TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A construção do numero operatório

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

                                  A construção do numero operatório

  As crianças estão presentes no meio social onde os números também estão presentes, de forma oral ou escrita, o que faz com que a criança já chegue à escola com algum conhecimento de numero.

  Segundo Piaget a estrutura lógica de classificação, ou seja, aproximar elementos por alguma semelhança se desenvolve de forma gradual, em etapas sucessivas da infância, onde no primeiro momento a criança constrói o conceito classificatório em contato direto com objetos e pouco a pouco essa necessidade diminui até ser capaz de construir esquemas abstratos de classificação.

  Classificar não é algo a ser ensinado, mais sim estimulado, podemos então estimular a classificação brincando e desenvolvendo de forma constante e progressiva essa habilidade de acordo com o nível de desenvolvimento da criança.

  No nível das coleções figurais, a criança no período pré-operatório (3 a 4 anos), cria imagens e figuras, para ela o que mais se destaca nesse nível é o aspecto figurativo daquilo que é capaz de construir.

  No nível das coleções não figurais a criança leva em consideração características comuns a todos os objetos. As crianças nessa fase desenvolvem a possibilidade de dar um nome a todos os elementos e se baseiam em características comuns a todos para isso.

  Já no nível da classificação operatória a criança precisa compreender que uma classe de elementos pode estar encaixada ao mesmo tempo em outra   classe, ex: duas peças de roupa iguais podem ter cores diferentes.

  Na seriação a criança consegue então organizar pela diferença de forma crescente ou decrescente, existem vários níveis de seriação:

  *Ausência de seriação, nessa fase a criança forma grupos com dois ou três elementos.

  *Seriação por tentativa (serie intuitiva), nessa fase a criança tem dificuldade em selecionar qual peça é maior que todas as que faltam ser colocado, o que significa que, seu raciocínio ainda não é sensível para considerar a relação entra dois sentidos contrários, ou seja, um objeto ser ao mesmo tempo maior que um e menor que outro.

  Serie operatória

  A partir de critérios lógicos a criança é capaz de selecionar e antecipar o lugar de cada elemento. Essa capacidade é chamada de transitividade.

  O numero operatório se constrói quando uma criança adquire a habilidade de classificar e der nome a um conjunto e ao mesmo temo ordenar esses elementos; dando um nome a esse conjunto a criança está construindo o úmero cardinal (que expressa quantidade) e ao seriar esses elementos ela estará construindo o numero ordinal (que indica ordem).

 Conservação

  A conservação de quantidades é construída pela criança de forma progressiva, ou seja, é construída gradualmente e não é ensinada a ela diretamente, mais sim estimulada.

  Numerização

   É a aprendizagem dos números em suas respectivas quantidades.

  Seqüência numérica, 0, 1, 2,3... E segue progressivamente na estrutura “mais um” e cada numero tem um antecessor e um sucessor, exceto o zero.

  O corpo aprende

Para que a criança possa propiciar do conceito de numero, são necessário que ela tenha oportunidade de vivenciar situações através de atividades ou jogos, essas atividades devem conter alguns princípios como a comparação, a classificação e a seqüência para que o objetivo seja alcançado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com