TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação de educadores

Por:   •  9/6/2016  •  Resenha  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 5

A formação de educadores: Uma perspectiva Multidimensional

A formação de Educadores está passando por momento de revisão substantiva e de crise em nosso país. Há vários motivos para essa situação dentre eles são o questionamento do próprio papel exercido pela educação na sociedade, a falta de clareza sobre a função do educador e a problemática relativa à redefinição em geral.

A estrutura dos cursos de pedagogia orientada basicamente para a formação com a Licenciatura obtendo uma formação curricular dos cursos.

No meio da discursão sobre a educação deparamos com outro problema como a discussão entre a formação teórica e a prática educativa, a saturação do mercado de trabalho a falta de uma formação cultural consistente entre outros. A formação de educadores passa por perceptivas de analise: A primeira análise a adequação da realidade os instrumentos legais e com isso propõe que superam os problemas existentes. Na verdade grande parte da própria história da educação brasileira privilegia o papel da norma legal. O importante é que a lei seja cumprida. Nesta perspectiva esta dirigida para os componentes do processo de ensino aprendizagem: objetivos, seleção de conteúdos, estratégias de ensino avaliação etc.

A educação é vista numa perspectiva sistemática, tendo por objetivo alcançar sistema, tendo instrucionais altamente eficaz e eficiente. O educador é concebido como um organizador das condições de ensino aprendizagem que deve ser severamente planejado para garantir ótimos resultados.

A próxima perspectiva centrada na dimensão humana está presente em todo processo. A educação é vista fundamentalmente como um processo de crescimento pessoal, interpessoal, e grupal, e o educador como um facilitador deste crescimento. A perspectiva seguinte era centrada no contexto, nesta categoria a educação é vista como uma prática social em intima conexão como o sistema político econômico vigente.

O processo educacional e a formação de educadores são vista como uma dinâmica de interação humana e com as características políticas sociais. A educação multidimensional, com isso ela apresenta uma dimensão humana uma dimensão técnica e uma dimensão político-social. A formação de professores adquire uma perspectiva multidimensional.

A relação teoria prática na formação do educador

Um dos problemas da análise da formação dos profissionais de educação é a questão da relação entre teoria e prática. A relação teoria e prática manifesta os problemas da sociedade, onde se Poe a ideia da separação entre teoria e prática. A teoria significa como observa, contempla já a pratica tem o sentido de agir, o fato de agir e principalmente a ação entre humana consciente.

A relação entre teoria e a pratica fundamenta dois esquemas: visão dicotômica e a visão de unidade. A visão dicotômica esta centrada na separação entre teoria e pratica, e relevante distinguir a diferença entre teoria e pratica. A prática e a teoria deve esta sempre junta, mas com aspectos deferentes, já a visão de unidade esta centrada na vinculação, na união entre teoria e prática, esta unidade e assegurada pela relação simultânea e recíproca, de autonomia e independência de uma relação com a outra. A teoria e pratica são elementos diferentes, mas que e fundamental a sua parceria. A teoria e a prática e uma condição fundamental para a busca de alternativas para a formação do educador.

A relação teoria e prática e suas implicações para a formação do educador se fragmenta em três tendências: a visão dissociativa a formação do educador; A visão de positivo, tecnológica e a formação do educador; Visão de unidade e formação do educador.

A visão dissociativa e formação do professor, essa visão manifesta a uma dupla tendência se destaca na formação prática considerada a principal responsabilidade das agências e formação prática considerando a principal responsabilidade das agências de formação a inserção na prática real.

A visão positivo-tecnológico e formação do educador, considera-se em uma prática educacional como aplicação da teoria pedagógica. A tecnologia educacional e o meio através do qual assegura aplicações cientifica. O educador e concebido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com