TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Superdotação na Educação

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Os conceitos que mais me chamaram a atenção e que na minha concepção são as habilidades necessárias na sociedade atual, são a criatividade conceito presente em um dos anéis e o comprometimento com a tarefa.

A criatividade segundo Renzulli é a “originalidade de pensamento; fluência; flexibilidade; capacidade de deixar de lado convenções e procedimentos estabelecidos, abertura à experiência, ao novo e ao diferente, dentre outros aspectos”. Atualmente as mudanças ocorrem em frações de segundos, nada é estável, assim, cabe uma reflexão sobre essa potencialidade das pessoas com AH/SD utilizando como um referencial positivo para o progresso e uma qualidade inigualável para sobrevivência na sociedade contemporânea.

O comprometimento com a tarefa envolve de acordo com Renzulli “uma forma refinada de motivação, sistematicamente encontrada nas pessoas criativas e produtivas: é a energia que uma pessoa coloca para realizar uma ação em relação a uma determinada tarefa ou área específica, comumente associada à perseverança, paciência, grande esforço, dedicação, autoconfiança e à crença na própria capacidade para executar um trabalho importante”. Entre os anéis apresentados por Renzulli este vem ao encontro da criatividade e estas características também são exigidas pela sociedade atual para um bom desempenho profissional em qualquer setor.

Acredito que os três anéis de Renzulli trazem uma importante reflexão quanto como nós professores estamos oportunizando/ou não o desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos com AH/SD... e como nosso papel é importante para o potencializa-los dentro das suas áreas de interesse. E assim, inseri-los em uma sociedade totalmente competitiva que exige cada vez mais habilidades e conhecimentos específicos que muitas de nossas já crianças possuem só basta propiciar condições adequadas para que elas se desenvolvam.  

Abraços

Daiana

 

Mostrar principal | Responder

Re: Novos conceitos

por Nalva Afonso Oliveira - segunda, 17 novembro 2014, 19:07

 

Após a leitura do texto base , tive a oportunidade de compreender melhor o trabalho voltado ao atendimento aos alunos com  altas habilidades /superdotação. As ideias de Renzulli  são as mais citadas  no mundo todo e tem uma sintonia  com a concepção de inteligência de Gardner  que busca comprender o individuo em suas diferentes habilidades. Descobri que há uma interação entre os aneis de Renzulli que identificam algumas caracteristicas como : habilidade acima da média, comprometimento e criatividade. Para ele essas características influenciam no desenvolvimento do aluno. Conforme Renzulli (1986), o anel da habilidade acima da média representa um conjunto geralmente estável ou constante de características, pois quando esta capacidade está presente em alguma área, ela pode ser constatada ao longo do tempo. O que pode ser extremamente importante para o desenvolvimento do aluno através de seu potencial. O segundo grupamento de traços da concepção - a criatividade –refere-se à originalidade de pensamento; fluência; flexibilidade;capacidade de deixar de lado convenções e procedimentos estabelecidos, abertura à experiência, ao novo e ao diferente, dentre outros aspectos. O Comprometimento com a tarefa é definido por Renzulli (1986) como uma forma refinada de motivação, sistematicamente encontrada nas pessoas criativas e produtivas: é a energia que uma pessoa coloca para realizar uma ação em relação a uma determinada tarefa ou área específica, comumente associada à perseverança, paciência, grande esforço, dedicação, autoconfiança e à crença na própria capacidade para executar um trabalho importante.  De acordo com o autor os três aneis são complementares pois cada um tem o mesmo grau de importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com