TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do ato de ler

Por:   •  29/5/2019  •  Artigo  •  3.667 Palavras (15 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

Curso de Pedagogia

                                                                                                          Beatriz da Costa Dias;

                                                                                                          Raquel Cristina Cunha Pouza;

                                                                                                          Sabrina Neres Camargo da Cunha;

                                                                                                          Solayne Santos;

 

RESUMO

O ato de ler está presente em nosso dia-a-dia, a todo momento estamos lendo, observando algo e compreendendo através da leitura, sabemos que a mesma é imprescindível na construção do saber, uma grande fonte de conhecimento e inspiração.

O objetivo desse trabalho foi analisar e estudar a obra e os ensinamentos de Paulo Freire a partir da leitura do livro: "A importância do Ato de Ler". Nosso interesse pela história e pelas práticas pedagógicas de Paulo Freire nos conduziu à essa análise, foi uma experiência realizada por um grupo de alunas da disciplina "Educação de Jovens e Adultos (EJA)" do curso de Pedagogia da Faculdade Unisepe – FVR. Através de todas as nossas pesquisas e da leitura dessa obra podemos conhecer desde a infância de Freire até a forma como tratava a educação. Compreendemos que a leitura é um ato essencial e que ato de ler não se esgota na codificação pura da palavra escrita ou até mesmo da linguagem escrita, mas que a leitura se antecipa e se alonga na inteligência do mundo, por isso o autor nos afirma que: "A leitura de mundo precede a leitura da palavra", enfatizando a importância crítica da leitura no processo de alfabetização, colocando o papel do professor dentro de uma educação, onde tudo o que faz deve ser vivenciado, dentro de uma prática de libertação e de construção da história, mostrando à eles que possuem sim um papel importante na mesma, e que ele também fazem parte de uma sociedade. Ele também relata aspectos da biblioteca popular e acerca da alfabetização de adultos que foi desenvolvida na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Para Paulo a educação precisa da carne e do espírito ao modelo de ser humano virtuoso, somente desse modo haverá uma sociedade mais justa, participativa, comunicativa e bela.

PALAVRAS CHAVES

Ato de ler, educação, alfabetização, leitura.

INTRODUÇÃO

O livro em si é exposto em uma palestra sobre a alfabetização de adultos e de bibliotecas populares, onde o autor apresenta ideias sobre a leitura, abordando sua real importância, como o processo de alfabetização acontece e como o mesmo deve ser. Dentro de um contexto crítico Freire traz à tona e discute a experiência de alfabetização e pós-alfabetização de adultos que teve na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Paulo Freire pode ser considerado um grande filósofo, revolucionário na educação. Suas ideias foram inovadoras e repercutiram no país e em vários outros lugares do mundo. Sempre foi empenhado em ensinar aqueles que são mais pobres, graças a todo o seu esforço seu método de ensino tornou-se referência e inspiração e são usados até hoje.

Na obra o autor afirma que a leitura do mundo antecede a leitura da palavra e que todos nós carregamos nossa experiência de vida para compor a ideia de leitura, a criança desde pequena já está rodeada de conteúdo, através de suas observações, das suas imaginações e de tudo aquilo que está em volta dela; isso ajuda na composição dessa leitura. O autor também narra aspectos de sua infância e como ocorreu o seu próprio processo de alfabetização.

A leitura é importante em todos os aspectos, inicialmente entende-se como algo mágico, uma nova descoberta, um universo incrível e maravilhoso. É responsável por contribuir na formação do indivíduo, é parte fundamental do saber, pois a partir da leitura adquirimos uma rica bagagem de conhecimento.

Freire exibe vários textos dos Cadernos de Cultura Popular, que vêm sendo usados pelos professores, como materiais básicos na construção do processo de alfabetização e pós-alfabetização, propõe também a construção da biblioteca popular. Segundo ele, “A reconstrução nacional precisa que o nosso Povo conheça mais e melhor a nossa realidade e assim fazer um mundo mais justo para todos”.

Através da leitura dessa obra entendemos que a educação é um ato político e como professores devemos desenvolver com os nossos alunos uma leitura crítica. Como um todo, o livro incentiva a prática da cidadania e das ações políticas, mostrando que se aprendermos tudo no tempo certo somos capazes de crescer sabendo cumprir nosso papel na sociedade.

Esse livro é de fácil entendimento, possui um conteúdo bem claro e objetivo, além de ser de fácil compreensão, o mesmo acabada sendo interessante pelo conteúdo que carrega, deixando claro que quem efetua a leitura deste acaba adquirindo novos conhecimentos que são necessários e recomendáveis principalmente para aqueles que estão atuando ou pretendem atuar nessa área de educação

1.1 - "A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER."

Nesse primeiro artigo Paulo tratou sobre a ideia de texto e contexto, tendo como base a importância do ato de ler. O autor traz experiências de suas lembranças da infância para ilustrar e melhor, informar o leitor sobre o entendimento de linguagem e realidade.                                                                 O referido inicia descrevendo a ideia de contexto e utilizando exemplos como a transformação de palavras em cantos de pássaros, assobios dos ventos, cheiro as flores, dentre outros.                                                                                                                                                                                                                                                  Freire argumenta sobre os ineficazes métodos tradicionais de ensino utilizados pelos professores que não oferecem ao aluno a oportunidade de incentivar sua criatividade.                                                                                                                                                                                                                                  Fazer os alunos lerem inúmeros capítulos de livros e depois escrever diversas páginas de texto, reescrever palavras, memorizar ideias, todos esses são exemplos de métodos tradicionais utilizados pelo profissionais do ensino; métodos esses considerados errôneos pelo autor, tendo em vista que a quantidade não é garantia de qualidade, como também, não estimulam a compreensão do texto, apenas sua memorização.                                                                    Contudo, deve-se incentivar o aluno a desenvolver sua criatividade para que este venha adotar uma leitura crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com