TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Por que a leitura é uma experiência única, individual até mesmo quando duas pessoas leem uma mesma obra?

A leitura é  uma experiência única e individual porque através dela podemos explorar a escrita do som e até mesmo do cheiro.

Cada pessoa tem sua própria experiência e com isso torna-se algo especial e único. Nos  tornamos  pessoas críticas e conscientes através dos encantos que a leitura nos oferece e,e através dela que criamos conhecimentos e começamos a decifrar códigos lingüísticos que antes não tínhamos. É importante salientar que somos peças fundamentais para esse processo de leitura. Temos que valorizar a leitura pois ela faz parte do nosso contexto pessoal e nos oferece conhecimentos prévios que antes não tínhamos em relação a mesma.

         Para Solé ( 1998,pp.24-31), na medida em que a leitura é realizada algumas estratégias que levam à interpretação do texto podem ser aplicadas, tais como a previsão e a verificação. Um bom leitor faz e usa para tal seu conhecimento sobre a leitura, sobre textos sobre o mundo em geral. A leitura pode ser considerada um processo constante de elaboração e verificação de previsões que levam à construção de sentidos.

No vídeo, há uma cena mostrando os resultados do trabalho de uma professora com seus alunos. Apesar da obra lida ser única, os resultados são distintos, diferentes.

a)Por que isso acontece?

Isso acontece porque cada um tem uma visão diferente do outro. Os alunos dão sua idéias através da leitura eles se tornam  críticos e inventores de seus conhecimentos. Assim a aula fica mais produtiva pois cada um lê e consegue interpretar de forma diferente e expõem aquilo que para eles é correto.

b)Como um professor deve atuar ao verificar tal diversidade em sua classe?

O professor deve agir com a diversidade de maneira natural e respeitosa. Ele deve saber trabalhar com a diversidade de modo que o aluno possa aprender a lidar com isso no futuro. O professor deve abordar o tema diversidade de uma maneira construtiva e positiva e com isso atingir o objetivo pretendido para seus alunos.

A escola tem que saber e aprender a reconhecer as diferenças ritimos e estilos e interesses de capacidade de cada um encontrar algumas estrategias e adaptar para os encaminhar para uma sociedade em que sejam formados individuos respónsaveis ,criticos e atuantes e seres solidarios e sabendo reconhecer os seu direitos e deveres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com