TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNDROME DE DOWN

Por:   •  10/1/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Módulo C – Fase I/2018

Adaptação de atividade

Nome e RU: Ane Zaine Eter 1720450

Nome e RU: Aline Cristina Dos Santos Freire 1794280

Polo: PAP- Realeza

Ano/Série e idade do aluno:

6°ano do ensino fundamental com aluno de 12 anos de idade.

Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):

A Deficiência Visual (DV) é caracterizada pela perda parcial ou total da visão podendo levar à cegueira. A perda total da visão ela pode ocorrer desde o nascimento que é caracterizado de congênita ou também o aluno pode adquiri-la ao longo da vida.

O aluno com Deficiência Visual que nos professoras vamos descrever estuda no 6° ano do ensino fundamental e tem perda total desde o seu nascimento.

O aluno com deficiência visual vivência e consiste na dificuldade de ter contato com o ambiente que o rodeia, uma vez que costuma carecer de materiais adequados que possibilitem que a aprendizagem se dê de forma plena.

Atividade escolhida (marque um X):

(  x ) Atividade 1

(     ) Atividade 2

(     ) Atividade 3

Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):

A atividade que vamos adaptar é a numero 1, nós professoras vamos estar adaptando um mapa para um aluno com Deficiência Visual  com perca total da visão.

Primeiramente, iremos adaptar o mapa das atividades, colocando este mesmo em  tamanho maior em forma de alto relevo, onde os nomes existentes seriam diferenciados uns dos outros em forma de textura e material de artesanato. Ainda seriam colocados os nomes dos mares, continentes, desertos todos em Braille, para que assim o aluno especial possa tocar o mapa usando o tato e para desenvolver a sensibilidade ao toque para poder responder as questões.

Para explorar o mapa seriam usadas linhas e setas para discernir a 1ª catarata ate 6ª.

A legenda segue padrão, mas é confeccionada a parte em folha separada e no lugar aonde iria a escala estaria à palavra legenda em Braille.

Em seguida, nós educadoras iremos imprimir as questões de 1 á 5 da atividade numero 1 em Braille para que o aluno com Deficiência Visual  possa estar utilizando o tato e respondendo as questões

Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):

▪Sensibilidade e a percepção tátil do aluno

▪Desenvolvimento da coordenação motora

Resultados esperados (até 10 linhas):

Ao adaptar atividade para o aluno com Deficiência Visual, esperamos obter os resultados que esperamos e que seja uma experiência satisfatória. Nós professoras esperamos que a atividade colabore para a união entre alunos em sala de aula, uma vez que os demais alunos da sala também irão aprender mais sobre o Braille, e também incentiva-los a ajudar e apoiar o aluno com deficiência a realizar as atividades.

Esperamos que o aluno com deficiência se sinta acolhido pela turma, e que assim com consiga realizar todas as atividades com mais facilidade, tendo um ótimo desempenho.

Outro ponto positivo que esperamos é a dos pais, tanto do aluno com deficiência  tanto com os pais do restante da turma, que eles possam dar suas opiniões em relação a inclusão, e que também estejam dispostos ajudarem seus filhos no que for necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com