TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura para a criança

Artigo: A importância da leitura para a criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Artigo  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da leitura para a criança

A leitura na vida da criança contribui no desenvolvimento da escola aumenta a criatividade, linguagem, vocabulário e escrita. Uma criança adepta á leitura terá um futuro com muito mais perspectivas de profissionais. A importância da leitura é desenvolver uma analise sobre o que a leitura significa na vida das criança dentro de educação infantil mostrando também metodologias capazes de incentivar cada vez mais o gosto pela leitura e a importância de praticas como a hora do conto e a vivencia com deferentes gêneros textuais;

O domínio da língua, oral e escrita, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Ao ensiná-la, a escola tem a função e a responsabilidade de garantir, a todos os seus alunos, o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania.

A importância do trabalho com textos na sala de aula para alfabetização e no processo de produção de texto.

Para que ocorra a aprendizagem, a crianças durante a educação infantil necessita de diferentes estímulos para assim acrescentar aos conhecimentos já existentes, obtidos com a família e em outras relações sociais, mais conhecimento. E um dos estímulos de suma importância que o professor pode utilizar são textos na sala de aula, pois através deles a criança vai poder se tornar um cidadão crítico-reflexivo.

O professor deve selecionar textos e oferecer aos alunos uma diversidade de gêneros textuais com temas que chamem a atenção dos educandos e assim fazendo momentos significativos e prazerosos para os pequeninos durante a leitura e a escrita, na sala de aula.

Com os textos dados pelo professor o aluno pode compreender o mundo que o rodeia, formando uma consciência crítica. Além disso, o texto também pode permitir que o educando saia do mundo real, induzindo sua criatividade e imaginação.

Os alunos da alfabetização que tem contato diário com os livros literários ficaram estimulados e futuramente se tornarão bons e assíduos leitores.

Os livros na alfabetização normalmente são de textos breves com inúmeras ilustrações e de linguagem clara facilitando a leitura dos educandos. O professor deve ser passivo com a criança, pois cada uma tem seu tempo para aprender a ler, umas iniciam a ler rapidamente já outras necessitam de mais tempo, cabendo ao educador a ajuda-lo a superar as dificuldades.

Durante a leitura em sala de aula os alunos podem expressar suas emoções, registrar suas interpretações e tirar dúvidas sobre a história lida.

Os alunos que ler com frequência tem mais facilidade de expor suas ideias no papel de forma concisa e coerente. . Quanto mais ele conhecer gêneros textuais, mais facilidade terá para redigir um texto sugerido pelo professor, pois terá mais informações. Para se obtiver um excelente texto nada melhor que praticar para aprender a construí-lo.

Um aluno que ainda não sabe ler pode compreender o que é falado pelo professor e o que está escrito em um livro.

CONSIDERAÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com