TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Educação Física Infantil Plano de Aula

Por:   •  14/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.473 Palavras (14 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 14

                                         UNIVERSIDADE PAULISTA/SOROCABA– EDUCAÇÃO FÍSICA[pic 1]

        Disciplina: Educação Física Infantil

            Profª Flavia Cristina Rodrigues Bueno

Plano de Aula – Nº 1

Tema da aula: Circo

Objetivos: Equilíbrio.

Materiais/Equipamentos: Quadra, rádio, bolas de diversos tamanhos, corda, banco, imagens impressas dos profissionais circenses e giz.

DATA

LOCAL

REGENTES

TURMA/ SÉRIE/IDADE

10/08/2017

CEI - 14

Tatiana Lima

 Macaco / 3 anos

PARTE INICIAL (Tempo previsto: 10 minutos)

   Realização de uma roda de conversa, onde será apresentado para as crianças imagens de alguns profissionais do circo, como: o palhaço, a bailarina e o equilibrista. Perguntar para as crianças se já foram ao circo, se conhecem esses profissionais e se sabem quais atividades eles realizam.

   Falar para as crianças que a quadra virou um grande circo onde eles serão os profissionais e terão que realizar as atividades conforme forem passando pelas estações.

PARTE PRINCIPAL (Tempo previsto: 30 minutos)

   Na quadra será realizado um circuito com atividades de equilíbrio envolvendo alguns profissionais do circo. Primeiramente mostrar cada etapa do circuito para as crianças e explicar que elas terão de imitar os movimentos do professor durante o percurso.

   Na primeira estação as crianças serão os palhaços, utilizando diversas bolas de diversos tamanhos, elas terão que imitar os movimentos que realizados pelo professor: jogar a bola com uma mão, jogar a bola com a mão direita/esquerda, tentar equilibrar a bola na cabeça, passar a bola entre as pernas, por trás do corpo.

   Na segunda estação, as crianças serão bailarinas, conforme a música, pedir que as crianças realizem diversos movimentos que envolvam equilíbrio, como: dançar utilizando uma perna só, dançar em cima de um pequeno banco, ficar de ponta de pé, fazer avião e posição de parada de bailarina.

   Na terceira estação as crianças serão equilibristas. Elas terão que andar, se equilibrando, em cima do banco, em cima da corda esticada no chão e sobre a linha marcada na quadra. Pedir para que tentem caminhar com um pé em frente ao outro, com um pé de cada vez, mais rápido/mais devagar, para a frente e para trás. Durante toda a realização da atividade acompanhar as crianças.

PARTE FINAL (Tempo previsto:  10 minutos)

   Na quarta estação, fazer uma roda de conversa na quadra, onde as crianças contarão como foi a realização das etapas. Perguntar: Quais profissionais do circo elas conheceram? Quais atividades esses profissionais realizam no circo? Como foi realizar as etapas? Qual elas mais gostaram?

AVALIAÇÃO:

   Durante a parada de bailarina avaliar o equilíbrio das crianças.

                                         UNIVERSIDADE PAULISTA/SOROCABA– EDUCAÇÃO FÍSICA[pic 2]

        Disciplina: Educação Física Infantil

            Profª Flavia Cristina Rodrigues Bueno

Plano de Aula – Nº 2

Tema da aula: Brincar e reciclar

Objetivos: Equilíbrio

Materiais/Equipamentos: Quadra, pneus velhos, corda, garrafas pets, caixas de papelão.

DATA

LOCAL

REGENTES

TURMA/ SÉRIE/IDADE

15/08/2017

CEI - 14

Tatiana Lima

Elefante / 4 anos

PARTE INICIAL (Tempo previsto:  10 minutos)

   Iniciar a atividade perguntando para as crianças se elas sabem o que são materiais recicláveis. Durante a conversa explicar a importância da reciclagem e apresentar os materiais recicláveis que serão utilizados durante a aula.

PARTE PRINCIPAL (Tempo previsto: 30 minutos)

 

   Na quadra será realizado um circuito com os materiais recicláveis para trabalhar o equilíbrio das crianças.  

   A primeira etapa será composta por pneus intercalados, para que as crianças pulem de pernas fechadas de dentro de um para dentro do outro, com as pernas abertas em cima de um e para cima do outro.

   Na segunda etapa haverá cordas esticadas no chão e ao final da corda uma caixa de papelão fechada, a criança terá de andar normalmente e depois na ponta de pé sobre a corda e em seguida pular por cima da caixa de papelão.

   Na terceira etapa as garrafas pets estarão dispostas uma na frente da outra e a criança terá de correr como se tivesse costurando as garrafas, passando pela direita em uma garrafa e na garrafa seguinte pela esquerda de frente e de costas.

PARTE FINAL (Tempo previsto: 10 minutos)

 

   Realização de uma roda de conversa para avaliar o quanto as crianças entenderam sobre a importância da reciclagem, reforçar quais são os materiais que podem ser reciclados, perguntar se elas podem dizer o que mais dá para fazer com materiais recicláveis.

AVALIAÇÃO:

   

Analisar o equilíbrio das crianças enquanto elas caminham sobre a corda.

                                         UNIVERSIDADE PAULISTA/SOROCABA– EDUCAÇÃO FÍSICA[pic 3]

        Disciplina: Educação Física Infantil

            Profª Flavia Cristina Rodrigues Bueno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (138.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com