TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação

Por:   •  29/10/2015  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

A educação não é a formulação de conceitos bem estruturados ou de práticas bem realizadas, mas antes a educação é vida. Só se pode adquirir experiência vivendo. Somente vivendo é que conseguimos nos desenvolver e crescer, tanto biologicamente quanto espiritualmente.

Graças a esse processo, fica claro que aprender é uma característica inelutável da própria vida. Enquanto vivemos, aprendemos e, enquanto aprendemos, vivemos.

Sonhamos que daqui a 15 anos a educação deve ser permeada pela democracia e que as escolas possam criar e desenvolver o espírito de solidariedade social e de comunhão de interesses e, dessa forma, possam conscientemente aceitar e estimular o dinamismo reconstrutor da educação.

Para que não haja um comprometimento do ensino e que tanto educadores quanto estudantes consigam tirar o máximo proveito da educação, faz-se necessária uma nova visão do processo educacional.

Por mais difícil que possa parecer, é necessário deixar o modelo de ensino antigo e lançar-se em um novo modelo, capaz de suprir as necessidades dessa nova demanda.

É consenso entre os estudiosos que a pesquisa é o elemento essencial na formação profissional do professor. Atualmente, a ideia é que a pesquisa não só faça parte da formação profissional do professor, mas também, seja parte integrante do trabalho dele enquanto educador, ou seja, que o professor envolva-se em projetos de pesquisa-ação com os estudantes.

Os professores devem proporcionar coerência no modo como conduzem o processo educativo na sala de aula.

O objetivo deve ser sempre a autonomia do estudante. E, como não se pode chegar à autonomia sem a práxis sem uma prática coerente e condizente com a realidade, este é o dever do professor: auxiliar os estudantes na busca de uma práxis consciente. Isso não significa ser condizente com tudo o que os estudantes fazem, ou usar de autoridade para impedir que os estudantes manifestem seus pensamentos, mas, antes, o professor deve oferecer continuamente oportunidades para que os estudantes possam se desenvolver e, dessa forma, buscar a autonomia.

Para tanto, torna-se fundamental que os estudantes estejam estimulados a tentar entender os problemas dos outros, colocando-se nos seus lugares.  É necessário que a Ética passe a ser tema de debate presente na formação de professores.

 O compromisso com o ser humano é fundamental para o professor. Sua responsabilidade com a Educação vai além de palavras, demonstrações, pensamentos e idéias e está ligado na identidade intelectual e formal do ser humano.
Na relação pedagógica em sala de aula, o professor e aluno estão ligados diretamente com o estudo de projetos de acordo da realidade dos alunos, compreendemos então que esta interação proporcione uma relação prazerosa dentro do ambiente escolar.

É necessário que haja interação entre professor e aluno, visando uma formação mais coerente, dinâmica e centralizada no progresso da educação rumo ao sucesso de nosso país. Formando assim cidadãos capazes de mudar a história do percurso educacional.

A educação para a cidadania é essencial para a sociedade que almeja a mudança. Transformar a criança em um agente de mudança, que não se conforma e resiste a todo tipo de opressão, consiste em um metódico processo de tomada de consciência por parte dos educandos que os conduzirá a uma conscientização da realidade, pois ninguém defende o que não conhece, nem tão pouco pode transformá-lo. Por essa razão, podemos afirmar que o conhecimento é a base de toda transformação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com