TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Educação Infantil

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da educação infantil

Em meados do século XX, muitas crianças eram vistas como objetos e máquinas, enfim pequenos fantoches dos próprios familiares e da sua sociedade.

As escolas eram como depósitos de crianças, pois com a industrialização, mães eram obrigadas a colocar suas crianças em creches para trabalhar, ficando em mãos de pessoas despreparadas, sendo assim, cuidadas e não educadas.

A educação infantil vem ganhando força, totalmente ao contrário do que foi supracitado.

Sabemos que a estimulação desde pequeno, contribui e muito para o seu aprendizado.

Ela ajuda a criança, a interagir com o meio desenvolvendo suas capacidades motoras, afetivas, cognitivas e de relacionamento social.

Enfatizando que educadores e familiares possuem um papel primordial para o sucesso dessa educação.

O educador precisa estar atento, atualizar currículos e incentivar a família a participar da educação de seus filhos.

Precisamos ter a consciência de que a educação infantil é importante para o crescimento do nosso país, é primeiro contato que a criança tem com o mundo interagindo com o meio fora de seu âmbito familiar, a escola lhe proporciona a oportunidade de ser uma criança independente, desenvolvendo seu cognitivo.

Ao contrário, de que muitas pessoas pensam que a educação infantil é apenas um passa tempo, ela é muito mais que isso, é o começo da aprendizagem deixando a criança pronta para aprender.

No brincar, casam-se espontaneidade e a criatividade, com a progressiva aceitação das regras sociais e morais.

Brincando e Aprendendo.

O brincar para a criança é o momento onde demonstra suas emoções, suas influências culturais e como se relaciona com o mundo.

Este fato torna essencial que educadores, tenham escuta e olhar sensíveis e busquem conceber um vínculo afetivo.

Propiciar acolhimento e um ambiente agradável, com estímulos sensoriais e objetos que favoreçam e facilitem através do manuseio concreto a aprendizagem e desenvolvimento, tornasse muito relevante.

A criança que se sente segura e acolhida, demonstra seus medos e dificuldades, permitindo que o educador faça um diagnóstico e promova ações eficazes para auxiliar na resolução destes conflitos. O enfrentamento desafios e situações problema que estarão inseridas em seu cotidiano, a criança carregará para sua vida adulta estas intervenções e ajustes recebidos durante a infância.

O desenvolvimento baseia-se em sua relação com o mundo, cultura, etnia, e meio social, influem em suas relações, bem como, em suas habilidades e potencialidades.

Sua relação com o outro, traz novas possibilidades, no que diz respeito ao seu comportamento para respeitar as regras estabelecidas para o convívio social.

O concreto traz para a criança muitas e ricas experiências, onde se estabelece relação entre o real e a fantasia, além de trazer a percepção de tudo aquilo que a rodeia e suas funcionalidades.

Estímulos sensoriais; aguçam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com