TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SALA DE AULA EM CONFORME COM A SOCIEDADE TECNOLÓGICA ATUAL

Por:   •  2/4/2022  •  Artigo  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 5

ANA CAROLINA DE OLIVEIRA

R.A: 8113058

ARTIGO ACADÊMICO

Avaliação como componente do curso de

extensão        "A        sala        de        aula        hoje:        uma

perspectiva de como lecionar", aplicado

pela Professora Eliane Nunes Marins.

BATATAIS – SP

2021

A SALA DE AULA EM CONFORME COM A SOCIEDADE TECNOLÓGICA ATUAL

INTRODUÇÃO

A educação como elemento catalisador de transformação social apenas é possível por meio de fornecimento de recursos pontuais e primordiais para que o professor seja capaz de fazer seu trabalho, ou seja, ensinar. Nesse sentido, é essencial que a escola seja um ambiente acolhedor para os alunos, ao mesmo tempo em que proporcione estratégias e diretrizes eficientes para que o ensino possa ser praticado, e professores e alunos possam trocar conhecimentos e experiências.

Com o crescimento exponencial da internet nos últimos anos, é evidente que a maneira de ensinar está se transformando, e novas demandas vão surgindo. Alunos que já nasceram na era da internet compreendem o mundo e as interações sociais de maneira diferente da qual gerações passadas compreendiam, e o ensino precisa acompanhar tal transformação, dessa forma, professores necessitam dispor de recursos que os atualizem nessa nova era, a fim de promover aulas dinâmicas e que cumpram seu dever essencial, que é o de ensinar.

Novas estratégias vêm sendo trabalhadas e implementadas para que o ensino seja capaz de avançar em ambientes escolares, priorizando o desenvolvimento do aluno não somente em um sentido educacional, mas social e principalmente pessoal. Cabe ao professor fazer uso dessas novas estratégias.

Este artigo se propõe a esmiuçar uma das alternativas que vêm sendo discutidas: a sala de aula invertida e como pode ser eficaz para uma relação muito mais diligente entre professor e aluno, promovendo ao estudante a capacidade de maior autonomia e aumento de disciplina e responsabilidade no contexto escolar, que pode ser aplicado fora dele também.

A SALA DE AULA INVERTIDA: BENEFÍCIOS E DIFICULDADES

Inicialmente proposta e desenvolvida pelo professor Eric Mazur no começo da década de 90, o conceito de sala de aula invertida consiste na implementação de um sistema de ensino no qual o aluno prepara a aula em casa, fazendo uso de recursos tecnológicos e audiovisuais disponibilizados pelo professor previamente, e traz para a sala de aula o “dever de casa”, a ser feito junto do professor. Tal inversão acaba por estimular maior autonomia e proatividade por parte do aluno, bem como a disciplina para preparar o que será necessário em aula com o professor. Ao professor, cabe o papel de incentivador e, principalmente, mediador entre o conhecimento e o aluno, diminuindo o papel do profissional de educação de principal detentor do saber e promovendo uma relação muito mais flexível.

A sala de aula invertida propõe um modelo de ensino inovador, no qual o processo de aprendizado está muito mais centrado no aluno do que no professor, tornando o estudante mais ativo na busca por informações. Tal modelo também requer grande preparação por parte do professor, responsável por designar e planejar todo o conteúdo o qual o aluno deverá pesquisar e conhecer. O feedback acaba por ser o elemento mais importante para a interação em sala de aula, uma vez que o professor deve verificar o que o aluno aprendeu em casa e aplicar exercícios a fim de fixar o conteúdo de maneira definitiva.

Dentre os benefícios de tal metodologia, observa-se o aprimoramento de habilidades comunicacionais. Para Pierce e Fox (2012, p.3), “a sala de aula invertida foi

usada para envolver ativamente os alunos, desenvolvendo o pensamento crítico e resolução de problemas”.

Para além disso, verifica-se a otimização do tempo do professor que, apesar de necessitar muito planejamento, não precisará se desdobrar tanto em correções de atividades de diversos alunos em diferentes classes.

Entretanto, por ser uma metodologia que destoa de maneira significativa dos modelos tradicionais de ensino, já tão amplamente difundidos a tal ponto que mal são questionados, a implementação da sala de aula invertida pode apresentar desafios. O maior deles, sem dúvida, é a disponibilização de recursos. A sala de aula invertida está intrinsecamente apoiada no uso de tecnologia, uma vez que o professor fornece o conteúdo a ser preparado em casa majoritariamente por meio de vídeos e/ou gravações de áudio. É necessário que o professor tenha conhecimento de softwares de edição e tratamento de áudios e vídeos, assim como também é essencial que o aluno possa ter acesso ao material, o que nem sempre é possível devido às condições socioeconômicas de alguns deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com