TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do lúdico na educação infantil

Por:   •  6/2/2017  •  Monografia  •  5.932 Palavras (24 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 24

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo relatar sobre A importância do lúdico na educação infantil. A importância do lúdico na formação educacional. Investigar a prática e da ludicidade nas escolas públicas. Justifica-se pela importância do lúdico para essas crianças como uma maneira mais divertida, de absorver o conteúdo, faz-se necessário a intervenção da ação lúdica tendo em vista atender as necessidades do corpo e mediar o desenvolvimento sociocultural das crianças, assegurando o tripé da educação infantil nessa etapa que é o direito de brincar, cuidar e educar. De acordo com Piaget (1998) os aspectos cognitivos e afetivos surgem na fase simbólica da criança, através da assimilação do meio em seu jogo. Podemos definir hoje a ludicidade como forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. Tendo como intuito educar e ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. A ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas da Educação Infantil como um instrumento para o ensino de conteúdo. Mas quando os jogos e as brincadeiras são compreendidos apenas como recursos pedagógicos, assumem um caráter instrumental porque perdem o sentido da brincadeira e servem somente para sistematização de conhecimentos, Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados e analisados livros, revistas, artigos, sobre ludicidade, como também um projeto ação dinâmico com a utilização de livros, jogos pedagógicos, músicas criação de novas formas de aprender através do lúdico. Abordar assim a oralidade dos pequenos e desenvolvimento motor. Com uma avaliação continuada do processo de ensino aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Ludicidade. Jogos. Oralidade. Teatro. Música

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende constituir uma abordagem ao tema A importância do lúdico na educação infantil. Pois o pedagogo, ao utilizar o lúdico como ferramenta principal de ensino, proporciona a criança um ambiente prazeroso e agradável de aprendizagem. Assim este estudo parte da linha de pesquisa Docência na educação infantil.

Esta pesquisa parte do princípio de quais são as metodologias utilizadas para a inserção de jogos apropriados para essa determinada idade. E de qual forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico. De modo a trabalhar diante de dificuldade da oralidade entre os alunos.

Sendo assim, cabe ao professor, aprimorar seus conhecimentos, para melhor atender estas criança, desenvolvendo atividades divertidas que visam alcançar os objetivos de desenvolver a oratória do aluno de forma dinâmica e prazerosa, para que estes possam se desenvolver socialmente.

Afinal crianças encantadas com a maneira de aprender, tem mais facilidades para absorver o conteúdo, interagir com o grupo, desenvolver a criatividade, o ser crítico, a linguagem oral, facilitando a inserção da escrita nos anos posteriores. Aumentar o gosto pela arte, e a curiosidade da leitura. Afinal ao trabalhar a leitura de livros para eles, para dramatizarem, desenvolvem o raciocínio e a curiosidade de conhecer as palavras e o consequentemente o conteúdo.

Atentando a relevância do trabalho com a ludicidade. Os objetivos são sensibilizar os educadores sobre a importância de atividades lúdicas na Educação Infantil, sendo elementos facilitadores na aprendizagem das crianças desenvolvendo suas habilidades de forma prazerosa através dos jogos e brincadeiras, pois através do lúdico a criança revela o seu verdadeiro sentimento e desenvolve seus esquemas corporais.

Para que os objetivos sejam alcançados, é importante a interação do professor da educação infantil com seus aluno dele voltar a ser criança; com aulas divertidas e criativas considera-se portanto a escolha da linha, docência na educação infantil, visto que é nesta fase que pode-se preciso a formação dos docentes para que possam desenvolver claramente projetos que podem ajudar as crianças a aprimorar a primeira linguagem, através do reconto de histórias, musicas, danças, a linguagem oral e gestual

Buscando salientar estas dúvidas e aquisição de melhores hábitos, foi realizado um estudo bibliográfico, em livros, revistas, artigos até mesmo musicas para pautar na construção do projeto de ensino, como também um melhor conhecimento e esclarecimento sobre o ser lúdico. Através de um projeto ação dinâmico com a utilização de músicas, danças, teatros, brincadeiras pedagógicas que visa desenvolver a psicomotricidade dos pequenos.

A música Terezinha de Jesus foi escolhida para dar o ponto de partida a oralidade dos alunos afinal através de algo simples. Poderão utilizar da criatividade para encenar a música Terezinha de Jesus, o segundo dia vão trabalhar com a história da baratinha, o terceiro dia utilizariam a criatividade para imitar o pato da música O pato. O quarto dia a história da dona joaninha iria abordar além da oralidade, alguns conceitos como o saber partilhar. O quinto dia seria o dia da história do coelho e a lebre, e várias brincadeiras seriam feitas para o desenvolvimento motor dos pequenos.

Dentre os inúmeros autores escolhidos para elucidar a discussão baseadas nos pensadores: Piaget e Vygotsky, considerando as suas contribuições, dentro do processo de formação intelectual da criança enquanto sujeito. O que os mesmos defendem sobre o processo cognitivo da criança e a importância do brincar no desenvolvimento futuro da criança.

A avaliação será continuada, avaliando a conduta de todos os envolvidos em todo o processo, para que seja alcançado o bom êxito do mesmo fazendo um levantamento minucioso do processo.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 BREVE HISTÓRICO DA CRIANÇA

Na Antiguidade, a criança era considerada um adulto em miniatura por não haver distinção entre o mundo adulto e o mundo infantil, ou seja, a criança “ingressava na sociedade dos adultos”. Nos primeiros anos da infância, a instrução das meninas ficava a cargo das mães como ajudar nas tarefas domésticas. Já os meninos eram entregues aos homens para serem educados, tendo em suas atividades cotidianas: aprender a montar cavalos, caçar, montar táticas de guerra.

Como resultado desta forma de educação, não houve instituições responsáveis exclusivamente pela criança ou uma consideração diferenciada de suas, necessidades. Como eram vistas como miniaturas de um adulto. Quando cresciam já estavam por dentro do afazeres. A infância era tida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com