TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diversidade e a inclusão

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3 

2 DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................  3

2.1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA ....................................................................................... 3

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................... 7

4 REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 8



  1. INTRODUÇÃO

Conhecido cientificamente como DGD - Distúrbios Globais do Desenvolvimento – o autismo é uma síndrome caracterizada por alterações que se manifestam, sempre, na interação social, na comunicação e no comportamento. Normalmente manifesta-se por volta dos 3 anos de idade persistindo por toda a vida adulta. Atinge principalmente o sexo masculino, na proporção de quatro meninos para cada menina. As causas ainda não foram claramente identificadas e várias abordagens de tratamento têm sido desenvolvidas. Os prejuízos estão diretamente relacionados ao grau de autismo que a pessoa apresenta. Algumas,apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Algumas parecem fechadas e distantes, outras presas a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.

As pessoas com autismo têm um modo diferente de aprender, organizar e processar as informações. Para respeitar estas diferenças, elas precisam de ambientes estruturados e organizados, pois normalmente os autistas têm dificuldades em mudarem suas rotinas diárias.
Instituições
educacionais bem estruturadas, com profissionais especializados, possibilitam um tratamento mais apropriado para os portadores de autismo em seus diversos graus de comprometimento.

A medida que conseguimos estabelecer um vínculo com cada um deles, procurando proporcionar um ambiente terapêutico, onde possam se sentir acolhidos, observamos um desabrochar na forma de se relacionarem, cada um se colocando com a característica que lhe é peculiar.

2 DESENVOLVIMENTO


  1. SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Na sequência didática segue modelos de atividades para serem desenvolvidas com uma aluno com autismo

Plano de aula 1

Ano: 1º ano

Disciplina: Linguagem e Artes

Carga horária: 1 aula (50 minutos)

Conteúdo: Atividade lúdica - Teatro com fantoches, bolhas de sabão e movimentos corporais.

Objetivos gerais e específicos:

- Desenvolver período de atenção compartilhada de 5 minutos ou mais;

-  Explorar objetos;

- Observar e manusear diferentes materiais

- Estimular a fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.

Procedimentos:

Apresente o potinho de bolhas e comece a soprar bolhas para a criança. Se ela se interessar, faça mais bolhas. Modele a palavra com a qual a criança poderá pedir por mais bolhas de sabão: você diz: “bolhas” por varias vezes enquanto sopra as bolhas e durante a pausa de sua ação. Pegue o fantoche do sapo e diga a criança que o sapo come bolhas e que ele está com muita fome. Procure pegar as bolhas com a boca do sapo. Utilize movimentos amplos pela sala e exagere nas expressões faciais, imite o pulo e o som do sapo. Faça um som interessante  e diga a palavra bolha de forma divertida, entregue e  estimule a aluno a escrever a palavra bolha mesmo que ele não consiga o elogie para um maior qualidade da atividade.

Recursos: Fantoches, bolhas de sabão, canetas colorido, folha a4 e lápis.

 A atividade será desenvolvida em sala de aula, o ambiente deve ser amplo para que permita os movimentos atingindo os objetivos desejados.

Avaliação:

A avaliação acontecerá através de observação tendo em visto que os objetivos gerais desta atividade são: concentração, a oralidade e a escrita.

Plano de aula 2

Ano: 1º ano

Disciplina: Artes/ Português

Conteúdo: Historinha com o personagem favorito.

Objetivos gerais e específicos:

- Estimular a reprodução escrita através de signos:

- Desenvolver período de atenção compartilhada de 5 minutos ou mais;

- Familiarizar-se com a professora e os colegas de sala, através de brincadeiras motivadoras.

Procedimentos:

O adulto fantasiado informa que agora é o (fala o nome do personagem escolhido), imita a voz e os trejeitos do personagem e com animação, anuncia que vai fazer cócegas nela. Se a criança permitir a aproximação do adulto, ele faz cócegas e nomeia sua ação dizendo de forma clara e divertida a palavra “ cócegas”. O adulto estabelece uma atividade cíclica em que ele faz cócegas por alguns momentos, afasta-se fazendo suspense e, de forma previsível volta a fazer cócegas novamente, repetindo diversos ciclos sem pedir nada a criança, apenas fazendo a ação novamente, pausando e assim por diante. Quando a criança encontra-se altamente motivada pela ação do adulto, demonstrando este interesse através de olhares, gestos, sorrisos, sons e palavras, o adulto passa a solicitar que a criança fale a palavra “ cócegas”. A solicitação é um convite animado, e não uma ordem. O adulto estimula a criança a falar e responde a qualquer tentativa de fala com uma celebração e a volta da ação desejada por ela. Desta forma, o adulto mostra para a criança a função de sua comunicação verbal, o poder de seus sons e palavras. Nos próximos ciclos da brincadeira, enquanto a criança continua altamente motivada, o adulto propõem uma ilustração do personagem para finalizar a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com