TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura

Por:   •  29/11/2018  •  Monografia  •  5.478 Palavras (22 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 22

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MULTIPLO

PORTARIA MEC DE 19 DE AGOSTO DE 2004

CNPJ: 05.379.062/0001-70

AV. BOA VISTA. 700 PQ SÃO FRANCISCO CEP. 65631-430

TIMON/MA                FONE: 3212-2185

www.institutoiesm.com.br    email: iesm-faculdade@uol.com.br

MARINA COSTA ALVES

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

.

ESPERANTINA – PI

OUTUBRO 2018

MARINA COSTA ALVES[pic 1]

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina TCC I como requisito importante para obtenção de nota de título de Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo IESM disciplina esta ministrada pela professora Elenilza Maria de Araújo Sousa.  

ESPERANTINA - PI

OUTUBRO/2018

SUMÁRIO[pic 2]

1.0 INTRODUÇÃO 04

2.0 OBJETIVOS 06

3.0 PROBLEMATIZAÇÃO. 07

4.0 JUSTIFICATIVA 08

5.0 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 09

6.0 METODOLOGIA 20

7.0 CRONOGRAMA 23

REFERÊNCIAS 24


  1. INTRODUÇÃO

Sabemos que a leitura é de suma importância para a introdução do ser humano na sociedade atual. Com a leitura pode-se adquirir informações, a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da criticidade e o interesse na busca pelo conhecimento sobre diversos assuntos, estimular o leitor a pensar de maneira crítica sobre várias questões, e também pode impulsionar suas relações sociais.

Para que o processo de aprendizagem da leitura para uma criança ocorra de fato, o mesmo precisa ter significado, pois só assim a criança passa a se interessar pelo o que está aprendendo. O ato de ler precisa levar a criança à compreensão do assunto lido e não apenas repetições de informações.

E é com essa ideia que buscou-se conhecer  a importância da leitura no nas séries iniciais com o objetivo de reconhecer como o meio mais eficaz para  uma relação pessoal e social e valorizar o papel do professor como disseminador da aquisição da leitura desde a infância, além de conhecer a importância da instituição escolar nesse processo. Pois a leitura transforma a vida do ser humano, fazendo com que o mesmo construa seu próprio espaço, assim como o meio social em que o mesmo vive.

Conhecemos a realidade na maioria das escolas, onde a leitura é vista apenas como cumprimento de ações pedagógicas exigidas das instituições escolares e não como um alicerce para a aquisição de novos conhecimentos. Por isso devemos encontrar maneiras das mais viáveis possíveis que possibilitem a melhoria na construção dos leitores.

 E é por meio da escola que se consegue a maior parte desta conquista, que é uma leitura diversificada trazendo consigo conhecimentos e transformações. Muitos alunos entram nas salas de aula sabendo muitas coisas ouvidas, mais ao entrar na escola, o mesmo depara-se com uma diversidade de objetos culturais que não está acostumado, e a partir entra a função da escola de promover uma aproximação do aluno com esse mundo novo, que é a ampliação do universo cultural, e essa ampliação se dá a partir da intervenção do professor nas práticas de leitura, objetivando uma visão de mundo que podemos imaginar, para que sejam construídas novas possibilidades de comunicação.

Outra maneira que se pode levar em consideração para a obtenção da leitura de maneira significativa é o empenho dos docentes para com os alunos, além do incentivo á leitura, pois muitos profissionais da educação muitas vezes acabam deixando de lado fatores importantes para realização da leitura, que se não trabalhada corretamente poderá prejudicar muito o alunada. Portanto é importante que o professor reflita sobre suas ações pedagógicas no que diz respeito a conhecer e reconhecer a importância do sujeito da aprendizagem, a entender que o mesmo pode tanto facilitar como também impedir que ele aprenda. Pois muitas vezes contatamos o despreparo de alguns profissionais na área da educação com o processo-ensino aprendizagem da leitura, não percebendo a sua grande importância para a formação tanto do educando quanto do educador.

Para que isso ocorra faz se necessário, criar situações que propiciem o desenvolvimento das capacidades de falar, escutar, ler e escrever de acordo com os diferentes usos dos contextos. Por exemplo, proporcionar aos alunos as oportunidades de participar adequadamente de conversas formais ou informais; de visitar lugares públicos, de ler e escrever com coerência.

 Dessa maneira justifica-se a escolha pelo presente tema “A importância da leitura nas séries iniciais” tendo em vista que a leitura é essencial para o conhecimento, tanto social, quanto pessoal. Além de que a mesma se trata de uma atividade permanente do ser humano, onde o mesmo utiliza-a de várias formas em todos os momentos de sua vida.

No primeiro capítulo foca-se no conceito de leitura, onde nas ideias de alguns autores a mesma é conceituada como construtora da aquisição de conhecimentos diversos e o crescimento, tanto pessoal quanto social do individuo.  

No segundo mostra a sua importância para a construção do ser humano, ocorrido na escola desde as series iniciais.

Nos capítulos seguintes mostra a introdução da leitura no contexto escolar e o papel do professor como disseminador da leitura, pois tanto a escola como os profissionais da educação são peças chaves para que os alunos se desenvolvam e se tornem bons leitores, além de compreenderem  e tenham o pleno domínio da leitura.

Para este estudo foi utilizada uma metodologia exploratória e uma pesquisa bibliográfica baseando- se na consulta de textos, documentos públicos, revistas, na ideia de autores e artigos a respeito do problema levantado, que gerou o interesse pelo tema em questão.

Buscou-se conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existente sobre um determinado tema ou problema, Sendo esse tipo de pesquisa bastante usada no meio acadêmico, o pesquisador se serve das pesquisas já existentes para fundamentar seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (241.8 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com