TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

FRANCIELE FONTINI DOS SANTOS

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

[pic 3]

ARIQUEMES-RO

2014

FRANCIELE FONTINI DOS SANTOS[pic 4]

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina o trabalho do pedagogo nos espaços educativos; psicologia da educação II;educação e diversidade; relações étnico-raciais; comunicação e linguagem e metodologia cientifica - 6º semestre.

Orientador: prof. Vilze Vidotti, Carlos Eduardo Gonçalves, Fabio Luiz da Silva, Juliana Fogaça Sanches Simm e Okçana Battini.

Tutor eletrônico: Paula Patricia Laquimia

Tutor de sala:Tatiana Patrícia Laquimia

ARIQUEMES-RO

2014

Introdução         

A importância do ensino de língua materna na escola, nos últimos anos, em que pesquisas têm demonstrado o baixo nível de aprendizados  dos alunos, no que diz respeito a linguagem padrão que se tem exigido em nossa sociedade letrada. É a partir dessas constatações que pesquisas têm tentado explicar e apresentar soluções para o problema. Desta forma, podemos perceber mudanças ocorridas nas últimas décadas com relação à educação e, mais especificamente, no trabalho com a língua materna. Podemos analisar tais mudanças no ensino a partir das várias concepções de linguagem que foram apresentadas ao longo da trajetória do estudo da língua.

[...] A sociolingüística considera em especial como objeto de estudo exatamente a variação, entendendo-a como um princípio geral e universal, passível de ser escrita e analisada cientificamente. Ela parte do pressuposto de que as alternâncias de uso são influenciadas por fatores estruturais e sociais. [...] (MOLLICA, 2004, p.10)

A escola tem a função de mostrar para o aluno a oportunidade de aprender a língua padrão, que vai ser muito útil na faculdade no trabalho em muitos ambientes. Professor nunca pode  achar que o aluno não tem uma língua, agindo então, de modo preconceituoso,  do conhecimento que o aluno já chega à escola e a sua variedade de língua, característica de sua realidade e de sua comunidade.

Conceito de variação linguística

Variação lingüística, como tratar em sala, o professor tem que ficar muito atento, para saber passar para os alunos, a sociedade exige que saibamos escrever e falar na norma culta, mais como o nosso pais e muito grande e desigual, com estados grandes e pequenos pobres rios, com pessoas que vivem em cidades grande e outras no interior é comum que a língua portuguesa sofra variação.

Também pode a ver variação resulta de localização geográfica a língua também pode apresentar variação por outros fatores como a idade, profissão, grau de escolaridade e a região.

Os professores devem passar para os alunos a norma padrão a que e encontrada nos dicionários e nos livros de gramática.

Hoje o mundo esta cada vez mais se globalizando reformulando, com mais tecnologia avançando em direção ao futuro tecnológico.

Como professor do futuro tem sim que passar a norma padrão aos alunos mais junto com a tecnologia com o avanço devemos ter mais conhecimentos para facilitar a forma de passar para os educando, para melhorar a forma de aprendizagem e facilitar neste trabalho.

A escola não esta levando em conta que a educação informal acaba estabelecendo os mitos que a línguas portuguesa e difícil que uma pessoa sem muita instrução não saiba falar com as regras gramaticais, mais isso e questão de tempo, por isso que a leitura e tão importante assim o aluno vai se familiarizando com a norma padrão.

[...] os erros que condenamos só são erros se o critério de avaliação for externo à língua ou ao dialeto, ou seja, se o critério for social. Mas, se adotássemos esse critério para todos os casos, deveríamos também concluir que são erros todos os modos diferentes de falar, mesmo os que são típicos de outras línguas. (POSSENTI, 1997, p.30)

A variação lingüística é um tema de muita importância, sobretudo no início da escolarização, quando a criança esta iniciando  na alfabetização  no ensino da linguagem escrita, os  estudo de variação lingüística no processo de aprendizagem  da leitura e escrita seja teoricamente reconhecido como uma fase muito importante na vida escolar , não tem sido objeto de suficiente atenção por parte dos professores  o qual em muitos casos não recebe informação e formação que lhe permitam lidar apropriadamente com essa questão em sua atividade profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com