TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  26/4/2022  •  Artigo  •  3.454 Palavras (14 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITARIO

FAVENI

FORMAÇÃO PEDAGOGICA EM PEDAGOGIA

            ANA PAULA DOS SANTOS

        

APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

RONDONOPOLIS – MT.

2021

APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor[1], Ana Paula dos Santos

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.

RESUMO-  O presente tema foi escolhido através da necessidade de contribuir com a educação mais significativa para os alunos neste momento de pandemia, no uso das tecnologias nas salas de aula das séries iniciais do ensino fundamental e auxiliar, ampliar os conhecimentos adquiridos, multiplicando saberes para os professores, pais e alunos. Mesmo diante deste cenário favorável, ainda enfrentamos, até os dias atuais, dificuldades na implementação destas novas tecnologias na educação básica do ensino público. Diante desta constatação, este trabalho tem como objetivo examinar a aplicabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um trabalho descritivo, de cunho bibliográfico, visando apresentar conceitos relacionados a nova metodologia adotada no ensino. Atinamos que as TICs, em parceria com à educação básica, podem acrescentar valores, visando uma aprendizagem significativa dos discentes, porém, mesmo com esta qualidade, existem inúmeros obstáculos que dificultam sua utilização pelos docentes nas escolas públicas. O professor precisa estar motivado e valorizado no uso das novas tecnologias, acreditando na sua aplicabilidade e efetivação. 

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia. Professor. Aprendizagem. Inclusão

  1. INTRODUÇÃO

Dentre várias mudanças que tem ocorrido na sociedade, especialmente no campo educacional, observamos o impacto com que as tecnologias foram se tornando elementar no desenvolvimento das atividades escolares, bem como no processo ensino-aprendizagem.

É notório constatar a qualidade com que as novas tecnologias educacionais associam-se no processo de interatividade quebrando o paradigma metodológico, dos quais o conhecimento, anteriormente, era transmitido de modo unidirecional, trazendo uma nova abordagem que integra, conhecimentos, pesquisas, alunos, professores, em conformidade das exigências da sociedade.

Segundo Martins (1990), apud. Silva et aal (2016 p.2.), “a educação é um processo da sociedade sobre o educando, visando integrá-los aos padrões sociais, econômicos e de interesses”.

Nesse sentido entendemos que neste milênio a educação não é mais um fenômeno de transmissão de conhecimentos, sim, como um processo interativo que se discorre no cotidiano do homem, exigindo que o mesmo torne-se um questionador entre o conhecimento prévio e o conhecimento científico.

Constatamos a enorme contribuição com que as tecnologias alcançam os objetivos, prosperidades, métodos, e avaliação no tocante a sua flexibilidade que ocorre no tempo e no espaço, pois interagem professores e alunos, por meio da internet a se deslocarem em contextos de difícil acesso, porem a qualquer instante.

Outro fator a ser mencionada neste contexto demonstra a eficácia com que a tecnologia se torna uma grande facilitadora entre conteúdos, métodos, e outros critérios pré estabelecidos pelo currículo escolar.

Cabe-nos ressaltar a importância de saber dosar o seu uso para que ela não se torne somente numa ferramenta isolada, porém num instrumento do processo de aprendizagem, dentre os quais professores e alunos se sintam beneficiados com os recursos e aparatos utilizados (BARROSO; Antunes, 2016)

Neste contexto, este projeto tem como tema: considerações sobre a aplicabilidade das tecnologias no processo ensino aprendizagem, e justifica-se como instrumentos que transformam e interagem no intelectual do aluno, como estimulador da curiosidade, por querer conhecer, pesquisar, ampliar seu universo de habilidades, competências diante das informações.

Objetivo Geral: Refletir sobre determinadas considerações sistematizadas sobre as influencias na educação fundamental, que justifiquem sua relevâncias no processo ensino aprendizagem, e como objetivos específicos: Analisar alguns argumentos e sua aplicabilidade nas atividades extra curricular; Citar determinados fatores qualitativos como resultado de sua incorporação entre conhecimento x prática escolar; Contextualizar as importâncias das mesmas no trabalho do professor.

Nesse sentido ressaltamos que a problemática do projeto apresenta-se por meio da seguinte questão norteadora: Por que as tecnologias são consideradas ferramentas metodológicas que contribuem de forma qualitativa no desenvolvimento sócio cognitivo do educando

Por que as tecnologias são consideradas ferramentas metodológicas que contribuem de forma qualitativa no desenvolvimento sócio cognitivo do educando?

      Em momento de intensas discussões sobre as profundas modificações que devem ser processadas para a melhoria do ensino na rede de Ensino Fundamental, o tema escolhido à respeito da aplicabilidade das tecnologias na educação e suas repercussões qualitativas, favorecedoras ao processo ensino aprendizagem vem ampliar o conhecimento, sobre os métodos em suas mais variadas e adequadas práticas de ensino.                                                          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com