TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do bibliotecário na escola

Por:   •  22/10/2018  •  Artigo  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

Adineia Gomes de Souza Balbino (8037406)

Alexsandra Justino Lana Bohier (8037634)

Gilda Maria Alves Moraes (8035859)

Vanessa Monica da Silva Raposa (8037003)

Biblioteconomia (Bacharelado)

Claretiano - Centro Universitário

A IMPORTANCIA DO BIBLIOTECARIO NA ESCOLA

Tutor: Carolina Cândido Pereira

CUPARAQUE (GOVERNADOR VALADARES)

2018

Adineia Gomes de Souza Balbino (8037406)

Alexsandra Justino Lana Bohier (8037634)

Gilda Maria Alves Moraes (8035859)

Vanessa Monica da Silva Raposa (8037003)

Biblioteconomia (Bacharelado)

Claretiano - Centro Universitário

A IMPORTANCIA DO BIBLIOTECARIO NA ESCOLA

Tutor: Carolina Cândido Pereira

CUPARAQUE (GOVERNADOR VALADARES)

2018

CONTEXTUALIZAÇÃO:

A conveniência de abordar o assunto sobre a competência profissional do Bibliotecário incide porque todos sabem não basta ter uma excelente biblioteca na escola se não se tem um profissional qualificado para que possa ter um bom funcionamento das Bibliotecas Escolares.

O profissional bibliotecário, em específico na sua área escolar, uma entre suas colocações essenciais são a de educar. Conforme Sobral (1982) o bibliotecário é um educador de forma universal e um delineador mediais em específico na sua área. Compete a ele cumprir real autoridade e qualidade da instrução específica da escola e, diretamente, o propósito da programação condicional da biblioteca. 

"Cabe ao profissional em atuação na biblioteca escolar torná-la objeto de reflexão e espaço de participação para todos os segmentos da escola e da comunidade na qual ela se insere.” (Silva, W. 1995).

Assegurando que, surge à precisão de especificar suas habilidades nas quais relacionadas à Biblioteca escolar, bem quantos modelos autênticos de como elas são aproveitados e vivenciados, assim como explana o autor Almeida Júnior (2006), existe aquele ofensivo profissional que não se procura em atualizar de suas funções como bibliotecário. Consistir em que o Bibliotecário exemplar seria aquele em busca conhecimento e questionamento em sua área e que consegue fazer com que o utilizador terá a certeza que seu questionamento será  disponibilizado em essencial a formação de cidadãos.

 O Bibliotecário Escolar é aquele que reconhece sua profissão como importante e necessária para a sociedade e se reconhece como um agente de transformação.” (ALMEIDA JÚNIOR, 2006, p. 53-54).

JUSTIFICATIVA:        ???????????????        

O bibliotecário apresenta ter como apoio em seu trabalho, a informação e as metodologias de organização e dispersão deste insumo, tornando-se um filtrador e mediador da informação nas diferentes sociedades. Desempenha um papel conservador da informação. Com a ampliação da vários documentos e as precisões de usufruir no dia a dia as informações, transferindo seu foco de atividades com grande possessão do assunto e suas informações. Também atualmente, esse profissional chega se apresentando com a autonomia em suas informações. As novidades tecnologias facilitaram as atividades da categoria, porém trouxeram o desafio de transformar-se de figura estática e passiva em um profissional agressivo e dinâmico, abrindo leque a atividades como de consultores, indexadores e especialistas da informação (Paiva, 1990). A produção de um meio que venha a divulgar aspectos relacionados ao profissional bibliotecário, e a conscientizar a população sobre eles, vem ao encontro da necessidade de mostrar a diferentes segmentos, as possibilidades de atuação deste profissional no mercado. Mostrar ainda ao aluno vestibulando e a outros interessados, uma opção de curso superior e campo de atuação profissional. A produção de um vídeo, se justifica à medida que vem a ser um instrumento atrativo e facilitador de divulgação, mostrando quem é e o que faz o Bibliotecário, como profissional essencial nos campos da economia, política, educação, cultura e lazer. Os cursos de biblioteconomia atuam no sentido de mostrar ao acadêmico que assuma uma postura dinâmica frente à divulgação da biblioteca, investigue o usuário, inove o marketing, porém não atentam para uma divulgação do profissional. Ao profissional da informação sonegam-se informações com respeito a sua profissão. O instrumento tem como contribuição prática a apresentação de aspectos relacionados a produtos e serviços desenvolvidos por esse profissional, as novas tecnologias introduzidas na área e principalmente estimular o interesse e a valorização profissional do bibliotecário pelo bibliotecário e pela sociedade. O instrumento contribui ainda no sentido de caracterizar-se como um material didático pedagógico e meio divulgador das funções dos respectivos órgãos da categoria profissional: Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB e Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB

 Atual verificação se justifica pela importância de conhecer a contribuição do bibliotecário escolar na escola, pois traz novas informações para auxiliar a comunidade escolar, através da busca de informação sobre a possível influência do bibliotecário como fonte de satisfação na leitura.

Desta forma, faz-se necessário que o bibliotecário escolar detectando os motivos oriundos para a utilização, acreditando-se na importância que terá o resultado desta pesquisa para os alunos de toda a comunidade escolar, visto que foi detectado que os alunos utilizam para relevantes leituras informativas ou formativas, e é organizada para servir como suporte e integrar-se com a sala de aula no desenvolvimento do currículo escolar.

O bibliotecário escolar funciona como um centro de recursos educativos, interagindo ao processo de ensino-aprendizagem, tendo como objetivo primordial desenvolver e fomentar a leitura e a informação dos alunos.

Diante do exposto, apresenta-se este trabalho para que se possa ter uma visão da atuação da bibliotecário escolar na área da leitura.

OBJETIVOS: OK

Específicos:

* Constatar a importância da biblioteca escolar quanto: ao seu papel; ao seu funcionamento, seu acervo e organização e coleções; á realidade das bibliotecas escolares brasileiras; á leitura e políticas públicas desenvolvidas pelo governo brasileiro; á competência informacional;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (239.4 Kb)   docx (306.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com