TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: REFLEXOS NA ESCOLA

Por:   •  4/4/2017  •  Artigo  •  6.759 Palavras (28 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 28

VIOLÊNCIA DOMÉSTICACONTRA A CRIANÇAEO ADOLESCENTE: REFLEXOS NA ESCOLA

Rosemeri Cardoso Amianti[1]

Rejane Christine de Barros Palma [2]

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os reflexos da violência doméstica no desenvolvimento da criança e do adolescente no ambiente escolar. Para construção do artigo utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica. Foi possível perceber que a violência doméstica é um problema global que abrange muitos lares e de forma, normalmente silenciosa. A situação é conflituosa uma vez que na família e no lar, as pessoas devem se sentir amparadas e protegidas, sendo um local de refúgio de cada integrante. As decorrências da violência doméstica na criança e/ou adolescente podem ser graves, pois pode transferir esta agressão aos outros ao longo de sua vida, tornando-o mais agressivo, com baixo autoestima, depressiva e infeliz diante o ocorrido, e que pode alterar seu desenvolvimento psicológico, afetivo, social e pedagógico; a violência é capaz de mudar suas próprias características e personalidade, onde acabam por transferir esta violência ao longo de sua vida. A escola torna-se um ambiente em que é possível se identificar esta mudança de comportamento, tendo como agente observador o professor, uma vez que possui acesso diário e muito próximo a vítima; ele pode auxiliar a criança a superar a violência sofrida, criando meios de se automotivar e autovalorizar, fazendo-o acreditar que seus conflitos e frustrações podem ser superados.

Palavras-chave: Vítima, Violência, Família, Desenvolvimento, Reflexos.  

INTRODUÇÃO

        Quando se realiza uma avaliação no desempenho escolar de uma criança ou jovem, é necessário se considerar vários fatores, tais como: pessoais, ambiente familiar, ambiente escolar e social o qual está inserido, uma vez que estes fatores interagem em si contribuindo ou prejudicando seus conhecimentos, predisposições e habilidades.

        No âmbito da aprendizagem, a influência mútua entre estes aspectos contribuem para que esta criança atinja ou não o sucesso desejado, e isto pode ser entendido observando sistematicamente seu rendimento escolar, observando suas características particulares, sua convivência no meio familiar, sua interação na escola, no grupo de amigos, entre outros.

        O foco neste trabalho é a reflexão acerca de um fato que tem acontecido com mais frequência no meio familiar ultimamente, que é a violência doméstica.        

        A criança que sofre violência doméstica acaba por ser prejudicada no seu desenvolvimento, uma vez o ambiente o qual se encontra reflete no seu funcionamento cognitivo, emocional, escolar e social.  Ocorre uma queda no rendimento e desempenho escolar da criança que é violentada em casa, gerando sequela observada comumente nas escolas e pelos professores. Há que se mencionar que neste contexto os professores e a escola possuem papel importante no processo de desenvolvimento da criança.

        No ambiente escolar, o indicativo mais comum é o comprometimento do desempenho escolar do aluno, pois no processo de avaliação isto pode ser percebido com mais facilidade pelo professor, Desta forma, tem-se evidenciado esta violência nos dias atuais, buscando compreender as reais causas de tais fracassos escolares por parte destas crianças.

        O objetivo geral é analisar os reflexos da violência doméstica no desenvolvimento da criança e do adolescente no ambiente escolar. Os objetivos específicos são: verificar a importância da família no contexto social e afetivo; pesquisar os principais tipos de violência doméstica; analisar como se sente a criança e o adolescente vítimas de violência doméstica.

        A problemática se volta a seguinte indagação: a violência doméstica influencia o desenvolvimento da criança e do adolescente?

         A metodologia utilizada para revelar esta situação foi arealização de pesquisa bibliográfica, que para Vergara (2009), é o estudo sistematizado desenvolvido segundo material publicado em livros, revistas, jornais, locais eletrônicos, isto é, qualquer pessoa tem acesso. A realização desta pesquisa bibliográfica possibilitou o aprofundamento da temática em estudo, buscando o que os teóricos já construíram sobre a violência doméstica.

Contexto Familiar

Buscando demonstrar a importância da família no desenvolvimento da criança e do adolescente, busca-se a fundamentação teórica que possibilita o esclarecimento e o aprofundamento deste estudo.

Para Rego (2003), a família e a escola compartilham funções sociais, políticas e educacionais, na medida em que contribuem e influenciam a formação do cidadão.

A Família é uma categoria analítica que envolve fatores sociais, históricos, culturais e morais, partindo do pressuposto que é considerada a célula mater da sociedade, e para analisá-la,parte-se do conceito delineado por Pereira (1997) o qual comenta que família é o conjunto de pessoas que descendem de um eixo anterior, ao lado dos quais também se encontram o cônjuge e seus filhos, os cônjuges dos filhos e irmãos, bem como os irmãos dos cônjuges.

Ainda nesta perspectiva, Diniz (1996) acrescenta que a família é o grupo unido e fechado de pessoas, tendo pais e filhos como também outros parentes, ligados pela coexistência e amor com objetivos diretivos parecidos. Na visão de Rodrigues (1991), família é a instituição que surge e se desenvolve da coexistência entre o homem e a mulher, cabendo ao Estado protegê-la, pois a vê como centro de seu arranjo social.

Nesse sentido, a família é a base da sociedade, constituindo no primeiro grupo do qual se faz parte; é nela que se aprende a primeira lição do convívio social; formando a primeira identidade na sociedade; é onde se aprende a perceber o mundo e se situar nele. Quando relacionamos a família com a construção social, Saraceno (1997) mostra que:

A família é um dos lugares privilegiados de construção social da realidade, ela constitui o material de que se constroem os arquétipos sociais, os mitos. A família é também um dos atores sociais que contribuem para definir as formas e sentidos da própria mudança social. [...], devemos considerar a família como o espaço histórico e simbólico no qual e a partir do qual se desenvolve a divisão do trabalho, dos espaços, das competências, dos valores, dos destinos pessoais de homens e mulheres, ainda que isso assuma formas diversas nas várias sociedades. (SARACENO, 1997, p. 14).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com