TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Variação Linguística

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Tabela:  Como se fala e como se escreve

Como se fala:

Como se escreve:

Escrevi

Escreve

Fácil

Fácil

Muié

Mulher

Pranta

Planta

Pexe

Peixe

Caxa

Caixa

Home

Homem

Ovu

Ovo

Broco

Bloco

Veio

Velho

Meió

Melhor

Teiado

Telhado

Genti

Gente

Exemplu

Exemplo

Intão

Então

Iscola

Escola

Iscada

Escada

Leiti

Leite

Isqueletu

Esqueleto

Resenha:

           A obra de Maria Lúcia de Castro Gomes, metodologia do ensino da língua portuguesa 2ª edição em 2011, capítulo 2 de tema variação linguística, cita sobre as diferenças na fala e na escrita em vários estados de todo o brasil.

          A variação linguística ocorre porque vivemos em uma sociedade complexa de diferentes grupos sociais, alguns não tiveram acesso a educação formal, enquanto outros não conhecem a norma culta padrão.

 A língua varia de acordo com as situações o cotidiano. As variações  podem acontecer porque nosso país tem uma diversidade cultural muito grande a respeito da linguagem falada. Ex: É muito comum entre as pessoas de baixo nível de escolarização a troca de (r) em lugar do (L) em grupos consonantais, como (Blusa) e o garbo apresentado por ALKEMEN (2003p.35).

         Nossa linguagem informal é mais utilizada  no ambiente famílias ou grupos de amigos, podemos então, concluir que não existe o errado e se o diferente nas conversações  sociais e culturais de uma sociedade. Um assunto muito importante para nossos dias recomendado aos professores, alunos de pedagogia em todos os públicos.

Diferença entre fala e escrita:

            A língua escrita não é só uma forma de transcrever ou representar a fala, dessa forma não escrevemos exatamente como falamos e vice-versa. A escrita é representada pela fala, que ao interagir com a fala esta se completa. Num processo histórico, a fala antecede à escrita, estando assim, mais presente em nossas vidas.
            Para a criança que inicia seus estudos, se depara com uma dificuldade que separa a oralidade da escrita. Assim, deixar claro para ela quais são essas diferenças, se torna fundamental para seu desenvolvimento.
A linguagem falada apresenta grande diversidade de palavras de um mesmo vocábulo, algumas mais próximas do padrão, e outras, menos popular, socialmente classificadas. Na escrita, geralmente é usada a língua padrão, por ser valorizada socialmente, pois se não fosse assim, teríamos inúmeras variações da língua escrita, o que poderia causar uma grande confusão.
Na fala, em grupo de amigos com conversas informais, podemos utilizar os recursos da linguagem corporal, facial. Já na escrita procuramos escrever de forma correta utilizando as pontuações, acentuações para que o texto, ou palavras fiquem bem elaborados. Tais recursos são tentativas de reproduzir e representar de maneira “artificial”, o que é possível ser feito naturalmente na linguagem falada.
           Além disso, na língua falada utilizamos frases mais curtas, por uma limitação humana de memorização, enquanto que, na escrita essas frases podem ser mais longas e elaboradas, a fim de que não se corra o risco do que o texto fique incompleto, com frases soltas, prejudicando o entendimento do todo.
           Por Fim, a fala também nos permite tratar de vários temas ao mesmo tempo sem que se precise falar a mesma coisa, pois os recursos utilizados na fala nos permite compreender a fala do outro, sem dificuldade. Já na escrita, de preferencia, o texto deve ser “curto e grosso”  tratando do mesmo tema, do início ao fim, para que não se afete a sequência do texto. Tais diferenças são mais visíveis ao indivíduo alfabetizado e com o domínio da língua padrão. Para a criança que está iniciando no mundo de alfabetização, essas diferenças não são tão claras assim, uma vez que, para ela, ainda a escrita representa a transcrição de sua fala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com