TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese dos Estudos dos Ciclos de Aprendizagem

Por:   •  22/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 8

Portfólio 2: Síntese dos Estudos dos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2 

Ciclos de Aprendizagem 1 e 2

Objetivos:

  • Ler e estudar os conhecimentos dos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2 de acordo com o período estabelecido no Plano de Ensino.
  • Refletir buscando gerar aprendizagem acerca dos conteúdos estudados nos  Ciclos de Aprendizagem 1 e 2. 
  • Elaborar uma síntese demonstrando que você leu, estudou, refletiu, aprendeu e compreendeu os conhecimentos acerca do Ciclo 1 e 2, a partir do roteiro apresentado.
  • Considerar no trabalho pedagógico o desenvolvimento das 10 competências gerais da Educação Básica a partir do comprometimento da aquisição das aprendizagens dos estudantes de forma progressiva, interdisciplinar, sempre contextualizado com sua área de formação. 
  • Levantar ações pedagógicas quanto ao desenvolvimento de competências na escola de forma orgânica, humana e não mecânica. 
  • Levantar ações do professor quanto ao “olhar”/ “revisitar” a Educação Infantil para ensinar melhor em qualquer etapa da Educação Básica. 

Descrição da atividade: A síntese proposta deverá configurar um texto (de 3 a 5 páginas, no máximo 7) no qual você demonstre que leu, estudou, refletiu, aprendeu e compreendeu os conhecimentos acerca do Ciclo 1 - Base Nacional Comum Curricular: aspectos  históricos, políticos, legislação  e referenciais  pedagógicos e do Ciclo 2 - Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil: concepções, legislações e formação para a atuação profissional, direitos de aprendizagem e desenvolvimento, campos de experiência e os objetivos e progressão de aprendizagem. Lembrete: Para elaborar esta síntese, você deverá utilizar somente os conteúdos estudados nos Ciclos 1 e 2. Não utilize pesquisas em sites.  

A indicação de quantidade de páginas (de 3 a 5, no máximo 7), não significa que esta tarefa tem um fim quantitativo, mas ressaltamos que não é possível que o conteúdo dos Ciclos 1 e 2, sejam reduzidos em apenas uma ou duas páginas. Assim, a indicação das páginas é uma das referências para que você construa a síntese.

Considerando que esta tarefa, também será um apoio para o bom andamento da sua entrada na escola e realização da Prática Pedagógica: Estágio Supervisionado e Prática, a partir do Ciclo 3, construa sua síntese, seguindo o roteiro abaixo:

Normas de Formatação da Síntese:

  • Letra Arial, Times, Calibri ou a que você desejar, tamanho 12.
  • Espaçamento entre as linhas simples.
  • Espaçamento entre parágrafos simples.
  • Apresentar o texto na formatação justificada com paragrafação (antes de iniciar o parágrafo) de 1 TAB = 1,25 cm.

Roteiro:

No primeiro parágrafo você deverá dizer que esta atividade é decorrente dos estudos dos Ciclos 1 e 2 da disciplina Base Nacional Comum Curricular (BNCC): história, concepção, política e referenciais pedagógicos:  Estágio Supervisionado e Prática.

Em seguida, você deverá continuar a construir seu texto contemplando os parágrafos abaixo:

No segundo parágrafo você deverá discorrer a respeito: do que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? O que é a BNCC considerando seus aspectos  históricos, políticos, legislação e referenciais pedagógicos? Quais os fundamentos pedagógicos da BNCC?

No terceiro parágrafo você deverá contemplar: o que são competências? Qual o sentido da educação integral, considerando a igualdade, diversidade, equidade, educação ambiental, educação das relações étnico-raciais e cultura-afro-brasileira e africana, e educação em direitos humanos? 

Articulando com o terceiro parágrafo, o quarto parágrafo deverá conter: O que é currículo? Qual a importância de entender o que é currículo para a implementação correta da BNCC? 

Já no quinto parágrafo deverá ser destacado: o que significa o regime de colaboração? E neste contexto, mostre articulação com os parágrafos anteriores.

No sexto parágrafo a ênfase será a  formação inicial e continuada (em serviço) dos professores, ética e profissional para a implementação da BNCC na Educação Básica.

Dando continuidade, no oitavo parágrafo, você deverá apresentar se a BNCC possui uma estrutura? Como está organizada a  estrutura da BNCC considerando toda a Educação Básica: competências gerais, Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio?

No nono parágrafo articulando todo o Ciclo 1 (conhecimentos citados nos parágrafos anteriores, você vai introduzir qual a concepção Educação Infantil e criança considerada pela BNCC? Quais os documentos oficiais e/ou legislações nacionais referentes a Educação Infantil foram consideradas para a construção da BNCC?

Em seguida, aborde no décimo parágrafo qual a formação necessária para atuação do professor na Educação Infantil?

Posteriormente, cite no décimo primeiro parágrafo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento trazidos pela BNCC? Qual a importância dos mesmos? O que são e quais são os campos de experiência, assim como, o que são e quais são os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos para cada campo de experiência? 

No décimo segundo parágrafo traga seus conhecimentos acerca da importância da progressão e continuidade dos processos de aprendizagem desde a Educação Infantil. 

Caminhando para o final da síntese, no décimo terceiro parágrafo aborde: como pode ser feito o acompanhamento e a avaliação das aprendizagens na Educação Infantil? E qual a finalidade da elaboração da síntese das aprendizagens de cada criança na Educação Infantil? 

No décimo quarto parágrafo, destaque qual a importância do período de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental para o desenvolvimento da criança?

No último parágrafo, que será o décimo quinto, apresente as considerações finais da síntese, demonstrando a relevância deste estudo para a sua área de formação e que você já tem o apoio dos conhecimentos dos Ciclos 1 e 2 para dar andamento ao Estágio Supervisionado e a Prática, que serão solicitados a partir do ciclo 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (200.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com