBSERVADA TEM NO COTIDIANO DO PROFESSOR

Uma infraestrutura escolar adequada pode exercer influência significativa sobre a qualidade da educação, tais como prédios e instalações adequadas, biblioteca, espaços esportivos, laboratórios de informática, laboratório de ciências, TV, computadores, sanitário para deficientes físicos, dependências para deficientes físicos, relação adequada entre o número de alunos e os professores na sala de aula, entre outras, por exemplo, possivelmente melhorem o desempenho em relação à aprendizagem dos alunos.

Com este número exagerado de escolas com infraestrutura elementar, o ensino por parte dos professores fica precário, pela falta de material didático e incentivo governamental, estes buscam passar para seus alunos o pouco que tem com o mínimo de recursos que estão disponíveis para o aprendizado. Pela falta de recurso os professores buscam em prol do aluno, uma forma de ensino inusitada buscando desenvolver a mente de cada um separadamente, pois cada indivíduo é único e o aprendizado é exclusivo de cada um.

2.3 REAIS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS DIANTE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

As reais possibilidades de inclusão social é um problema enfrentado pela sociedade. As escolas devem acolher todas as crianças, independente de suas condições físicas, intelectuais, linguísticas, sociais ou outras. No Brasil, o governo não está dando atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com