TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da literatura

Por:   •  17/10/2015  •  Dissertação  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da literatura no desenvolvimento da criança

Hoje a educação brasileira, vem se concientizando acerca da importância da literatura como ferramenta de conhecimento, assim como de desenvolvimento de habilidades, cognitivas, emocionais e sociais. Através delas pode-se notar o enorme avanço escolar, pois causa no leitor, o estimulo a criatividade, autonomia e a autoestima, processo esse que se dá através  do contato direto entre o livro e o leitor.

Por proporcionar diversas linguagens, a literatura consegue alcançar desde o  publico mais novo, Leitor iniciante ( educação infantil ) como ser utilizado de maneira mais complexa ( ensino superior), sem deixar de transmitir a sua real importância no cotidiano das pessoas. Sobretudo aciona o conhecimento prévio, assim como a visão de mundo e as experiências vividas pelo mesmo.

 Evidentemente a literatura cria significados e auxilia no processo de interiorização, podendo ser utilizada de maneira lúdica e vir á desenvolver o senso critico, a capacidade de reflexão assim como tornar o leitor autor de sua própria história..

         Nota-se que a literatura brasileira vem  ampliando  a cada dia seus conceitos, acerca do seu principal objetivo, pois permite ser vistas de diversos angulos: através do imaginario, pra publicos infantis, e realista com temas voltados ao convivio em sociedade, ou seja  ter um olhar voltado para as relações com o outro é conseguir, transmitir através da leitura um pensamento critico e reflexivo acerca do ambiente e da cultura em que se está inserido .

Compreende-se pois que o incentivo á projetos realizados em sala de aula pode e deve ser utilizado como principal ferramenta no desenvolvimento do aluno, pois transmite tanto o  ensino- aprendizado, como estimula a  consciência  de mundo atraves de diferentes linguagens existentes na literatura brasileira.

klkik

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com