TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do processo de aprendizagem de leitura e escrita

Pesquisas Acadêmicas: A importância do processo de aprendizagem de leitura e escrita. Pesquise 807.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.853 Palavras (16 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

A alfabetização inicial consiste num método no qual o professor transmite seus conhecimentos aos seus alunos. Porem, muitos desses professores não está capacitado para compreender algumas dificuldades que a criança enfrenta antes de entender o verdadeiro sentido da leitura e escrita.

Na aprendizagem as práticas utilizadas são, muitas vezes, baseadas na junção de silabas simples, memorização de sons decifração e copia. Tais maneiras fazem da aprendizagem um processo mecânico, pois não participa do processo de construção do conhecimento.

É preciso estimular a criança a dizer o que sente; ouvi-la é a melhor maneira de formar pessoas seguras e felizes. O ambiente deve ser propício para conversas sobre “valores”, pois funciona mais do que sermão; valorizar o melhor de cada um é essencial, ajudá-lo a crescer, “acreditar”, e assim adquirir o amadurecimento.

Veremos ao longo deste trabalho a importância deste processo e suas dificuldades.

O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO?

Estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido àsfunções sociais vinculadas a escrita, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado. (Elaine).

É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, é estar apto a escrever uma carta, é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, é poder ir além do código escrito, apropriar-se da função social constituinte dos hábitos de ler e escrever. (Patricia).

É compreender as funções da escrita e o modo que representa a linguagem; é um processo, que envolve desde a aprendizagem do sistema de escrita, a interpretação, até a produção textual. (Maria José).

É um processo no qual o indivíduo constrói a gramática em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar. (Camila).

É ter domínio sobre a leitura e a escrita e ainda tem essa ligação entre o que fala e o que se escreve, tem organização no pensamento. Estar alfabetizado envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilitando que a pessoa se comunique e se expresse através dela. (Claudenice).

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Alfabetização também supõe um conjunto sistematizado e integrado de atividade que o educador vai propondo ao alfabetizando. Temos consciênciade que a criança não tem seu primeiro contado com a escrita somente na escola, o contato pode ser através de um jornal que o pai lê, seja no livrinho que a mãe conta história. O que se faz na escola é organizar esse conhecimento que ela já tem de maneira formal.

Estar Alfabetizado significa o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita.

O alfabetizar assume destacado papel no processo educativo da criança, influenciado na relação indivíduo-sociedade. Estar alfabetizado pressupõe conhecer as letras, mas não é só isso. No caso da língua portuguesa, significa compreender como essas letras se combinam e que relações podem estabelecer entre fala e escrita, ou seja, compreender o funcionamento do sistema alfabético. Segundo Ferreiro (1996, p.24) “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem duvida, em um ambiente social. Mas as praticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.”.

É importante entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição esta fundamental a integração na vida social, oferecendo oportunidades de compreensão e respeito, na construção da existência da criança, e é neste momento queo desenvolvimento humano ocorre a partir do entendimento do significado do mundo.

Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações.

Sem o preparo necessário a criança pode apresentar durante a alfabetização dificuldades relacionada à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo, por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve ou como posicionar a escrita no papel. Pode ainda ter problemas para identificar os fonemas e associá-los aos grafemas. Também é possível encontrar crianças que só sabem copiar textos, e durante um ditado, não conseguem escrever.

Podemos falar também sobre as dificuldades de interpretação de texto, de compreensão, de raciocínio lógico e ainda nas dificuldades emocionais. Complexos de inferioridade, insegurança, medo de situações novas, medo de ser repreendido, medo de errar, de não corresponder às expectativas dos pais, apatia, indiferença ou indisciplina e revolta, problemas de socialização, baixa autoestima, e outros.

REFLEXÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, mas importante, de um processo muito maior que éa aprendizagem da língua. Faraco (2006).

Alfabetização é o processo de aprender a decodificar a escrita através da leitura, e a codificar a fala na forma de texto pela escrita, mesmo que a compreensão seja mínima. Decodificar a escrita e codificar a fala significa, no caso, transformar, corretamente, a escrita no seu correspondente oral e a linguagem oral em seu correspondente escrito.

Alfabetizar, portanto, seria o processo pelo qual a criança aprende a LER e ESCREVER, nesse aspecto mínimo de decodificar a escrita e codificar a fala. O que vem depois é outro processo que eu diria quase interminável. A alfabetização tem um fim relativamente claro. Ler e escrever são meios básicos para o desenvolvimento da capacidade de aprender e constituem competências para a formação do aluno.

Ferreiro (1999, p.47) afirma que “a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com