TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SALA DE AULA INOVADORA

Por:   •  15/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]FACULDADE ALDETE MARIA ALVES

PLINITHY KETHELIN DA SILVA FREITAS

METODOLOGIAS ATIVAS

Iturama

2022

PLINITHY KETHELIN DA SILVA FREITAS

A SALA DE AULA INOVADORA

Relatório apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Aldete Maria Alves, como requisito para o cumprimento da disciplina de Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Profa. Orientadora: Luci Aparecida Souza Borges de Faria

Iturama

2022

1. Introdução

      Objetivo: Estudar as estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo com as práticas inovadoras. O estudo foi através do livro de Fausto Camargo- A sala de aula inovadora.

     As metodologias ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando resolver os desafios da prática social ou profissional em diferentes contextos. Objetiva-se fornecer aos professores métodos, processos ou recursos práticos para o uso de metodologias ativas em sala de aula.

     Metodologia: utilizou -se de um slide apresentável para obter os principais pontos importantes do livro citado acima, o slide foi montado pela plataforma Canva.com, para depois enviar por e-mail para o professor. Depois um cartão demonstrativo como um cartaz incentivando as pessoas a ler o livro “A sala de aula inovadora”, e assim na aula seguinte teve uma aula expositiva com a lousa digital e os sites educativos “Kahoot e phet.colorado.edu”, para conhecer essa tecnologia inovadora.  

     Para registar o conhecimento das estratégias acima foi feita depois uma pesquisa ampla sobre ele para registar a análise de todos os fatores ou ideias (ATF/I) para refletir. Esse quadro ATF/I incentiva os alunos apensarem sobre os fatores ou ideias relevantes acerca de um tema, problema ou assunto.  Isso porque a estratégia oportuniza aos alunos discutirem, debaterem e considerarem a importância de cada fator ou ideia na tomada de decisão em questão.

2. Local da realização - caracterização

Faculdade Fama- em sala de aula.

3. Período de realização do estágio        

08 de Agosto à 19 de Setembro.

4. Resultados e Discussão

Cartão incentivando a leitura do livro:

[pic 2]

5. Considerações finais

Observei que após a discussão e registro de todos os fatores e atividades eu concluo que essas metodologias são muito eficazes para ajudar na aprendizagem e proporcionar muitos conhecimentos.

6. Referências

CAMARGO, Fausto: A sala de aula inovadora- estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo

https://porvir.org/kahoot-como-usar-para-deixar-suas-aulas-mais-divertidas/

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/aplicativo-transforma-ensino-em-sala-de-aula-em-game-de-conhecimento-5o6byv02zkjpjq6vp7q1khnh3

https://tedxeuston.com/kahoot-advantages-disadvantages/

____________________________________

Luci Aparecida Souza Borges de Faria

Professora Orientadora


ANEXOS

Anexo1. Slide.canva.com

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

Ideia/desafio/problema/cenário a ser discutido:

Sobre as Metodologias ativas, lousa digital, contrato de trabalho e os sites Kahoot e phet.colorado.edu

Fator/Ideia 1:

Metodologias Ativas

Vantagens/prós:

Cria possibilidades  de  estabelecer  relações  significativas  entre os diferentes  saberes,  de  maneira  progressiva,  para  ir  adquirindo  uma perspectiva  mais  elaborada;  converte  as  escolas  em  lugares  mais democráticos, atrativos  e  estimulantes;  estimula  a  reflexão  teórica  sobre  as vivências,  experiências  e  diversas  interações  das  instituições  educacionais; rompe a cisão entre a concepção e a execução, uma divisão própria do mundo do trabalho;  amplia  a  autonomia  pedagógica  e  gera  um  foco  de  agitação intelectual contínuo.

Desvantagens/contras:

Os Discentes não estão preparados para assumir sozinhos esta responsabilidade, cabe o professor se fazer presente, o que na maioria das vezes não acontece, ele deixa o aluno muito à vontade, e o mesmo não avança.

Fatores interessantes/sugestões:

As metodologias ativas de aprendizagem se apresentam como uma alternativa com grande potencial para atender às demandas e desafios da educação atual.

Fator/Ideia 2:

Lousa Digital

Contrato de aprendizagem

Vantagens/prós:

Desenvolver a capacidade de cooperação e socialização.

Desenvolver a autonomia do aluno.

Tecnologia inovadora usada para contribuir com a aprendizagem.

Desvantagens/contras:

O descumprimento das disposições legais e regulamentares também importará a nulidade do contrato de aprendizagem, nos termos do artigo 9º da CLT, estabelecendo-se o vínculo empregatício diretamente com o empregador responsável pelo cumprimento da cota de aprendizagem.

Fatores interessantes/sugestões:

Incentiva os alunos a pensarem sobre os fatores ou ideias relevantes acerca de um tema, problema ou assunto.  

Fator/Ideia 3:

Kahoot

Phet.colorado.edu

Vantagens/prós:

Oferece uma ampla variedade de recursos! EDU que pode conectar educadores de uma escola ou rede escolar. Os recursos do Kahoot! pago para escolas e coletividade de educadores incluem ferramentas de colaboração remota, um recurso de aulas interativas, análises avançadas e relatórios combinados para a sustentação de avaliações, tipos de perguntas adicionais, ferramentas de integração para professores, controles administrativos e muito mais.

Desvantagens/contras:

Pode não ser aplicável para algumas escolas que possuem restrições ou não possuem dispositivos eletrônicos. Além disso, o Kahoot requer conexão com a internet para acessar os recursos do aplicativo. Assim, muitos alunos podem ser privados dos recursos adoráveis ​​do Kahoot.

Os alunos também podem se sentir atraídos pela experiência do site phet. E apesar do conteúdo de aprendizagem em algumas circunstâncias. Por exemplo, para alguns alunos com desempenho inferior, eles podem apenas aproveitar a emoção de ganhar com escolhas aleatórias sem analisar as perguntas. Assim, o propósito de compartilhar conhecimento e expertise seria desfeito.

Fatores interessantes/sugestões:

Deveria ter funções que pegasse off-line, porque se a estabilidade da internet estiver fraca, não vai ter um uso muito aproveitável.

Pixton, Scribble Press, Meograph entre outros.

Após a discussão de todos os fatores eu concluo que essas metodologias são muito eficazes para ajudar na aprendizagem e proporcionar muitos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (828.1 Kb)   docx (648.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com