TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias Educacionais

Por:   •  23/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Ministério da Educação e Cultura

Programa Nacional de Tecnologia Educacional

Proinfo Integrado

Curso de Introdução à Educação Digital

Tutor: Cindery Maria Rolim de Oliveira

Aluna: Rosilda Bezerra de Souza

Novas Tecnologias Educacionais

Cajazeiras, setembro de 2013.

1. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

O presente trabalho mostra que a introdução de novas tecnologias e novas ferramentas no processo educacional se torna cada dia mais fácil de trabalhar, dando assim mais suporte de leituras e de diversos textos onde o aluno desenvolverá seus conhecimentos e suas habilidades. A ideia principal da educação digital é colaborar e desenvolver nos alunos novos conhecimentos e novas aprendizagens, o educador precisa ser consciente da importância da tecnologia educacional como ferramenta valiosa no processo de ensino aprendizagem, facilitando para o educando uma assimilação significativa dos conteúdos, bem como proporcionar a ele um avanço na construção de novos conhecimentos.

Durante as atividades, na sala de informática, os alunos podem construir pequenos textos que tenham significado para o seu cotidiano. Para isso, podemos utilizar as novas tecnologias, onde o computador ajudará aos alunos a ter mais domínio na leitura e na escrita, e podendo assim escolher as fotos, vídeos e outras postagens, como também criar textos e comentários sobre suas atividades utilizando-se de sua criatividade, enquanto aprendem a ler e escrever. Dessa forma eles poderão se sentir e demonstrar suas capacidades e seu potencial. Cabe a nós professor dar este suporte e um empurrãozinho a ales.

2. OBJETIVO GERAL

Utilizar a tecnologia na sala de aula como ferramenta para motivar a participação do aluno no desenvolvimento da sua aprendizagem ampliando seus conhecimentos e garantir maior qualidade ensino-aprendizagem.

3. DESENVOLVIMENTO

Hoje o uso da informática no processo educacional se tornou indispensavel, pois podemos considerar que o computador é uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas. Acreditamos que a aprendizagem se tornará mais significativa para os alunos no processo de inclusão digital de educadores, professores e comunidade escolar.

Precisamos pensar que as novas tecnologias são para todos, é uma nova forma de compreender que estamos vivendo numa nova era. E que a sociedade está mais atenta sobre esta necessidade e tem buscado equipar as escolas numa tentativa de melhorar o sistema educacional do Brasil. É preciso desenvolver a compreensão crítica dos alunos sobre as novas tecnologias.

No mundo moderno que vivemos hoje, estamos nos deparando cada vez mais com as tecnologias na sociedade, e não podia estar à escola de fora a desse desenvolvimento. E de alguma maneira esse avanço tecnológico está mudando o nosso jeito de aprender e ensinar nas escolas públicas.

Atualmente, as escolas não podem simplesmente se conformar com o ensinar a ler e escrever, como único mecanismo de ensino aprendizagem e superação pessoal. O professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com