TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Educação Infantil

Por:   •  27/9/2015  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

 [pic 1]

Universidade de Brasília

Disciplina: Educação Infantil

1º semestre letivo de 2015

Atividade Avaliativa I

Argumentos sobre a relevância da Educação Infantil para a criança

Em diversos lugares e para várias pessoas, a Educação Infantil é apenas um espaço onde elas passam um determinado tempo sendo cuidadas enquanto seus pais trabalham. Além de um espaço para a permanência das crianças, devemos levar em conta tudo o que é desenvolvido neste lugar. Com base nos vídeos, no texto “Fundamento da Educação Infantil” e algumas pesquisas, irei apresentar alguns argumentos que mostrarão o verdadeiro papel da Educação Infantil para as nossas crianças:

1. As crianças necessitam de formas diferentes para conseguirem aprender/assimilar um determinado conteúdo. Existem diversas formas de se trabalhar com a criança para que ela aprenda o que esta sendo pretendido pelo educador.  O educador deve saber como passar determinando conteúdo para que as crianças consigam entender eles de forma mais rápida, ou dependendo da dificuldade do assunto, elaborar brincadeiras e jogos que tornem mais interessante, fazendo com a criança aprenda o conteúdo, mas de maneira mais prática.

2. Assim quando entram na educação infantil diversas crianças já começaram a se desenvolver dentro de suas famílias, porém esse desenvolvimento deve ser melhor trabalhado, a educação infantil tem o papel de moldar tudo o que a criança já trouxe consigo, mas também tem o papel de ensinar coisas novas a elas. O educador deve trabalhar esse desenvolvimento com estímulos, pois são a partir deles que a criança começa a se descobrir e também descobrir o mundo ao seu redor. Ele também deve trabalhar com atividades diferenciadas, que estimulem as percepções visuais, auditiva e tátil.

3. O educador deve entender qual o seu papel naquele determinado espaço que foi designado a ele. Ele deve saber que as crianças estão sempre em desenvolvimento, não importa se o que ele mostrou a elas foi errado ou certo, elas ainda não conseguem distinguir, elas simplesmente irão aprender aquilo e tomarão para suas vidas. O apoio, a educação e os cuidados do educador são fundamentais para capacitar as crianças para a vida de fato, elas devem ser preparadas para enfrentarem todo o processo seguinte, que é a educação básica.

4. Todas as atividades desenvolvidas devem possuir objetivos, nunca visando apenas a recreação, pois já existe um momento com essa finalidade. Como papel do educador, ele deve transformar as atividades que seriam chatas a essas crianças em atividades que podem ser divertidas e interessantes, pensando em como elas ajudarão essa crianças em seu processo de aprendizado.

5. A educação infantil é de extrema importância para o desenvolvimento de uma criança, pois é ela quem modela e trabalha todos os potencias da criança. As atividades devem sempre trabalhar em cima de algum aprendizado, visando o desenvolvimento, sejam elas para a criança se comunicar melhor, para ela explorar o mundo, para ela se conhecer e para aprender a se tornar um cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com