TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tecnologia inserida na educação

Por:   •  26/11/2015  •  Monografia  •  4.987 Palavras (20 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS -ICSH

CURSO DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

MARIZA RIBEIRO NAJJAR

RA: 1326147

IPAMERI-GO

2015


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS -ICSH

CURSO DE PEDAGOGIA

A tecnologia inserida na educação

MARIZA RIBEIRO NAJJAR

RA: 1326147

Trabalho de curso apresentado à Universidade Paulista – UNIP – Polo Ipameri, como requisito básico para a obtenção do título em Pedagogia sob orientação da Profª Sueli Barberio.

Ipameri-GO

     2015


DEDICATÓRIA

Dedico aos meus filhos e a minha neta, por todo incentivo de força, garra e perseverança. Por sempre me ajudarem a não desistir dos meus sonhos e por acreditar que eu poderia ir mais além.

                                                      “Ele não sabia que era impossível. Foi lá e fez. ”

   Jean Cocteau

RESUMO

A tecnologia inserida nas escolas está cada vez ganhando mais espaço, principalmente com o uso da internet e do computador, se adaptando a esta nova realidade tanto para os educadores quanto para os educandos. Com o avanço da globalização cada vez mais rápida a tecnologia começou a fazer parte do dia a dia das pessoas, passando a ser algo indispensável na educação. Veio trazendo tantos pontos positivos quanto negativos, sendo um grande desafio para a sociedade. Foi feito revisão bibliográfica sobre o assunto, com isso se fez uma explanação dando ênfase no porquê de se utilizar a tecnologia no ambiente escolar, tendo como problematização como é aplicada a prática educativa tecnológica dentro das escolas? Assim, podendo-se relacionar a várias diretrizes que acercam o assunto, dando ênfase a interdisciplinaridade. Com este trabalho foi possível aprender o tamanho da importância das ferramentas tecnológicas dentro da escola da sociedade.

Palavras Chaves: Tecnologia, Educação, Interdisciplinaridade.

ABSTRACT

The embedded technology in schools is increasingly gaining more space, especially with the use of internet and computer, adapting to this new reality for both educators and for the students. With the advance of globalization increasingly rapid technology became part of everyday life of the people, becoming something essential in education. It came bringing many positive and negative points, and a great challenge for society. Literature review was done about it, this was done with an explanation emphasizing on why to use technology at school, with the questioning as technological educational practice is applied within schools? Thus, being able to relate to various guidelines that acercam the subject, emphasizing interdisciplinarity. This work was possible to learn the size of the importance of technological tools within the school society.

Key Words: Technology, Education, Interdisciplinary.

SUMÁRIO

Introdução         ....07

1. Capitulo I: A importância da educação..............................................................10

1.1: Inserindo a tecnologia na educação...............................................................12

1.2:  Pontos positivos e negativos da tecnologia aplicada a educação.................13

2. Capítulo II: As novas tecnologias como um desafio para a educação...............15

2.1: A ação interdisciplinar através da informática.................................................16

3. Capítulo III: A educação continuada como foco do aperfeiçoamento................17

3.1: Os benefícios obtidos através da interdisciplinaridade...................................19

Conclusão..............................................................................................................22

Referências Bibliográficas        ....23

INTRODUÇÃO

A história e a cultura sempre fizeram parte da educação guiando e conduzindo padrões de instrução educacional entre as famílias, nas escolas e na comunidade. O ensino tradicional está dando lugar a novas formas de desenvolver e aprender o conhecimento. Essa nova prática de ensino é característica das novas tecnologias que são implantadas na educação.

A sociedade atual apresenta vários modos de como conduzir a educação sistematizada. As mudanças tecnológicas exigem que o professor sempre esteja se atualizando e aperfeiçoando para que consigam inserir de forma tranquila a tecnologia na sala de aula.

A tecnologia aumentou a capacidade de comunicação entre o homem, levando-o a adquirir autonomia na sociedade, além de ser responsável pela capacidade de obter informações, buscando constantemente avanços tecnológicos na área profissional.

A junção entre a educação e a tecnologia leva a várias indagações, e, ao observar o comportamento dos docentes me levou a um questionamento: Como é aplicado a prática educativa tecnológica dentro das escolas? Assim, pode-se iniciar diversas diretrizes acerca desse tema que envolve o professor, apontando direções e contribuindo para ações educadores dentro da unidade escolar.

Pretto (1996), afirmou que o analfabeto futuro será aquele que não souber ler as imagens geradas pelos meios eletrônicos de comunicação. Isso não significa apenas o aprendizado do alfabeto dessa nova linguagem. É necessário compreender que esse analfabetismo está inserido e é consequência da ausência de uma razão imagética que se constitui na essência dessa sociedade em transformação.

É importante que se saiba qual o atual papel do professor e como ele pode ajudar na formação de seus alunos nesse novo mundo digital. A evolução está ocorrendo muito rapidamente, associada diretamente as inovações tecnológicas no meio educacional sendo parte fundamental do conhecimento e das informações do homem perante a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com