TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de uma biblioteca de brinquedos na educação escolar

Pesquisas Acadêmicas: A importância de uma biblioteca de brinquedos na educação escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a finalidade de esclarecer a importância da brinquedoteca na aprendizagem escolar, que tem como objetivo principal analisar o lúdico no desenvolvimento das crianças. Sendo assim Santos (1997, p.21) enfatiza que:

Brinquedoteca é um espaço para a criança brincar. Não é preciso acrescentar mais objetos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcrever o visível e permitir a seriedade do fenômeno. Se as relações entre os brinquedista e as crianças forem corretas, se tiverem a dimensão que podem e devem ter, resultados surpreendentes irão acontecer.

Tomando por base Santos, analisamos como o brincar é importante nesse processo ensino aprendizagem. Portanto a brinquedoteca surge nesse contexto, como sendo um aliado para a escola e como auxiliar para que as crianças formem seu conceito de mundo onde afetividade é acolhida, a criatividade é estimulada, os direitos da criança respeitados, e ainda funciona como suporte pedagógico. E é com esse olhar que abordaremos o tema “Brinquedoteca”.

DESENVOLVIMENTO

Em 1959, a importância do brincar foi reconhecida mundialmente, conforme descrito no Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, (1959 s/p.), cujo texto diz, "A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos".

Em decorrência da valorização do brinquedo e do brincar, bem como, a sua relevância à educação, principalmente na infância, surge a Brinquedoteca, com o propósito inicial de empréstimo de brinquedos e a criação de espaços destinados à exploração lúdica.

A Brinquedoteca deve ser entendida como um local que propicia a construção e reelaboração de aprendizagens, um espaço mediador de aprendizagens fundamental para compor o âmbito escolar, fazendo parte de suas estruturas com práticas educativas que estabelece relacionamento entre professor e aluno, maximizando as possibilidades aprender de forma livre, no qual brincar e aprender sejam criativos e lúdicos.

Podemos identificar que as crianças buscam um local para brincar, podendo interagir em um espaço voltado para sua faixa etária, sabe-se que esse espaço é a Brinquedoteca.

Nesse sentido, Santos (1997, p.21) enfatiza que:

Brinquedoteca é um espaço para a criança brincar. Não é preciso acrescentar mais objetos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcrever o visível e permitir a seriedade do fenômeno. Se as relações entre os brinquedistas e as crianças forem corretas, se tiverem a dimensão que podem e devem ter, resultados surpreendentes irão acontecer.

Destaca-se então, a importância em resgatar a real função social da escola enquanto espaço ressignificador do lúdico para humanização da criança, permitindo na infância, o contato com as brincadeiras e brinquedos, de maneira prazerosa, em recompensa a si mesma pelo prazer na prática da ludicidade.

Com o objetivo de conhecer a existencia das brinquedotecas escolares no ambito nacional, foi feita uma pesquisa realizada na cidade de Sete Lagoas para identificá-las nas escolas municipais. Essa busca começou pelos dados da Secretaria da Educação, diante dos dados adquiridos, foram feitas entrevistas por telefone em 32 escolas infantis municipais, percebeu-se que as brinquedotecas são basicamente limitadas a escolas que funcionam como creches, sendo somente 6 escolas que a brinquedoteca esta funcionando corretamente, conforme quadro a seguir:

Polo: Unopar Sete Lagoas

Município: Sete Lagoas

Estado: Minas Gerais

Região do Brasil: Sudeste

Quantidade existente no município

Centros de educação infantil 07 (sete)

Escolas municipais 26 (vinte e seis)

Brinquedotecas 06 (seis)

A pesquisa permite compreender diante de um todo que apesar dos avanços tecnológicos e a modernidade, a educação em Sete Lagoas ainda não superou a mecanização do saber, ainda hoje se depara com escolas que não possuem brinquedotecas e muitas não sabem sua real função, seu real valor.

E a resultante disto, é a desconsideração das brincadeiras como parte do processo de aprendizagem, deixando a ludicidade à margem do processo de formação do ser humano, alegando que os conteúdos sistematizados são mais produtivos. Este pensamento compromete o bem estar da sociedade e da família, restringindo o espaço para as crianças brincarem com autonomia, sendo estas as mais prejudicadas, com esforços e tempo destinados a aprendizagens de ofícios confinados ao ambiente escolar.

As escolas de Sete Lagoas seguem as transformações e imposições da sociedade e permitem que as brincadeiras fiquem limitadas ou sejam vistas como perda de tempo, substituindo-as por atividades diretivas, consideradas mais produtivas.

Cabe então, uma reflexão dos educadores na atualidade, sobre o resgate da Brinquedoteca enquanto lugar da criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com