TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido aprendizagem ucb

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso de Psicologia

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem

Professora: Gleicimar Gonçalves Cunha

Alunos: Angélica Gomes

         Caio César

         Catharina Fredenhagem

         Jamile Jaber

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE A TEORIA DE VYGOTSKY

  1. Quais foram os objetos de estudo de Vygotsky?

         O objeto de estudo de Vygotsky era o desenvolvimento humano, a partir do processo histórico que o indivíduo estava vivendo. Vygotsky tinha o objetivo de construir uma nova Psicologia a partir de uma nova concepção de homem, como forma de apontar às relações sociais, à educação, à mediação com a cultura, um caráter dirigente do processo de desenvolvimento de todos os indivíduos em sociedade.

  1. Qual foi a tese, ou seja, a ideia principal da teoria de Vygotsky?

A teoria de Vygotsky entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento, numa visão dialética do processo integral do comportamento. Esse comportamento se dá a partir de processos biológicos vinculados ao fato de que o homem é um ser social e histórico que realiza ações sobre a natureza (processo de trabalho), com o intuito de constituir-se na sua forma de ser e agir e suprir as necessidades colocadas pelo meio em que vive.

Para Vygotsky, o indivíduo nasce apenas com as funções básicas e de acordo com suas experiências com o com a cultura ele transforma o meio ambiente e o meio ambiente o transforma.

  1. Quais são os principais conceitos da teoria de Vygotsky e o que cada um compreende?

No contexto “A Educação Escolar no Processo de Humanização do Homem”, ele entende que o nosso desenvolvimento está relacionado à natureza e à qualidade das mediações que realizamos ou das quais participamos e também como utilizamos instrumentos da cultura, como referência do nível de desenvolvimento da nossa mente. Sendo assim, o ensino e educação têm suma importância de forma mediadora, por construírem formas universais de desenvolvimento psíquico do homem que variam com os determinantes históricos.

        As funções psicológicas superiores: independência do homem, diz respeito a influência que a história social têm sobre a história individual; também sobre a evolução biológica e como sabemos diferenciar, a capacidade de fabricar do homem, saber usar instrumentos de acordo com a sua necessidade e por último que entende a transformação aos poucos do homem primitivo para o homem cultural moderno.

        O desenvolvimento da criança: de ações reflexas a intencionais, relaciona as estruturas primitivas com as peculiaridades biológicas da psique. Quando elas começam a desenvolver, entrando em contato com a cultura e interagindo com a realidade, aparecem novas estruturas, sai da primitiva e vai para a superior.

        O desenvolvimento da criança e suas mudanças revolucionárias, quando a criança se relaciona com o mundo externo, ela vai se desenvolvendo revolucionariamente as suas funções psicológicas superiores, trazem processos elementares, inferior a partir das formas superiores de comportamento.

        As relações entre aprendizagem e desenvolvimento humano, a criança ao se aproximar do mundo de objetos externos passar a ter controle sobre eles, utilizando como ferramentas. E isso dá apoio a movimentos naturais e aos anteriormente registrados. Nessa fase a escola têm colaboração com a criança na apropriação das técnicas culturais, desenvolvendo melhor suas funções psíquicas. A mediação, segundo Vygotsky, é o processo pelo qual a ação do sujeito sobre o objeto é mediada por um determinado elemento. E a linguagem é o principal mediador da ação psicológica, é uma reguladora da comunicação do mundo externo por causa das atividades sociais, para posteriormente torna-se reguladora da própria ação do indivíduo, transformando em um diálogo interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (764.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com