TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do currículo na educação infantil

Por:   •  9/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  6.540 Visualizações

Página 1 de 2

 A importância do currículo na educação infantil é um instrumento de construção que orienta o professor a trabalhar, pensando na formação da criança: seu bem estar físico, afetivo-social, intelectual, interações com os pais, professores, com outras crianças e também visando seus conhecimentos e experiências trazida consigo no meio que se vive.

(Masetto 2003), fala que o currículo mantém a idéia de que a aprendizagem seja adquirida mediante atividades planejadas e mediante as práticas.

Por isso o currículo deve apresentar uma organização para iniciar a aprendizagem do aluno, com projeto, estratégias que vão serem trabalhadas. Deve ser rico e flexível, está sempre em construção, buscando novas disciplinas, conteúdos, pesquisas, dinâmicas, técnicas, métodos e recursos para melhor acompanhar o aprendizado do aluno. Mostrando para o aluno que aprender não e só armazenar conhecimento e sim participar do processo que torna possível a aprendizagem.

Agora falando um pouco das interações pessoais ela ajuda a criança a se identificar como um ser único, garantindo que sejam aceitas com suas características físicas, morais, assegurando um aspecto essencial que é aprender, conviver e crescer. Mostrando por ser única, vive no meio de indivíduos diferentes e que deve considerar os sentimentos, idéias, costumes preferências de cada um. O professor é mediador das interações pessoais ,quando ele começa a por em prática o interesse de ter uma relação com a criança ,acolhendo-a com emoção, respeitando suas opiniões, estimulando o seu desenvolvimento, sua inteligência; essa por sua vez sente- se segura e fica interessada ,livre para explorar o meio em que se vive,interagindo também com outras crianças, aprendendo aceitar as diversidades, compartilhar, dividir, negociar, controlar seus impulsos e respeitar o espaço do outro.

O professor deve também compartilhar seu trabalho com a família, trazê-la para o ambiente escolar, investigar entre os familiares aqueles que têm habilidades, convidá-las a participar das atividades com as crianças, fazer um teatro,um chá da tarde etc. Enfim interação com a criança, professor e família resulta em bons resultados, futuros profissionais aptos pra exercer suas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com