TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura

Por:   •  14/4/2015  •  Artigo  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

O ato de ler é muito importante, pois é através da leitura que se tem conhecimento do passado, do presente e passamos a entender o nosso dia-a-dia. Ao final da leitura de um livro, por exemplo, descobrimos novos conhecimentos, novas ideias e aumentamos o nosso raciocínio.

A prática da leitura está presente em nossas vidas desde que começamos a compreender o mundo à nossa volta. Não é simplesmente ler o que está escrito, mas interpretar e compreender o que se lê. E para isso, é preciso estar comprometido com a leitura, mantendo um pensamento crítico e não somente passivo.

Ao começarmos uma leitura, imaginamos cada cena lida passando a construir imagens acerca do que estamos lendo, fazendo da leitura um ato prazeroso. Mas para que a leitura seja de fato prazerosa é preciso que haja o desejo de ler, pois quando a leitura passa a ser uma obrigação, ela se resume a uma simples sensação de tédio.

Nesse sentido, cabe ao professor e a escola ensinar ao aluno não somente a ler, mas também a interpretar o que se lê, entendendo as palavras e as histórias que são ensinadas de forma paciente e confiante. É importante que a criança tenha o interesse e o prazer pela leitura. Para isso, é imprescindível que o educador saiba escolher o material adequado de acordo com a faixa etária e preferência do aluno, não esquecendo que o material usado deve conter uma linguagem de fácil compreensão para os pequenos leitores. Assim, a escola deve dispor de bons livros, além de organizar momentos de leituras tanto para o aluno quanto para o professor, pois se a escola estimular o hábito da leitura, com certeza a criança sentirá prazer em ler usando sua imaginação e fantasiando as histórias lidas.

Como educadora e formadora de pequenos leitores, minha expectativa é aprender a ensinar aos meus alunos que ler livros é também ler o mundo e suas histórias. Fazê-los sentir o sabor da leitura, incentivá-los a descobrirem o encantamento e a emoção que a leitura proporciona.

Sendo assim, fica claro o importante papel da escola e do educador na formação de leitores. Acredito também que a família é muito importante nessa formação, pois a partir do momento em que a criança convive com familiares leitores, entenderá que isso é normal e ficará mais fácil pegar o gosto e o hábito pela leitura.

Portanto, sabemos que a responsabilidade da aprendizagem está ligada ao aluno, mas cabe ao professor facilitá-la levando o aluno à auto-realização através da leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com