TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do currículo lattes como ferramenta que representa a ciência, tecnologia e inovação no país

Por:   •  23/10/2022  •  Resenha  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRITÍCA

                     Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Leitura e Produção de Texto I, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira – UNILAB.

Acarape – CE

2022

Estácio, Letícia Silvana dos Santos, A importância do currículo lattes como ferramenta que representa a ciência, tecnologia e inovação no país. Revista ACB, [S.l.], v. 22, n. 2 ESPECIAL, p. 300-311, jul. 2017. ISSN 1414- 0594. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1353. Acesso: 12 jul. 2022.

 

                                                                      Resenha

            Letícia Silvana dos Santos Estácio, uma Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciência da Informação pela UFSC (2016), Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC (2012) sendo integrante e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação (GPCIn) segue a linha de pesquisa: Organização, representação e mediação da informação e do conhecimento com eixo na produção e comunicação da informação, Pesquisa em Informação, Tecnologia e Sociedade (GRITS) e Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAESC).

        Devido um grande uso maciço e da inserção de informação na sociedade houve uma reestruturação de ideias e condutas no meio social que contribui para o aprimoramento das atividades produzidas pelos indivíduos e o impulsionamento do desenvolvimento científico e tecnológico. Com o surgimento sistemas de informação (SI) que lidam com dados e geram informações, com o objetivo de coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir possibilitando a gestão de informações.

          A Plataforma governamental Lattes e considerada uma plataforma capaz de promover a integração dos SI das agências federais no Brasil, sendo o objeto de estudo desta pesquisa para demonstrar a importância da criação do Currículo Lattes como forma de auxilia na gestão e tomada de decisões para a Ciência e Tecnologia.

        As novas tecnologias de informação e de comunicação vem sendo disseminadas de forma significativa pelas ferramentas na Web. A criação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), que foi um marco fundamental na participação do estado no processo de desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

         Representada pela Academia Brasileira de Ciências tiveram mais estímulo na realização das atividades científicas e tecnológicas que tinham como intuito de superar os problemas econômicos e sociais do país. Foi em 1974, por meio da Lei n. 6.129 que o Conselho Nacional de Pesquisa foi transformado em Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e no ano seguinte sua sede é transferida para Brasília.

       Já na década de 90, o CNPq criou a Plataforma Lattes e o Diretório dos Grupos de Pesquisa. Por fim, em 1995 a nova missão do CNPq consistia em promover o desenvolvimento científico e tecnológico e executar pesquisas necessárias ao progresso social.

       Plataforma lattes tem origem do sobrenome de Césare Mansueto Giulio Lattes, um cientista e físico brasileiro, com tecnologia de sistemas de informação e portais da Web com especificamente para a gestão de Ciência e Tecnologia, sendo lançado em 16 de agosto de 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (317.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com