TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Burnout

Por:   •  24/8/2023  •  Monografia  •  8.976 Palavras (36 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

FACULDADE NOVA

NEUROGESTÃO: OS DESAFIOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NAS EMPRESAS

NEUROGESTÃO: OS DESAFIOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NAS EMPRESAS

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar os desafios da prática da Neurociência Cognitiva nas empresas. Para tanto, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica de caráter qualitativo, com o intuito de aprimorar ideias. Uma vez que a Neurogestão tem o papel de gerir os colaboradores nas organizações, ampliando e agregando capacidades, pode-se concluir que o papel do Psicopedagogo nas empresas se torna um diferencial ao acrescentar na sua prática o conhecimento das Neurociências. Não obstante, esse saber deve ser considerado prévio, uma vez que muito ainda pode ser feito no sentido de se expandir este estudo.

Palavras-chave: Neurociência, Neurogestão e Psicopedagogia

ABSTRACT

The present research had as main objective to identify the challenges of the practice of Cognitive Neuroscience in companies. For that, a qualitative bibliographical review was used as methodology to improve ideas. Since Neurogestión has the role of managing collaborators in organizations, expanding and aggregating capacities, it can be concluded that the role of the psychopedagogues in companies becomes a differential by adding in their practice the knowledge of the neurosciences. Nonetheless, this knowledge should be considered prior, since much can still be done in order to expand this study.

Keywords: Neuroscience, Neurogestión and Psychopedagogy

LISTA DE ABREVIATURAS

NC: Neurociência

NCC: Neurociência Cognitiva

NG: Neurogestão

ADP: Atuação do Psicopedagogo

BRZ: BRZ Empreendimentos e Construções Ltda

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        10

1.1 Problema e hipótese        12

1.2 Objetivos        12

1.2.1Objetivo Geral        12

1.2.2 Objetivos Gerais        12

1.3 Justificativa        13

1.4 Metodologia        13

2 REFERENCIAL TEÓRICO        15

2.1 Pedagogia        15

2.1.1 Psicopedagogia        16

2.2 Neurociência Cognitiva        17

2.3 Um breve histórico sobre o mundo empresarial e sua evolução        20

2.4 Neurogestão        21

2.5 Como o Psicopedagogo pode utilizar a Neurociência para a melhoria das organizações?        24

2.6 Resultados        27

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        29

REFERÊNCIAS        30

ANEXO        34

1 INTRODUÇÃO

Segundo Marques (2016), a Neurociência (NC) se ocupa em estudar o sistema nervoso, desvendando seu funcionamento, estrutura, desenvolvimento e alterações. É uma ciência dividida em campos específicos e um deles é a Neurociência Comportamental (NCC), que tem como função estudar o organismo e seus fatores, a memória e o aprendizado.

Ventura (2010), afirma que:

A neurociência compreende o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo, incluindo a relação entre cérebro e comportamento. O controle neural das funções vegetativas – digestão, circulação, respiração, homeostase, temperatura –, das funções sensoriais e motoras, da locomoção, reprodução, alimentação e ingestão de água, os mecanismos da atenção e memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação, são temas de estudo da neurociência. (VENTURA, 2010, p. 123).

“Para a NC o cérebro é visto como fronteira final, no que diz respeito ao entendimento do ser humano.” (GREENFIELD, 1991, p. 3) e “o conhecimento de como funciona o cérebro humano tem importância fundamental para a Neurociência.” (SILVA, 2014, p.31). Silva (2014) menciona que a NC auxilia e conecta processos sociais e representações culturais.

Discorrendo sobre tais afirmações, nos deparamos com a Neurogestão (NG), que explica como o nosso cérebro funciona, nos auxiliando em relacionamentos interpessoais e organizacionais, sendo importante para que a gestão tenha embasamento para motivar seus colaboradores, de acordo com Silva e Goulart (2015).

O papel da gestão é o de obter o máximo da capacidade humana, criando condições que inspirem e incentivem seus colaboradores, objetivando o prazer de trabalhar, como afirma Hamel (2010).

Silva (2014) relata:

A Administração atualmente é influenciada pela fase chamada Era do conhecimento, período em que as pessoas, responsáveis por produzirem e por deterem o conhecimento, passaram a ocupar um lugar privilegiado entre os fatores responsáveis pela competitividade nas organizações. Nesse contexto, o capital humano vem sendo abordado de diferentes maneiras: ora se fala em Gestão do conhecimento, ora em Dinâmica organizacional e subjetividade, ora outras designações para novos campos de estudo que valorizam de modo particular o ser humano, que está sendo tomado em consideração. (SILVA, 2014, p. 12).

Neste contexto, Caldeira (1995) cita que estamos vivendo a fase da globalização, onde há a necessidade de se conhecer e entender os colaboradores e onde as empresas se tornam ferramentas de resgate de conhecimentos e habilidades. Hamel e Breen (2007), afirmam que o sucesso de uma empresa é a sua maneira de gerir.

Ao se recorrer à literatura para maior compreensão do tema NG e das maneiras como o Psicopedagogo pode utilizar a NC para a melhoria das organizações, houve a necessidade de se conceituar a Pedagogia e a Psicopedagogia. Sendo assim, para Saviani (2007):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.8 Kb)   pdf (286.7 Kb)   docx (267.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com