TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A IMPORTÂNCIA DA EXISTÊNCIA DE UMA BRINQUEDOTECA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL?

Por:   •  2/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.945 Palavras (12 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 12

 QUAL A IMPORTÂNCIA DA EXISTÊNCIA DE UMA BRINQUEDOTECA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL?

 A implantação de uma brinquedoteca nas instituições de educação infantil vem trazendo importantes benefícios para as crianças em diversos aspectos principalmente estimulando o brincar livremente, aonde os nossos pequenos aprendem a explorar seus movimentos cognitivos, assim desenvolvendo as capacidades motoras (condicionais e coordenativas), através de atividades lúdicas que incentivam a afetividade, o raciocínio lógico, a auto-estima, senso de organização e assimilação cultural etc. Mais para que isso tudo ocorra às instituições devem ter ambientes preparados e adequados, com cantinhos planejados que levem a criança a se transporta para um mundo mágico cheio de imaginação ou para o mundo real, fica a sua escolha.

 E muito importante que a brinquedoteca tenha cantos lúdicos diferentes, para que as crianças tenham o momento de escolha. Aqui estão alguns exemplos.

  • Canto dos jogos (preparado para as crianças terem acesso a uma variedade de jogos didáticos que levem a desenvolvimento do raciocínio e percepção e também levem também para o seu lazer.).

  • Canto das invenções (seria um espaço voltado para a criatividade aonde a criança teria a liberdade de criar, o que quiser mais sem esquecer que, para isso ocorrer o canto deve possuir uma diversidade grande de material).

  • Canto da historia (têm que ser um ambiente aconchegante, aonde as crianças possam se sentir a vontade para ouvir ou ler as historias.).
  • Canto do “faz de conta” (aonde a criança deve ter acesso a mobílies adequados a sua idade aonde devem ser replicas de moveis de casa normal.).

 Esses ambientes são super importantes, para uma brinquedoteca, por que através dele a criança começa a expressar suas preferências, então e importante que o professor, que será o mediador desse momento deixe a criança ter a sua opinião e escolha.

 Mais não podemos esquecer para que aja, todo esse processo de desenvolvimento alcançado, as instituições devem preparar suas brinquedotecas com um espaço físico adequado, com jogos, brinquedos e moveis adequados para a idade dos freqüentadores do ambiente, e que tenham materiais diversificados e que nunca se esquece que devem levar em conta as necessidades das crianças, e as características do desenvolvimento infantil e é primordial que os brinquedos, jogos diversificados, fantasias e outros objetos sempre estejam disponíveis e em bom estado de conservação, então e muito importante que os brinquedos em má conservação sejam trocados ou reformados imediatamente para evitar possíveis incidentes.

 E bem claro que a brinquedoteca e um ambiente indispensável em uma instituição tanto escolar quanto em outras localidades já que a brinquedoteca foi elaborada para todos os públicos como em:

  • Comunidades carentes aonde têm a finalidade de unir a vizinhança.

  • Em hospitais, pois auxiliam no tratamento de crianças portadoras de alguma necessidade especial.

  • Em universidade que serve para alunos a prender a pesquisar o comportamento de crianças.

 Esses são alguns exemplos de brinquedotecas para serem colocadas em diversas localidades, pois um pequeno espaço pode trazer uma enorme transformação para uma criança, pois ensina a mesma a se socializar, a estimular a atenção e concentração, a desenvolver a criatividade, aumentar a autonomia dos pequenos, desenvolverem a responsabilidade. Então e muito importante que em todas as instituições tanto públicas ou particulares tenha uma brinquedoteca.

 

 

Como um ambiente lúdico poderá ser um incentivador da aprendizagem e do desenvolvimento infantil?

Para que a as atividades lúdicas possam ser um incentivador da aprendizagem do desenvolvimento infantil, devemos saber a importância e a necessidade que promovem o indivíduo participa em atividades lúdicas adequada ao seu estágio de desenvolvimento, além disso garante a ela obter aprendizagens excelentes e duradouros. Os jogos brinquedos, e brincadeiras são de estrema importância possibilitando para o indivíduo o desenvolvendo de aptidões físicas, mentais, e emocionais, é a parti das brincadeiras que podemos afirmar o comportamento de cada um que vai se revelando a cada momento das brincadeiras, o emocional a personalidade são um dos primeiro fatores que transparece muito rápido, cabe o educador também observa o ambiente da escola que possa utilizar comoum ambiente totalmente lúdico naquele dia, utilizar estratégias que possam ser útil obtendo assim sucesso na realizações de atividades para as crianças, a brincadeiras elas possibilitam promover  sucesso em grandes questões, por exemplo :

Convívio:a escola ela estabelece um convívio social maravilhoso, através de rotinas, com atividades lúdicas promovendo o respeito aprendendo a ter responsabilidades saber lidar com a coletividade e a individualidade, lidar com a auto disciplina e controle de si mesmo o convívio também prepara a criança saber lidar com variedades de personalidades diferente tornando um cidadão de bom convívio de personalidade ótima e preparado para a vida lá fora. Mais para que isso aconteça de fato devemos utilizar todas as ferramentas que uma escola nos oferece cada cantinho, como a do pátio, brinquedoteca, quadra, no parque, para que os educadorespassam reproduzir em prol, de brincadeiras e atividades lúdicas.

Afetividade: com as ativadas lúdicas a criança começa a promover habilidades para lidar com outras pessoas e sentirem seguras cada vez mais com o próximo, o companheirismo começa a andar lado a lado junto com as brincadeiras, grupos começam a serem formados para atividades ou até mesmo os jogos e brincadeiras para as rotinasque o dia a dia nos oferece nessa parte cabe o professor saber variar a cada brincadeira feita para que o indivíduo possa de adaptar lós com os outros colegas que ainda não houve um entrosamento necessário, com isso a criança começa a desenvolver amor, companheirismo parceria, com o próximo, obtendo assim nenhuma dificuldade de surgimento de novas amizades.

 Entrosamento: as brincadeiras lúdicas também permitem uma aproximação rica e prazerosa para a criança, com elas a oportunidades de capacitar a criança a saber lidar com outras pessoas tanto da mesma idade, ou maiores ajudam muito no desenvolvimento individual de cada um, opiniões que cada um possui, saber leva em consideração e saber escolher a melhor para tal, ou até mesmo não ter medo de compartilhar ou partilhar da mesma opinião, entrosamento quer dizer melhor convívio em vários aspectos e as atividades lúdicas ajuda a promover a sociabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com