TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VISÃO DA SOCIEDADE A FIGURA DO PROFESSOR

Por:   •  7/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  1.721 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

MOLDES DA EDUCAÇÃO ATUAL        4

2.1 VISÃO DA SOCIEDADE A FIGURA DO PROFESSOR        4

2.2 O CIDADÃO MAIS ÉTICO E POLÍTICO        4

2.3 A VISÃO DA SOCIEDADE À FIGURA DO PROFESSOR        4

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

Estamos inseridos em uma sociedade na qual existe uma urgência em valorização profissional e investimento em educação, porém, a realidade da sociedade não é bem essa. A começar pela valorização do profissional da educação está longe de ser dos sonhos. A educação pública está sucateada, com estrutura física precária e falta de comprometimento da base do educando (a família), que é a base da educação moral. Veremos abaixo algumas opiniões e sugestões do grupo.


  1. moldes da educação atual.

  1. VISÃO DA SOCIEDADE A FIGURA DO PROFESSOR.

Hoje em dia vivemos em um mundo onde os valores sociais estão perdidos as pessoas não visam mas a busca pelo conhecimento buscando assim coisas materiais, só pensam no lado financeiro. As diversidades sociais deixam os cidadãos cada vez mas longe dos seus valores morais e éticos e com isso acaba sendo desvalorizado o papel do professor tão importante para a construção de uma sociedade digna, pois somente através de uma educação de qualidade formamos cidadãos capazes de cumprir com seus deveres sociais e reconhecer seus direitos, dando a eles o poder de decisão sobre qualquer hipótese.

A sociedade (responsáveis de alunos) tem uma visão deturpada da escola, a veem como depósito de aluno e põe a culpa nos governantes,  também penso que o governo vem fechando os olhos para os problemas da educação em nosso país desde a péssima  qualidade do ensino ate a má remuneração do profissional, mas a sociedade deve agir, e não somente colocar a culpa no governo.
O papel do educador, antes tão precioso,  para construção de uma sociedade hoje parece ter sido descartada pela mesma, um profissional tão disputado antes pelas famílias, hoje não tem prestígio algum, pois cada dia mais os pais se afastam do ambiente escolar deixando assim toda a formação do seu filho para o educador o sobrecarregando assim, o professor com tarefas que as quais pertencem aos próprios responsáveis.
Como alguém é capaz de abdicar do seu tempo, seu dinheiro e o seu lazer para investir numa profissão que não lhe dará status nenhum, somente o prazer de adquirir conhecimento. Por isso ao escolher ser um educador devemos analisar bem qual vai ser o tipo de educação que levaremos para nossos alunos pois teremos em sala de aula uma tarefa árdua que é levar o conhecimento e formar cidadãos capazes de reconhecer numa sociedade seus valores e a diversidades culturais contudo formar pessoas capazes de viver em uma sociedade sabendo respeitar os direitos do próximo pois através de uma educação de qualidade tornaremos o mundo melhor.

  1. CIDADÃO MAIS ÉTICO E POLÍTICO.

O ato de educar é bastante reflexivo, pois é necessária conscientização da importante responsabilidade na formação dos alunosComo formadores de opinião é necessário, além de diversos fatores, primar pela ética e pela coerência.

Além de inúmeras exigências que o educador carrega em sua profissão, lecionar traz como condição básica pesquisar, falar, proporcionar, vivenciar, ouvir, dialogar, debater, transformar..., educando o indivíduo para a vida.

Por esta razão o educador carrega um fardo importantíssimo dentro de uma escola, devendo tornar-se cúmplice da aliança que fez com sua profissão, independentemente da situação difícil em que se encontra, pois sabemos que é uma profissão pela qual está sendo feita uma luta descomunal para que seja vista com seu devido valor pelos políticos e pela sociedade. E esta é uma batalha de anos e muito árdua, sendo que o aluno deve ser ciente desse caos educacional em que nos encontramos hoje.

Profissionalizar-se na área da educação permite ao professor, através da educação na escola, instruir seu aluno a pensar certo nos caminhos que a vida irá lhe propor e que este aluno consiga visualizar o que é válido e o que não é. Um destes caminhos é a visão ampla de uma política justa, correta.

As crianças de hoje serão os futuros políticos, donos de escolas, diretores, gestores de amanhã. E, se estes forem conscientes e agirem com ética e moral, por terem sido conscientizados por seus professores, serão mais zelosos com os benefícios voltados para a educação. Mas para isso é necessário preparar os cidadãos para serem sujeitos que saibam pensar, saibam questionar, raciocinar, duvidar, para assim poder construir seus próprios conceitos e conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com