TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da Psicomotrocidade

Por:   •  13/12/2015  •  Dissertação  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

Professor: Mauricio

A Importância da Psicomotricidade

Segundo Assunção & Coelho (1997, p. 108), a psicomotricidade é a "educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas". Esta é uma definição bastante técnica, porém pais e professores precisam dominar alguns conceitos básicos sobre o que fazer e como fazer para oferecer à criança boas oportunidades de desenvolvimento psicomotor.

As duas principais finalidades da psicomotricidade são: garantir o desenvolvimento funcional da criança e ajudá-la a desenvolver sua afetividade e equilíbrio por meio das trocas que ela realiza com ela mesma, com o ambiente e com outras pessoas.

Os movimentos expressam nossos sentimentos e pensamentos que, na essência, são o resultado das memórias arquivadas no nosso cérebro. Por esta razão, é importante respeitar a capacidade de cada criança, a fim de que ela possa incorporar ideias positiva a respeito de si mesma e dos outros, preservando a eficiência física e psicológica e desenvolvendo esquemas corporais com uma variedade de movimentos.

Em primeiro lugar, é necessário distinguir coordenação motora de psicomotricidade. Coordenação motora e psicomotricidade possuem vínculos inseparáveis, mas não significam a mesma coisa. A primeira é de natureza externa e a segunda é de natureza interna da criança.

Coordenação motora é a capacidade de usar de forma eficiente os músculos grandes e pequenos (coordenação motora ampla e fina) para ordenar movimentos, principalmente por imitação; a coordenação motora é de natureza externa e pode ser lapidada pela ação pedagógica. Quando a criança recebe um input, ela transmite a informação para o cérebro e este, por sua vez, processa a informação e produz uma resposta ou output. O input envolve todos os sentidos; o output é a resposta produzida pelo cérebro após o processamento da informação que se manifesta em movimentos do corpo.

Psicomotricidade é a capacidade de percepção sensorial de natureza interna e de caráter subjetivo que está relacionada ao grau de maturidade orgânica, cognitiva e afetiva e que, portanto, pode variar de criança para criança. Podemos dizer que a psicomotricidade se refere a movimentos organizados e integrados em função das experiências vividas pela criança.

Lembramos que o desenvolvimento psicomotor é fundamental para a alfabetização e letramento. Daí a importância do trabalho pedagógico da escola e da família, o qual não depende do tamanho do espaço físico disponibilizado, mas sim do grau de qualidade das atividades que a escola e a família oferecem à criança. O mais importante é ter ciência da nossa responsabilidade perante a criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com