TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do ato de ler

Por:   •  16/6/2021  •  Resenha  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

O livro é formando por três artigos nos quais o autor relata a importância do ato de ler e a alfabetização de adultos na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

No primeiro capítulo A importância do Ato de ler ele nos mostra a importância da leitura em sua vida e como ela ajudou no seu desenvolvimento.

De acordo com Paulo Freire a leitura do mundo precede a leitura da palavra, como ele mesmo diz sua leitura foi se desenvolvendo a partir da leitura do mundo em que se movia e que saber interpretar um texto de maneira correta o ajudou a entender a sociedade que esteve inserido. Ele apendeu a ler e escrever com seus pais em sua própria casa com palavras que faziam parte de seu cotidiano. Quando o autor chegou na escolinha Eunice Vasconcelos ele já estava alfabetizado a escola aprofundou seu aprendizado, nesse momento ele juntou a leitura da palavra e a leitura do mundo tornando-as em leitura da palavramundo.

O segundo capítulo Alfabetização de adultos e bibliotecas populares trata da alfabetização de adultos e sobre bibliotecas populares. O autor também mostra a forte ligação entre educação e política. Freire sugere que sejam criadas bibliotecas populares com histórias do povo onde possam ler sobre relatos relacionados a seu cotidiano sua cultura, isso faz com que a pessoa se interesse pela leitura desenvolvendo ainda mais seu aprendizado.

Para o autor a alfabetização de adultos deve ser abordada de uma maneira diferente da alfabetização de crianças, para alfabetizar um adulto o professor deve compreender o mundo que ele vive, assim haverá interesse e facilidade em desenvolver seu aprendizado.

No terceiro capítulo O povo diz sua palavra ou alfabetização em São Tomé e Príncipe, o autor aborda a alfabetização de adultos em São Tome e Príncipe. Freire apresenta os Cadernos de Cultura Popular, pequenas partes e atividades que o compõe. Textos que mostram e explicam de forma simples a realidade das famílias que moram ali. Ele propõe a reinvenção da sociedade.

A importância da leitura está na compreensão da mesma e não na quantidade de livros lidos, quantidade nem sempre está relacionada a qualidade.

O autor cita a importância da quebra do sistema de decorar, é essencial que o aluno saiba o significado profundo das palavras, não adianta ler vários livros, devorá-los se não compreendermos o seu real significado.

Professores devem desenvolver com os alunos vários tipos de textos, indicar leitura de livros, fazer debates em sala, para que eles saibam interpretar com facilidade um texto e expor suas opiniões.

As vezes não conseguimos interpretar um texto por causa da escassez do nosso vocabulário, talvez seja por causa da maneira como fomos ensinados e só nos damos conta disso quando precisamos colocar em pratica, mesmo com essa dificuldade não podemos desanimar nem desistir temos que enfrenta-las com coragem pois somos capazes de atingir um conhecimentos que nem nós mesmos imaginamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com