TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação de Jovens e Adultos

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 9

 [pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA: BREVE HISTORICO DA ESCOLARIZAÇAO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL............................................................................5

3. PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE................................................................8

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

A alfabetização de Jovens e Adultos é uma preocupação antiga que não se limita a uma tarefa meramente escolar, e contudo este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de procurar entender o que é a Educação de Jovens e Adultos e como ele ocorreu no Brasil. Ao realizar a leitura deste trabalho o leitor será capaz de perceber os passos que foram percorridos até chegarmos ao EJA que possuímos hoje.  Elaborada a partir de concepções pedagógica e lei que promovem o direito de uma educação pública e de qualidade a Educação de Jovens e Adultos busca compreender quais motivos levaram que esse público se afastasse do ambiente escolar.

Por lei todo aquele que estiver fora da idade escolar tem direito a frequentar a uma turma de EJA de acordo com a disponibilidade oferecida mais próxima de sua residência.  Este trabalho procura trilhar caminhos a serem percorridos pelo pedagogo durante a sua docência em turmas desse público.

Através de bibliografias deslumbrantes foi possível encontrar caminhos que fizessem refletir sobre o assunto, suas causas, suas consequências, entender quais são os melhores métodos a serem usados com esses alunos, não que exista uma receita pronta mais que existe modos de realizar um trabalho de boa qualidade.

Encontra-se no corpo do texto algumas propostas que são sugeridas para uma turma de EJA que já se encontra alfabetizada, com sugestão de construção de jogos, de leitura através de rótulos e panfletos que justificasse o uso pelas concepções que tendem a promover um ensino a partir do contexto histórico do envolvido.

A partir do instante que se se intitulado que os adultos tem suas especifidades para aprender o professor deve elaborar sua proposta pensando na sua execução pelos alunos refletindo como isso contribuirá para a formação desses alunos.

        


2. A  escolarização de jovens e Adultos no brasil

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada ou que porventura tiveram que interromper a vida escolar por motivos socioeconômicos e outros. Assegurado por lei todo aluno que compreendem esses requisitos pode se matricular em uma turma de EJA, que esteja sendo ofertado pelo município. Vale destacar que motivos socioeconômicos também contribuíram para que esses alunos retornassem as escolas, dentre eles podemos destacar o mercado de trabalho mais competitivo e exigente, e mesma satisfação pessoal dos mesmos.

A educação de Jovens e Adultos, começou na época do Brasil Colônia com a chegada dos jesuítas e com eles a catequização dos indígenas. A educação ensinada aos povos era referente aos trabalhos manuais que seriam realizados por eles, além do funcionamento da economia colonial. Se analisado um grande avanço não é mesmo? Na realidade sim, segundo estudos a havia intenção de professar a fé e o ensino da Língua Portuguesa. Porem com a saída dos jesuítas as coisas pioraram a educação ficou marginalizada, além da exclusão dos negros e indígenas que a partir de ficar sob a responsabilidade do Governo Pombiano era ofertado ensino apenas para os filhos dos senhores brancos.

Como se não bastassem os altos e baixos já vivenciados pela educação, os senhores elitistas consideraram o ensino de jovens e adultos indígenas como um ato de caridade das pessoas letradas às pessoas perigosas e degeneradas. Sendo assim se for analisado as contribuições de muitos documentos disponibilizados percebe-se um descaso total com a educação mesmo sabendo que as leis estão a cada dia sendo reformuladas e obrigando o direito de acesso à uma educação de qualidade.

Strelhow em seu artigo breve histórico da educação de jovens e adultos no Brasil retrata essa situação desse descaso que a educação e com as leis e também a criação de plano nacional de educação.

Em 1934, foi criado o Plano Nacional de Educação que previa o ensino primário integral obrigatório e gratuito estendido às pessoas adultas. Esse foi o primeiro plano na história da educação brasileira que previa um tratamento específico para a educação de jovens e adultos.10 E foi a partir da década de 40 e com grande força na década de 50 que a educação de jovens e adultos voltam a pautar a lista de prioridades necessárias do país. Em 1938 foi criado o INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos) e a partir de suas pesquisas e estudos, foi fundando em 1942 o Fundo Nacional do Ensino Primário com o objetivo de realizar programas que ampliasse e incluísse o Ensino Supletivo para adolescentes e adultos. (STRELHOW,2010 p.52)

 

Percebe-se que o país passa por um momento singular e único pela primeira vez haverá um Plano para o desenvolvimento da educação brasileira e principalmente para os adultos havia sido instituído uma obrigatoriedade de desenvolver uma etapa de ensino que estivesse voltado a esse público.

Para todos os efeitos o país com esse avanço passa a ter uma prioridade de ensino para aqueles que necessitam, porém o que está em falta é a preparação dos profissionais, das escolas para os atender. A Educação de Jovens e adultos é vista como o ensino de ler e escrever apenas, além de ser tratadas como crianças burras, ignorantes e assim o ensino dos adultos era voltado para infantilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com