TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de organizar o planejamento na escola

Artigo: A importância de organizar o planejamento na escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Artigo  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

O professor procura conhecer as experiências e as dificuldades que o aluno possui, então, usa elementos intermediários pra criar dúvidas. Ou seja, o educador estimula o educando a procurar as respostas. Porque a função do docente é impulsionar o aluno a escolher sozinho a direção.

O saber não é simples, está em perpétua transformação e se dá através da troca de idéias. Atualmente na formação do professor surge à idéia emancipa tória que é a favor da ação orientada para a liberdade e o bem estar do indivíduo e do coletivo.

A escola deve ser vista como um ambiente para ensinar e onde podemos pesquisar tendo consciência da importância da universidade na formação, da transformação de um conhecimento ingênuo num conhecimento crítico. A formação e a profissionalização do docente sendo continuada deverão ter uma permanente e autônoma reflexão sobre sua prática pedagógica.

O professor precisa conhecer as leis para, não sair fazendo tudo que lhe mandam sem medir as consequências que mais tarde lhe serão cobradas como resultado de seus atos.

É na Proposta Pedagógica Curricular que está explicitado “O que” – conteúdo de cada área do conhecimento. “Como” – metodologia de ensino e práticas avaliativas. O “Por quê” – o direito à apropriação do conhecimento produzido historicamente. Para quem? Sujeito histórico social construído nas determinações das relações de classe.

O Planejamento e a organização escolar é com certeza o fato mais importante para a organização do trabalho pedagógico. Para uma educação de qualidade, o trabalho do professor no seu papel de educador deve se fazer por ações que valorizam o conhecimento do aluno, consequentemente a tarefa docente requer dedicação no ato da descoberta, do estudo e da valorização do estudante.

As teorias tem um papel significante no trabalho docente, elas permitem embasar e traçar estratégias que atenda aos objetivos de aprendizagem. Não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas sim, uma teoria adequada a cada tipo de objetivo. Nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando atender a diversidade de alunos e recursos.

As teorias pedagógicas de aprendizagem além de amparar o processo de desenvolvimento permitem criar situações e atividades que foquem a aprendizagem e, principalmente, lidar com problemas de evasão de alunos por desmotivação e sentimento de solidão, desvantagens da educação a distância via web. Esses problemas são amenizados, também, por interações, diálogos e vínculos afetivos.

E com essas teorias o professor consegue melhorar o trabalho com seus alunos, e assim conseguindo um melhor resultado ao final do processo de ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com