TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INSERIDAS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Por:   •  20/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


  1. INTRODUÇÃO

 Muito se tem falado e pensado na inclusão de novas tecnologias nas práticas educacionais atuais, pois elas permitem que o acesso à informação se torne mais rápido e fácil. E o grande desafio para os profissionais da educação atualmente está na utilização dessa tecnologia no dia-a-dia da sala de aula, já que é uma ferramenta que contribui na prática pedagógica do professor, essa inclusão das tecnologias em sala de aula deve ser guiada por uma metodologia que se enquadre às dificuldades dos alunos, sempre observando o objetivo que se quer atingir, levando-se em consideração o lado positivo e as limitações que surgem com o passar do tempo.

O presente trabalho tem o objetivo de proporcionar a reflexão da importância e contribuição da utilização das tecnologias de informação (comunicação) atualmente, já que a mesma contribui na formação do sujeito.

As novas tecnologias se agregam cada vez mais ao meio educacional. A escola, enquanto entidade social é “obrigada” a suprir de modo adequado as demandas da atualidade, é ela que precisa também propiciar os conhecimentos e competências necessários ao aluno para que ele pratique inteiramente a sua cidadania.  A modernização torna possível ao professor e ao aluno apreciar e lidar com mundos diferentes, vivenciando culturas e realidades ainda desconhecidas, a partir de trocas de experiências e trabalhos que envolvam a interação social. Porém, nem sempre o professor tem as condições de trabalho necessárias para tal inovação e na maioria das vezes levam certo tempo para se adaptar a essas novas tecnologias.

Entende-se que, somente o uso das tecnologias não favorece mudança pedagógica, se for usada somente como um aparato tecnológico para enfeitar a aula, o que se torna indispensável é que ela seja aplicada como intermediária do conhecimento para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.


  1. DESENVOLVIMENTO

O mundo contemporâneo, neste momento da história, está marcado pelos avanços na comunicação e por diversas evoluções tecnológicas e científicas. Essas mudanças interferem nas várias fases da vida social, provocando alterações econômicas, sociais, políticas, culturais, influenciando também escolas e o desempenho profissional do ensino. Enfatiza Moran:

O que deve ter uma sala de aula para uma educação de qualidade? Precisa fundamentalmente de professores bem preparados, motivados e bem remunerados e com formação pedagógica atualizada. Isto é incontestável. (MORAN, 2004, p.15)

Realmente, as inovações estão em todos os campos da sociedade e tem reflexo direto na vida do ser humano e principalmente na sua formação escolar e profissional.  Inserir a tecnologia na sala de aula não é tarefa fácil, pois o docente deve propor alternativas, para que o aluno possa entender e absorver o conteúdo proposto, através de sua realidade, para que alcance o objetivo da aprendizagem. Logo abaixo, podemos observar alguns fatores que dificultam o uso da tecnologia na escola.

[pic 7]

O papel do professor na metodologia educativa é fazer com que o aluno apodere-se do conhecimento, partindo de um pensamento crítico que aborde as tecnologias como meios que colaborem para a aquisição da aprendizagem, permitindo ao aluno conhecer o  que lhe é imposto no seu dia-a-dia; a tecnológica, a  informação, que flui em velocidades e em quantidades, modificando gradualmente os hábitos das pessoas, as quais se não acompanharem os avanços tecnológicos, terminam suprimidos da sociedade tecnológica. Discentes e docentes estão frente a um novo modo de ensinar e aprender, é necessário buscar novos ambientes de aprendizagem. Frente ao ensino novas escolhas surgem e é instrumento diário da reflexão dos envolvidos no processo educativo.

        Uma parte das escolas públicas já possuem à sua disposição algumas tecnologias. Porém, a presença dessas ferramentas não significa absolutamente que estão sendo utilizadas de modo adequado. É necessário refletir como inseri-las no dia a dia da educação de maneira permanente. Em seguida, é necessário levar em conta a criação de ideias inovadoras, que utilizem todas as potencialidades dessas tecnologias. A inserção das novas tecnologias no espaço escolar podem colaborar para a melhoria das condições de acesso à informação, reduzir limitações interligadas ao tempo e ao espaço e permitir agilizar o diálogo entre professores, alunos e instituições de ensino. Observe a imagem logo abaixo:

[pic 8]

        Para um uso significativo das tecnologias (aquela que ultrapassa o ambiente escolar), que traga resultados no processo de ensino e de aprendizagem, evidencia-se a necessidade da formação constante e o aperfeiçoamento dos educadores quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação. O papel do professor, é o de mediador, que conduz o aluno a alcançar seu potencial máximo, usufruindo de todos os benefícios educativos que a tecnologia pode oferecer.

Segundo Azzi (1999, p. 46) citado por Brito: “o professor, na heterogeneidade de seu trabalho, está sempre diante de situações complexas para as quais deve encontrar repostas, e estas repetitivas ou criativas, dependem de sua capacidade e habilidade de leitura da realidade e, também, do contexto, pois pode facilitar e/ou dificultar a sua prática” (Azzi, 1999, p. 46, apud Brito).

A prática docente, conforme Azzi menciona se constituir de uma fonte de circunstâncias complexas, na qual o docente no decorrer do seu trabalho diário, se depara com diversos problemas vivenciados pelo aluno, referentes à apropriação e construção do conhecimento.

Outro fator importante é saber distinguir tecnologia e informática, embora aliadas uma a outra, podemos observar que informática é a utilização das máquinas, que processam informações automáticas e tecnologia é qualquer instrumento que nos auxilia e colabora para uma melhor prestação de serviços (DVD, vídeo, projetores multimídias, etc.)  Quando o professor alia informática e tecnologia, seleciona as informações e transforma em conhecimento e leva em conta a realidade da escola, dos alunos e dele próprio, com certeza, o aluno terá um nível de aprendizado maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (345.6 Kb)   docx (200.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com