TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E ESCRITA - PASSAPORTE PARA A VIDA

Por:   •  1/6/2015  •  Artigo  •  6.878 Palavras (28 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 28

 LEITURA E ESCRITA - PASSAPORTE PARA A VIDA [pic 1][pic 2][pic 3]

Lilian dos Santos Arvelos *

Clarisse Barbosa dos Santos[1]**

RESUMO

Este artigo retrata a importância da leitura e interpretação de textos em sala de aula relatando um Projeto de Intervenção de Língua Portuguesa em leitura e interpretação textual, com o objetivo de desenvolver nos alunos, a partir da Intervenção Pedagógica, habilidades para leitura, interpretação, compreensão de diferentes gêneros textuais Foi desenvolvido com 2 turmas do 6º ano denominadas Rubi e Esmeralda, da Escola Estadual Padre Crispiniano. Alunos estes que apresentavam dificuldades no tema descrito após prova diagnóstica aplicada. Logo em seguida foram trabalhadas atividades de incentivo a leitura: Piquenique Literário e visitas à Biblioteca para conhecimento do acervo disponível com leituras de diversos gêneros textuais. Para cada aluno mencionado montou- se um portfólio, ou seja, uma ficha individual constando as dificuldades encontradas, os descritores em que as habilidades e competências não foram consolidadas, as sugestões de atividades e o tempo estimado para o desenvolvimento destas atividades. As atividades de intervenção foram desenvolvidas em duplas e individualmente, com ajuda das PEUBS( Professoras em uso da Biblioteca )durante as aulas desta pesquisadora que atuava como docente em Língua portuguesa com o 6º ano Rubi e  com monitoria dos próprios colegas de turma.

 Palavras-chave: Língua Portuguesa, Letramento, Intervenção Pedagógica, Leitura e Escrita.

[pic 4]

INTRODUÇÃO

É inquestionável a importância da leitura e interpretação textual na vida escolar do aluno. Sob essa perspectiva, se tornou necessário o Plano de Intervenção Pedagógica na área de Língua Portuguesa para alunos do 6º ano Rubi e Esmeralda da Escola Estadual Padre Crispiniano, tendo em vista que alguns alunos destas turmas chegaram a essa escola com um déficit muito grande com relação à leitura, interpretação, compreensão de diferentes gêneros textuais nos diversos conteúdos, comprometendo o seu desenvolvimento nas habilidades das diversas disciplinas nas séries posteriores, gerando insucesso no desempenho destes, conforme resultados do SAEB.

Como foi dito anteriormente, alguns alunos não compreendem o que leem, não fazem relações entre as múltiplas informações que recebem, com dificuldades em interpretar, dificuldades em se apropriar do conhecimento trazido pela leitura e fazer deduções. Em consequência, têm dificuldades de se posicionar frente ao que leem.

É notável a importância da escrita nos dias atuais. Como prática social, ela cumpre funções que chegam a estabelecer relações sociais e identitárias para o sujeito. Na escola na qual foi desenvolvido o projeto, lugar onde estes alunos dos 6os anos Rubi e Esmeralda exercitam essa prática, a atividade de ler e escrever tem sido vista com resistência. Diferentes aspectos estão relacionados com esse resultado, como o hábito de ler e a valorização da leitura em casa, o papel da televisão e da internet na vida contemporânea, a formação do professor e sua prática em sala de aula.

Dentro desse panorama, o Projeto de Intervenção foi desenvolvido logo após a divulgação dos resultados de uma avaliação diagnóstica (Apêndice B) aplicada pela professora regente e autora deste artigo. E em seguida foi feito um portfólio de cada aluno selecionado para participar da intervenção focando as habilidades e competências não alcançadas para o nível de 6º ano.

Na tentativa de melhorar o convívio destes alunos com a leitura e escrita e seu desempenho nessa prática, observou-se que o processo de ensino/aprendizagem dessa modalidade de língua não está sendo efetuado com o devido compromisso de despertar no aluno o prazer de escrever, de fazê-lo enxergar essa atividade como uma prática que se faz necessária para toda sua vida e que a melhor saída é trabalhar o seu convívio com ela da forma mais natural possível.

         Esse estudo foi realizado baseado em um dos questionamentos que mais é discutido entre os educadores da educação básica da Escola Estadual Padre Crispiniano: Qual é a causa do déficit de leitura, insuficiência de produção escrita e falta de habilidade de interpretação de textos dos alunos oriundos da rede municipal que ingressam nesta escola nos 6os anos?

        A situação problema desta pesquisa se inicia com a observação de que a escola em geral vivencia uma situação de declínio com relação à qualidade da educação. Como consequência disso, têm alunos com várias dificuldades de aprendizado nas mais diversas áreas do ensino. Por esses motivos, lança a questão: o que se pode realizar para reconstruir a relação da leitura como base de ensino na escola, a fim de se obter resultados satisfatórios no processo de ensino-aprendizagem? O aluno deve ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões de leitura, o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler e ser capaz de compreender as regularidades do sistema linguístico utilizados na prática de escrita e leitura, na produção de textos orais e escritos ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem não só na disciplina de Língua Portuguesa, mas em consonância com a formação de leitores proficientes e hábeis para os mais diversos assuntos e níveis de exigência.   

Sendo assim, objetiva-se com esta pesquisa desenvolver nos alunos do 6o ano do Ensino Fundamental, a partir da Intervenção Pedagógica, habilidades para leitura, interpretação, compreensão de diferentes gêneros textuais, sendo os objetivos específicos, levantar, juntamente com o professor regente das turmas 6os anos da EE “Padre Crispiniano”, os possíveis alunos que necessitam de intervenção em Língua Portuguesa, considerando Interpretação e Compreensão textual; estimulando os alunos ao hábito de leitura extraclasse com: visitações à biblioteca, tendo um contato direto com diversos gêneros e Piquenique Literário, oferecendo-lhes multiplicidade de leituras de textos literários, proporcionando-lhes um contato efetivo e  interação entre o leitor e o texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)   pdf (496.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com