TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura na Educação Infantil .

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

Introdução ....................................................................................................... 4

Sintese Reflexiva Interdisciplinar ....................................................................5

Considerações Finais ........................................................................................7

Referências ........................................................................................................8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho possui como objetivo trabalhar a leitura, o lúdico, a imaginação na Educação Infantil, dentro dos conteúdos estudados nesse semestre.

Sabe-se que a leitura é muito importante para o desenvolvimento de alunos, e essa questão deve ser trabalhado diariamente com as crianças, visando a formação de alunos leitores, esse processo pelo gosto da leitura deve envolver pais e toda a equipe da escola. As crianças amam ouvir histórias, descobrem coisas e universos até então desconhecidos, penetrando-os através da imaginação, como um toque de mágica, aguçada pelo contador de história. Dessa forma precisamos entender a importância da Literatura Infantil, enquanto instrumento lúdico para o ensino-aprendizagem das crianças da educação infantil. O lúdico não está so no brincar, mas também na leitura. Assim para a realização desse trabalho foi escolhido o livro de Pedro Paulo da Luz, “A Terra pede Socorro”, e a parti dessa leitura será feito a compreensão do texto, analisando o tema, autor, enredo, conclusão, ilustação, e associar ainda o conteúdo do livro à necessidade de aprendizagem de uma criança.

Esse livro escolhido conta a história do planeta Terra e de como estão tratando o mesmo, e nós dá dica de como podemos melhorar a situação do nosso planeta Terra que está sofrendo muito com a degradação do meio ambiente.

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR

A educação ambiental está ligada à cidadania, a autonomia, a ética, sendo interligado ao conhecimento de todos os conteúdos da grade curricular, para resolver o problema relacionado à natureza. Esse tema já está presente na escola e na comunidade, despertando o interesse das crianças de preservar o meio ambiente.

É desta forma que o livro “ A Terra pede socorro” fala sobre a degradação do nosso planeta, destaca a sua importância e os cuidados que todos devem ter e atitudes a serem tomadas para conserva o planeta Terra. No livro conta a história de dois planetas irmãos que se afastaram por milênios, e depois um resolve visitar o outro.

Vetuno ao visitar sua irmã Terra percebe que a mesma está sendo maltratada pelos seus habitantes. Vetuno vendo essa situação resolve ajudar sua irmã, pedindo conselhos ao seu pai. Que descreve atitudes a serem tomadas por todos os habitantes para ajudar o planeta Terra a se recuperar. O livro promove a reflexão sobre a melhor maneira de trabalhar a educação ambiental, traz entendimento de que a educação ambiental está relacionada à educação dos nossos hábitos e da construção da cidadania, aponta problemas ambientais, identifica hábitos que têm prejudicado o nosso planeta, propõe ações para preservar o meio ambiente, estimula o respeito ao planeta Terra, mostra o compromisso que os professores e pais devem ter com a educação moral das crianças. Em uma parte do livro o autor Pedro Paulo da Luz fala diretamente com o leitor, e por meio da fantasia, ele apresenta reflexões relacionadas à realidade e os sentimos que estamos tendo pelo planeta Terra e por seus habitantes. As ilustrações do livro auxiliam na compreensão do texto, representa o que está sendo narrado, acrescentado elementos novos e trabalha o lúdico, que é fundamental para a construção do conhecimento das crianças durante a infância. Com a leitura do livro podemos perceber que ele propõe atitudes a serem desenvolvidas que ajudará na recuperação da Terra. E como os sentimentos pode auxiliar a recuperar o planeta em que habitamos. O conteúdo do livro para o autor é muito importante, pois, estimula o desenvolvimento da consciência e da cidadania com o meio ambiente, desenvolvendo bons sentimentos e boas atitudes. Levando a criança a perceber que a natureza faz parte do seu dia a dia, e suas atitudes estão atingindo a mesma, seja de forma negativa, através da destruição ou seja, da forma positiva, através da preservação do meio ambiente. Esse livro dá a possibilidade de trabalhar com a ética, meio ambiente, sustentabilidade, educação ambiental, sentimentos, valores, preservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com