TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Educação Infantil

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nos Referencias Curriculares Nacionais da Educação Infantil (1998) vemos que até pouco tempo, a criança era vista como um ser que já nasce pronto, ou que nasce vazio e carente dos elementos entendidos como necessários à vida adulta ou, ainda, a criança como sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação, foram, durante muito tempo, concepções amplamente aceitas na Educação Infantil.

No entanto, o que acontece na atualidade referente à Educação Infantil é que as atividades lúdicas possuem um papel fundamental na conquista da autonomia e aprendizagem da criança. Além disso, é uma atividade presente na vida das crianças em diversas culturas, e assume responsabilidades amplas no desenvolvimento das mesmas.

De acordo com Pagani (2003), é por meio dos estímulos recebidos na Educação Infantil que a criança cria um mundo imaginário repleto de significados, podendo expressar suas ideias, angústias, opiniões e desejos, compreendendo melhor o meio em que está inserida. Apesar disso, tal importância nem sempre é reconhecida pelos adultos, os quais apresentam dificuldades em relacionar a brincadeira com o desenvolvimento.

Toda criança precisa de liberdade, orientação, conviver em grupo, brincar com madeira, pedra, água, correr, dançar, andar, pular, perceber, construir, modelar, desenhar e buscar aventuras. Através da ação livre e do brincar dirigido, a criança começa a melhorar seus potencialidades, desenvolvendo assim, seus esquemas motores, intelectuais e sociais, fatores estes, necessários à sua adaptação ao mundo.

Hoje, através do desenvolvimento transferido às crianças na Educação Infantil, esta é vista como a base da formação do indivíduo. Garcia e Marques (1990, p. 11) nos coloca que

A infância é a idade das brincadeiras. Por meio delas, as crianças satisfazem grande parte de seus desejos e interesses particulares. O aprendizado da brincadeira, pela criança, propicia a liberação de energias, a expansão da criatividade, fortalece a sociabilidade e estimula a liberdade do desempenho.

Portanto, o ato de brincar na Educação Infantil, desenvolve novas habilidades e capacidades de maneira natural e agradável, e além disso, estimula o desenvolvimento das partes motoras, sociais, emocionais e cognitivas das crianças.

Na sociedade atual, a maioria das escolas não se importam em inserir brincadeiras e jogos durante a aprendizagem das crianças, e consideram apenas a alfabetização mecânica como importante.

Segundo Freire (2002, p. 20), “de que nada vale esse enorme esforço para a alfabetização se a aprendizagem não for significativa. E o significado, nessa primeira fase da vida depende, mais do que qualquer outra, da ação corporal.”

Portanto, não se deve transmitir as informações para a criança sem que ela esteja realmente aprendendo dessa única maneira como lhe são transmitidas. “A educação através do lúdico oferece à criança ricas oportunidades para vivenciar diversas formas de organização, a criação de normas para a execução de tarefas e a descoberta de formas cooperativas e participativas de ação”, possibilitando a transformação da criança e de seu meio (GALLARDO, 1998, p. 25).

Além disso, o desempenho das crianças em brincar e jogar na Educação Infantil auxiliam as mesmas a desenvolverem diversas áreas, como a motricidade, a cognição e a socialização. Com uma didática mais alegre e criativa, veremos traços fundamentais do lúdico como uma ferramenta de grande importância e com um imenso papel no aprendizado da criança.

Presenciamos uma sociedade onde, para se adentrar nas instituições de ensino infantil visando o desenvolvimento de atividades lúdicas educativas, é de extrema importância a formação do educador e suas condições de atuação, pois assim se tornará possível o resgate do espaço de brincar da criança pela escola.

A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si de do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor (ALMEIDA,1987,p.195).

De fato, para que o universo infantil seja explorado é necessário, por parte do educador, um conhecimento teórico, prático, capacidade de observar, amor, carinho e vontade de auxiliar a criança no seu processo de desenvolvimento.

É relevante resgatar o lúdico na educação infantil, de modo que esse professor trabalhe com a diversidade cultural e desperte a vontade em aprender nas crianças. Com isto aprendemos a verdadeira finalidade das atividades lúdicas, que é desenvolver e fortificar as ações mentais e o corpo sob o ponto de vista estático e dinâmico, contribuindo para o aperfeiçoamento total do indivíduo (BRANDÃO, 2004, p. 56).

Navarro (2000) nos afirma que o professor, no seu papel de mediador, deve incluir na rotina de sua sala de aula, atividades que proporcionem situações que desenvolvam as diversas habilidades das crianças. Sendo assim, para atender a essa responsabilidade, o professor precisa saber o que quer atingir com as atividades desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com