TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação ambiental na educação formal

Por:   •  27/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 8

FP084 – A educação ambiental na educação formal

Trabalho conv. ordinária

INDICAÇÕES GERAIS:

O trabalho desta disciplina deve ser em grupo de 3 a 4 estudantes e reunir as seguintes condições:

  • Extensão: 5 - 6 páginas (sem contar as instruções, as declarações, a bibliografia ou os anexos, se houver).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Espaçamento entre linhas: 1.5.
  • Alinhamento: Justificado.
  • Referências bibliográficas. (Use as Normas APA)

O trabalho deve ser realizado neste documento Word seguindo as regras de apresentação e edição de citações e referências bibliográficas (ver Guia de Estudo).

A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos documento de avaliação da disciplina e, em hipótese alguma, deve ser entregue através do e-mail do professor ou professora correspondente.  

Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.

Trabalho

O trabalho desta disciplina consiste em desenvolver uma atividade de ensino dedicada à Educação Ambiental.

Tema: Atividade de ensino em Educação Ambiental, personalize o título.

  1. Selecione um tópico e argumente sua seleção, leve em consideração a realidade ambiental de sua localidade e seu país.
  2. Formular um objetivo formativo para o aluno. Considere o nível da escola e os resultados que a tarefa deve produzir em termos de formação do estudante. Não esqueça a diversidade de seus alunos.
  3. Descreva a metodologia e as atividades: o passo a passo das tarefas que os alunos irão hacer, assim como as do professor, inclua as atividades prévias, se necessário.

Muito importante: na folha de rosto que aparece na página seguinte, você deve indicar as informações pessoais detalhadas e o título do trabalho (o trabalho que não atende às condições de identificação não será corrigido). Após a capa, o Índice do Trabalho deve ser incluído.

Nome/s e sobrenome/s:

Código: FP084

Curso: Mestrado em Educação

Grupo: 2022-10

Data: 30/07/2023

PROJETO “AQUI TEM HORTA TRADICIONAL, MEDICINAL E ORNAMENTAL”

ÍNDICE

INTRODUÇÃO............................................................................................................ 4

1 – JUSTIFICATIVA.................................................................................................... 6

2 – OBJETIVO FORMATIVO...........................................................................................  6

3 – METODLOGIA............................................................................................................ 7

4 – ATIVIDADES A LONGO PRAZO ..............................................................................  7

5 – AVALIAÇÃO …………………………………………………………………………………8

6 - RECURSOS ……………………………………………………………………………….   8

7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................  9

ANEXOS......................................................................................................................... 10

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, a discussão sobre o meio ambiente vem se intensificando com o intuito de gerar uma maior consciência sobre como podemos cuidar e preservar o planeta e buscar formas de solucionar alguns dos problemas ambientais atuais e futuros, pelo menos os mais graves, por exemplo, o desmatamento da Amazônia, que interfere diretamente no clima.

Conforme Iozzi e Nuévalos (2008):

 Se as decisões relacionadas à qualidade ambiental fossem apenas questões de   natureza científica ou tecnológica, a tarefa de decidir o que é certo seria relativmente fácil. Na minha opinião, no entanto, as decisões sobre questões ambientais baseadas exclusivamente em considerações científico-tecnológicas, ignorando questões relacionadas a valores sociais, são extremamente imprudentes e ingênuas e estão fadadas ao fracasso. Nenhum plano de ação ambiental pode ser implementado efetivamente sem o sacrifício e a cooperação de toda a sociedade. (Iozzi, L. A., 1978, citado por Nuévalos, 2008)

O material de estudo da FUNIBER (2023), apresentou um breve esboço de como a Educação Ambiental se desenvolveu em diferentes períodos da história tendo abordagens e ações diversas.

A partir do ano de 1900, em Londres, teve início às primeiras preocupações e movimentos com objetivo de proteção à natureza, porém ficou restrito somente à África.

Com o passar dos anos, houve a Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972, com grande participação de países e entidades diversas, demonstrando, assim, que a preocupação com o meio ambiente, somente aumentava, surgindo depois a Eco-92 ou Rio-92; a Rio+10, em 2002, e a Rio+20, em 2012.

Esta última, também chamada Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, considerada a maior de toda a história e contou com a participação de 193 países e a maior cobertura jornalística de todos os tempos.

Apresentamos aqui, o conceito de Educação Ambiental disposto na legislação brasileira. Segundo a lei 9.795, de 27 de abril de 1999 que dispõe sobre a educação ambiental e institui a política nacional de educação ambiental no Brasil, artigo 1º, "entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente,  bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida, sua sustentabilidade."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (915.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com